terça-feira, 26 de julho de 2011

Comparativo TDT portuguesa / TDT espanhola

A comparação entre a Televisão Digital Terrestre portuguesa e a Televisão Digital Terrestre de outros países tem sido um tema recorrente no blogue TDT em Portugal. Seria impossível não assinalar a diferença colossal, particularmente entre aquilo que se oferece ao telespectador em Portugal e em outros países. Apesar de ter arrancado tarde e de terem falhado, tanto o 5º Canal como o Canal HD, os Governos (actual e anterior) nada fazem para alterar o impasse na TDT. Faltam poucos meses para o "suposto" inicio do encerramento das emissões de televisão analógica nos principais emissores e retransmissores e nada é feito para acelerar o processo de transição, apenas propaganda. As últimas estatísticas são de Novembro de 2010 e indicam uma taxa de adesão à TDT de apenas 1,1% dos portugueses sem serviço de televisão por assinatura.

Em muitas zonas de Portugal é possível receber a TDT espanhola e verificar as diferenças entre a TDT portuguesa e a TDT espanhola. Para além dos canais públicos e privados de cobertura nacional existem canais regionaiscanais locais e até piratas. Em muitas zonas do norte de Portugal é possível receber a TDT proveniente da Galiza, uma região com forte ligação ao nosso país. Eis um resumo que ilustra as diferenças entre a TDT portuguesa recebida no Continente e a TDT espanhola recebida na Galiza (zona de Vigo/Pontevedra) e em alguns locais do norte de Portugal.

(Clicar imagem para ampliar)
2/08/2011 (actualização):
A TVE realizou no dia 1/08/2011 a primeira emissão nacional em sinal aberto de televisão em 3D através da TDT. A emissão consistiu num espectáculo musical préviamente gravado. A seguir à televisão interactiva e à Alta definição a televisão pública espanhola continua a sua aposta na inovação tecnológica e dá agora os primeiros passos na televisão em três dimensões. E para breve a TVE promete também a estreia de um serviço de televisão multi-canal. Ao contrário de Portugal, a televisão pública do país vizinho trabalha para todos os cidadãos, prestando um verdadeiro serviço público, sem discriminações. Os interessados podem ler mais sobre a experiência 3D no site da própria RTVE, aqui.

Posts relacionados:
TDT HD Espanhola em Portugal
TDT HD em Portugal: realidade ou ilusão?
TDT - Alta (in)definição...
TDT portuguesa - Que futuro?
TDT Pirata chegou a Portugal!
TDT Espanhola: novidades
TDT DX: A Galiza aqui tão perto...
Desligamento analógico: adiamento cada vez mais provável

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Impacto da TDT no negócio dos operadores de televisão

Assista a estes interessantes videos que levantam o véu sobre o negócio da televisão em Portugal e o que pensam as televisões (neste caso a SIC) a respeito da TDT. Os videos são de apresentações realizadas durante as Jornadas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (JEEC) do Instituto Superior Técnico de Lisboa, que tiveram lugar em Março. A apresentação está a cargo de Francisco Balsemão da Impresa (SIC).

Chamo particular atenção para o segundo video que se foca na TDT. Neste video comprova-se a validade de muitos dos alertas, comentários e criticas que desde 2008 tenho feito no blogue TDT em Portugal:
  • os canais de televisão não têm interesse na TDT, por eles podia ficar tudo como está;
  • a TDT arrancou demasiado tarde;
  • o fim da televisão analógica interessa sobretudo aos operadores móveis;
  • esta TDT não traz grandes melhorias;
  • a oferta actual da TDT não cativa os consumidores, deveria emitir mais canais;
  • o pouco interesse da alta definição;
  • a alta definição, se for adoptada, não terá a qualidade máxima;
  • o impacto da necessidade de alteração das antenas não foi bem avaliado.

Video 1 (Publicidade)

Video 2 (TDT)

Video 3 (5º Canal)

Video 4 (Preço dos receptores)

As dificuldades para a implantação da TDT em Portugal são conhecidas. Infelizmente os políticos adiam a tomada de medidas que permitam colocar a TDT "nos eixos". Em vez de fazer algo pela TDT, a solução adoptada tem sido nada fazer e sugerir a adesão à televisão paga. É isso que subliminarmente se faz na actual publicidade e na "informação" que é distribuida pela ANACOM. Só quando não for possível adiar mais o problema e, se ainda restarem muitos telespectadores sem televisão por assinatura, os políticos irão tentar solucionar o problema. Até lá, M*O, Z*N, Cabo**são, e outros podem sorrir.

Posts relacionados:

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ANACOM distribui jornal sobre a TDT

A ANACOM informa que durante a corrente semana irá proceder à distribuição nacional do jornal “TDT Notícias”, publicação gratuita editada por si e com o objectivo declarado de informar os portugueses sobre o processo de mudança para a televisão digital terrestre. O “TDT Notícias” será ainda distribuído juntamente com as revistas “TV 7 Dias” e “TV Guia”.

A edição electrónica do referido “jornal” já está disponível para consulta. Sem surpresa, mais do que informar, a referida publicação parece-me ser essencialmente um instrumento de propaganda da estratégia adoptada para a implantação da TDT em Portugal. Recordo que a estratégia que está  a ser seguida em Portugal fracassou em vários países por não ter em consideração as aspirações e interesses dos consumidores e obrigou ao relançamento da televisão digital terrestre.

A referida publicação repete a avaliação irrealista, já conhecida, dos processos de encerramento “piloto” de Alenquer e Cacém, apresentando mesmo números errados, como já referi em post anterior. Tal como chamei à atenção em Agosto de 2010, os retransmissores seleccionados para os desligamentos piloto abrangem zonas muito limitadas onde a taxa de adesão aos serviços de televisão paga é altíssima (93% no caso do Cacém). Apesar dos vários tipos de problemas retratados por algumas reportagens, esta autoridade insiste em classificar os desligamentos como um sucesso. Mas seria de esperar outra conclusão quando a ANACOM é juiz em causa própria?

A ilusão continua quando se aborda os adaptadores (receptores TDT) necessários para tornar a esmagadora maioria dos televisores compatível com a TDT portuguesa. A maioria dos equipamentos à venda não oferece uma qualidade global boa, o que nalguns casos pode mesmo comprometer a qualidade da recepção e/ou a comodidade na visualização dos programas.

A qualidade da informação ao consumidor sofre novo “rombo” quando mais uma vez se transmite a ideia (já corrigida pelo blogue TDT em Portugal) que o litoral do país ficará sem televisão analógica a 12 de Janeiro de 2012, omitindo que a maioria dos principais emissores que cobrem o litoral, só serão desligados a 26 de Abril de 2012, como é o caso do Monte da Virgem, Marão, Lousã e Montejunto, que abrangem uma área enorme.

De referir que a Anacom abriu também concurso para a impressão, embalamento e distribuição nacional do “Guia TDT” que deverá ocorrer entre 17 e 21 de Outubro.

Não irá portanto faltar papel na caixa do correio dos portugueses! Poderá é faltar “papel” na carteira de muitos, quando chegar a hora de comprar dois, três ou mais adaptadores e pagar a “actualização” da instalação de antena que muitos terão que fazer. Tudo para poder continuar a ver apenas e só aquilo que sempre se pode ver. O povo cala-se, terá o que merece...

Enviar toda esta papelada para quase todos os endereços de Portugal deverá custar muito dinheiro. Pena que a ANACOM não tenha destinado uma pequena verba para informar nas TV’s sobre a entrada em funcionamento dos emissores TDT ou da alteração da frequência da TDT. O blogue TDT em Portugal tem recebido vários pedidos de ajuda devido ao desconhecimento da alteração da frequência da TDT. Deixo aqui, a titulo de exemplo, o agradecimento de uma leitora que perante a perda do sinal recorreu ao blogue TDT em Portugal.

Boa noite,
Quem não percebe muito tem que pedir ajuda. Mas, felizmente alguém se lembrou de criar um blogue tão útil.
Se voltar a acontecer, vou ler o blogue da TDT.
Obrigada.
Edite

O "jornal" "TDT Notícias" pode ser consultado aqui.

16/09/2011:

A ANACOM parece ter finalmente aceitado que a informação relativamente ao switch-off na zona litoral do país não estava correcta (como venho alertando) e procedeu a uma actualização do Guia TDT. Pode ler-se agora:

1.ª Fase - 12 de Janeiro de 2012 (emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental).

Posts relacionados:
TDT: 1ª Campanha de informação não traz novidades
TDT: Apagão no Cacém deixou 1000 famílias sem televisão
TDT: apagão em Alenquer exige reflexão
TDT: adiamento do fim da televisão analógica no horizonte
TDT é recebida por menos de 2% dos portugueses!
Anacom disponibiliza Guia TDT