sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TDT - Alta (in)definição...

Muitas pessoas têm-me perguntado pelo canal de alta definição na TDT. O que aconteceu? Deixou de emitir?! Sim!

Uma das apostas da TDT é (ou seria) a oferta de programação em HD (alta definição) em canal aberto, através de um canal partilhado por todos os operadores (RTP, SIC e TVI), onde alternadamente seriam emitidos programas dos vários canais livres. Alegadamente, devido à falta de entendimento entre os operadores, este canal nunca saiu do papel!

Aproximando-se a data do arranque oficial da TDT (29 de Abril último), e perante a falta de acordo entre os operadores, a PT colocou no ar ("para a fotografia", digo eu..) uma emissão em alta definição com programação dos seus canais HD do Meo. Durante esta emissão, que durou apenas alguns (poucos) dias, os espectadores são informados em rodapé de que se tratava de uma emissão experimental. Desde então, o canal foi retirado e mais nenhuma informação saiu a público sobre o seu futuro.

Agora, pergunto. Porque não mantém a PT no ar uma emissão teste (sem programação do Meo) do canal HD? Ou, pelo menos, uma mira técnica? Será necessária autorização da Anacom? Terá também sido necessária autorização da Anacom para a PT colocar no ar programação dos seus canais em Abril?

Sem uma emissão HD, como podem os espectadores interessados comprovar o correcto funcionamento (em HD) dos receptores que compram?

Será que os planos do canal em alta definição foram definitivamente abandonados? Se sim, que destino será dado ao espaço livre no multiplex?

Estarão RTP Memória e RTPN mais próximos da emissão em canal aberto na TDT?

Não perca os próximos capítulos!



Notícias relacionadas:

10 comentários:

a disse...

Penso que até ao final do ano não vai haver novidades... nem em relação ao quinto canal nem o HD... devido as eleições e alterações que isto pode acerretar... não deve haver novidades infelismente.

Yagi (autor do blog) disse...

Claro, novidades, a haver, só depois das eleições, pelo novo(?) Governo.

La Porca Miseria disse...

Eu continuo a achar que deveriamos serguir o modelo Europeu, cada operador de televisão crie o seu canal HD como fez a BBC e a RAI e passe a emitir em sinal aberto os canais temáticos. O dito quinto canal podia ser constituido mas por profissionais da conunicação social e não das telecoms.

Luis Andrade disse...

sera que vai haver de novo um canal HD nao pago em portugal,acho que nao

Devemos ser os unicos com tdt sem HD

popyfm disse...

devemos é ser os unicos em que a mudança de analogico para TDT o numero de canais se mantem, e pelo que se vê , so mais 1 ou 2 canais livres daqui ate ao apagão..

porque dps se as pessoas quizerem mais canais..que paguem

Márcio Santos disse...

Olá a todos!

Tudo é feito em cima do joelho na TDT Lusa, e a AD não será diferente... Eu pessoalmente se a inexistência do canal HD como até agora se fala (com conteúdos das 3 televisões) der lugar a espaço para novos conteúdos, penso que seria bem mais vantajoso para os Portugueses em geral.
Contudo é melhor não cairmos em entusiasmos sem razão, até porque está mais do que visto que nesta negociata que é a TDT Portuguesa, importa tudo, excepto criar uma verdadeira Televisão Digital num paradigma que se verificou em toda a Europa com uma expansão notável da oferta ao alcance de todos... Até Malta terá mais canais livres que Portugal!

Quando chegar a Meo DT aí sim a PT vai investir, nomeadamente em PUB, serão os gatos certamente, a pensar em mais mil e uma maneiras de sacar euros dos bolsos dos Portugueses!

Esperem para ver...

La Porca Miseria disse...

Concordo consigo Márcio Santos. O problema da PT é não separar o negócio de televisão paga pela televisão gratuita. Eles estão a perder clientes no Meo. Chega de mentiras. A PT meta-se na sua posição.

a disse...

.. Miguel: não me parece que a PT esteja a perder clientes.. aposto que deve estar a roubar clientes a ZON.. agora se as pessoas que não tinham TV por subscrição estão aderir ao meo, isso já não sei.. Mas sim tens toda a razão quando dizes que a PT não sepera o negócio de televisão paga da televisão gratuita

popyfm disse...

Porto - Atl. Madrid na RTP HD em exclusivo na Zon...

vão dizer que o jogo não foi pago pelo nosso dinheiro...

Capitão Cosmos disse...

Obviamente que não vai haver tão cedo nenhum canal HD pelo "gratuito" pelo "ar", pois isso seria um autêntico tiro-no-pé face às ofertas comerciais das Zons e MEOs, onde se paga um extra para se ter canais em HD !

Além do mais, a ideia de um canal "partilhado" pelos operadores não me parece nada boa ideia. Por agora, nenhum está interessado (porque o público ainda não está para aí virado). Mas, mais tarde, vão andar todos à porrada pois os operadores só sabem fazer concorrência usando programas idênticos transmitidos ao mesmo tempo. Infelizmente, é a única maneira em que o Português sabe concorrer : imitando.