terça-feira, 26 de julho de 2011

Comparativo TDT portuguesa / TDT espanhola

A comparação entre a Televisão Digital Terrestre portuguesa e a Televisão Digital Terrestre de outros países tem sido um tema recorrente no blogue TDT em Portugal. Seria impossível não assinalar a diferença colossal, particularmente entre aquilo que se oferece ao telespectador em Portugal e em outros países. Apesar de ter arrancado tarde e de terem falhado, tanto o 5º Canal como o Canal HD, os Governos (actual e anterior) nada fazem para alterar o impasse na TDT. Faltam poucos meses para o "suposto" inicio do encerramento das emissões de televisão analógica nos principais emissores e retransmissores e nada é feito para acelerar o processo de transição, apenas propaganda. As últimas estatísticas são de Novembro de 2010 e indicam uma taxa de adesão à TDT de apenas 1,1% dos portugueses sem serviço de televisão por assinatura.

Em muitas zonas de Portugal é possível receber a TDT espanhola e verificar as diferenças entre a TDT portuguesa e a TDT espanhola. Para além dos canais públicos e privados de cobertura nacional existem canais regionaiscanais locais e até piratas. Em muitas zonas do norte de Portugal é possível receber a TDT proveniente da Galiza, uma região com forte ligação ao nosso país. Eis um resumo que ilustra as diferenças entre a TDT portuguesa recebida no Continente e a TDT espanhola recebida na Galiza (zona de Vigo/Pontevedra) e em alguns locais do norte de Portugal.

(Clicar imagem para ampliar)
2/08/2011 (actualização):
A TVE realizou no dia 1/08/2011 a primeira emissão nacional em sinal aberto de televisão em 3D através da TDT. A emissão consistiu num espectáculo musical préviamente gravado. A seguir à televisão interactiva e à Alta definição a televisão pública espanhola continua a sua aposta na inovação tecnológica e dá agora os primeiros passos na televisão em três dimensões. E para breve a TVE promete também a estreia de um serviço de televisão multi-canal. Ao contrário de Portugal, a televisão pública do país vizinho trabalha para todos os cidadãos, prestando um verdadeiro serviço público, sem discriminações. Os interessados podem ler mais sobre a experiência 3D no site da própria RTVE, aqui.

Posts relacionados:
TDT HD Espanhola em Portugal
TDT HD em Portugal: realidade ou ilusão?
TDT - Alta (in)definição...
TDT portuguesa - Que futuro?
TDT Pirata chegou a Portugal!
TDT Espanhola: novidades
TDT DX: A Galiza aqui tão perto...
Desligamento analógico: adiamento cada vez mais provável

24 comentários:

Nobre disse...

Excelente comparativo. Mostra bem as diferenças de pensamento entre os 2 países. Infelizmente em Portugal o Lobbies e os tachos continuam a reinar. Já agora gostaria que o autor do blog que perene muito do assunto, me esclarecesse em relação aos serviços interactivos. Vejo que existem 2 tipos, os Mhp e os HbbTV. Como funcionam? E como funciona a acualização de terminais OTA? Agradecia a ajuda, Obrigado.

Helder disse...

Tenho pena que aqui em Vila do Conde estar tão perto da Galiza e não conseguir captar nada, pode ser que depois do nosso apagão analógico e consequente libertação do espectro alguma coisa se consiga cá chegar.

Yagi (autor do blog) disse...

MHP - Multimedia Home Platform
Os conteúdos são transmitidos pela TDT e normalmente utiliza-se a linha telefónica ou acesso à Internet como canal de retorno.

HbbTV - Hybrid Broadband TV
Os conteúdos são transmitidos pela TDT e pela Internet.

Ambas as tecnologias necessitam set-top-boxes e/ou televisores que suportem as respectivas normas. O MHP já tem alguns anos mas muito poucos equipamentos suportam o MHP. O HbbTV é mais recente e ainda há poucos modelos de televisores à venda com suporte para HbbTV. Já há vários paises a utilizar HbbTV. Em Espanha as emissões ainda estão em fase de teste.

OTA - Over the air
É utilizado um "canal" de dados na TDT para emitir o software de actualização dos receptores e televisores fornecido pelos fabricantes. A actualização é automática.

joe_matos disse...

Falta um canal na lista Portuguesa: O HD. Somos o único país dito civilizado com um canal fantasma que emite a negro à mais de 2 anos. E ninguém resolve esta vergonha nacional, nem sequer a RTP que tem o seu canal HD só para assinantes de TV Paga.

Pedro Ribeiro disse...

As TVs que até gostam tanto de escândalos, curiosamente (ou não!) ignoram este desde há muito ...
Viva o jornalismo independente!

Yagi (autor do blog) disse...

O Canal HD não está no comparativo porque na prática não existe. Sobre a vergonha Canal HD consultar os links no final do post.

Yagi (autor do blog) disse...

As TV's portuguesas estão contra a entrada de mais canais na TDT. Para elas, quanto menor concorrência na TDT melhor! Não é por acaso que a situação da TDT portuguesa não é abordada na informação das TV's portuguesas. Interessa dar a menor visibilidade possível à situação quando se tem interesse em que tudo fique como está!

Mas não são só as televisões que querem que fique tudo como está, vender M*OS, Z*N's e afins dá muito dinheiro a ganhar a muitas pessoas...

Leitura relacionada: RTP vs. TDT

Luis Andrade disse...

os meios de comunicação estão cortados, não vao fazer noticias acerca da tdt, deviamos de ser nos a informar a populaçao que noutros paises existem X canais e em portugal 4 mais 1 que nao transmite.

Luis Andrade disse...

ja agora será que existe alguma forma de receber os canais espanhóis em portugal?

Yagi (autor do blog) disse...

Eu informo e lanço alertas no blogue desde 2008 e no Facebook desde 2010. Criei uma petição, enviei mensagens ao Governo, aos partidos, aos canais de televisão, ao provedor do telespectador e a outras entidades.

Quem não está de acordo com o que se está a passar com a TDT em Portugal deve fazer tudo ao seu alcançe para expor a farsa que tem sido a introdução da TDT em Portugal. Fica à consideração de cada um.

Ricardo Nuno disse...

Só gostaria de colocar uma questão a quem me souber responder. Eu moro em Vila Nova de Famalicão, perto do Porto, e já tenho as televisões LCD e já recebo o sinal Digital, mas tem inúmeras falhas no sinal...todas as semanas o sinal está fraco. Gostaria de saber se existe alguma explicação ou se existe algum organismo a quem podemos expor estes problemas.
Obrigado pela atenção.
Ricardo Ribeiro

Yagi (autor do blog) disse...

@Ricardo Nuno,
Este não é o post apropriado para colocar essa questão. Se o sinal está fraco é normal ocorrerem falhas. Nesse caso deve verificar-se a instalação de antena. Pode reclamar junto da PT que é a responsavel pela rede de emissores e à ANACOM que é a entidade supervisora/fiscalizadora.

Recomendo a leitura deste post:
PROBLEMAS DE RECEPÇÃO

Epiri disse...

Tenho consultado já por diversas vezes este blog, para mim o oficial... Antes de mais os meus parabéns.
Infelizmente vivemos num país de pacóvios, que gostam de contribuir mensalmente para o enriquecimento dos operadores que até mesmo pagando prestam um serviço por vezes miserável, estamos como estamos porque as pessoas podem não ter dinheiro para comer, mas para o telemóvel e para a "Tv il Capo" tem que haver...É um Status social, felizmente muito me orgulho de só ter os nossos "pobres" 4 canais, espero que no futuro mais pessoas pensem o mesmo para que de 4 aumentem para 5,6,7,8,9.....mais ou menos desde que começaram as emissões digitais em Espanha que lá vou muitas vezes e é realmente impressionante a quantidade de canais novos (HD e não só)que são disponibilizados, GRATUITAMENTE...

CMatomic disse...

Uma coisa que ainda não entendi bem , é , porque que o espectro radio eléctrico em Portugal então limitado, e em Espanha parece haver espectro ilimitado para tudo e mais alguma coisa, e quando se fala de televisão não há falta de nada.

curiosidade
deixo aqui , um link do youtube , de alguém que consegui captar TDT Portuguesa numa região centro da Espanha,
http://youtu.be/tQo8DUChMRU

Yagi (autor do blog) disse...

@Epiri,
Tem razão, ter tv paga para muitos é sinal de status. Muitas pessoas estão a poupar na alimentação e até em medicação, mas não deixam de continuar a pagar a factura dos serviços de tv paga. Ainda há alguns dias passou uma reportagem de uma Sra que estava falida com n créditos que não podia pagar, mas o M*O foi das últimas coisas que ela abdicou!

É também uma questão de mentalidade. Por isso num país tão pequeno há mercado para tantos operadores de Pay TV e a TDT sem intervenção do Estado não tem futuro.

CMatomic disse...

O jornal da tarde da TVI passou uma reportagem sobre o alerta da DECO em relação a situação TDT , a reportagem da TVI em nada soube explicar sobre o que é a TDT , simplesmente passou o comentário da deco,e umas cenas de umas tvs crt em 4:3 , e diziam , teria que ter sinal digital para receber a TDT ,e mais nada diziam , nem se quer explicaram o que é a TDT ,acho que a DECO esqueceu dizer que a principal causa de falta de informação são os medias televisivos que nada tem feito para informar as pessoas , e ainda por cima são eles os ocupantes dos espaço radio eléctrico da TDT

Yagi (autor do blog) disse...

LOJAS PT NÃO PROMOVEM A TDT

Caros,
p.f. respeitem os assuntos dos posts e coloquem os v/ comentários nos posts mais apropriados.
Obg.

vm disse...

Antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho na divulgação da TDT.
Agora o pedido. Eu vivo na zona de Guimarães e tenho tentado aceder à TDT espanhola sem qualquer sucesso. Vivo num apartamento com um antena comum, instalada em 2000. Será possível nesta zona apanhar a TDT espanhola? Se sim, concerteza teria que mudar a antena, o que seria recomendado?
Obrigado pela atenção.

Yagi (autor do blog) disse...

Receber a TDT espanhola em Guimarães creio que não será possível. Eventualmente, só de forma esporádica.

Anónimo disse...

Eu vivo na zona fronteiriça de Chaves e espanto-me com a oferta espanhola de canais TDT : mtv, discovery max, energy, tdp, 24H, boing, clan, entre outros

tudo canais dum tipo para o qual, aqui em Portugal, temos de ter TV paga

enfim, a MAMA tá instalada

Spirou disse...

Hola Pessoal.
Eu moro em Chaves e tenho o descodificador de TDT comprado nos CTT.
Como posso fazer para ter os canais espanhois?

Marco Rodrigues disse...

Sabiam que brevemente o canal de cinema Paramount Channel vai estar disponível na TDT espanhola e gratuitamente?
É um teste. Esse canal vai começar a ser emitido na TDT de vários países.
Se o nosso governo não fosse como é, assim como os operadores da TV Paga, podíamos ter no nosso país esse canal.

Marco Rodrigues disse...

Começaram à 2 dias as emissões do canal Cuatro HD, a versão HD do canal espanhol Cuatro. E a partir de Terça, 1 de Maio, o canal La Sexta 2 vai passar a ser o canal Xplora, um canal de documentários.

tdt disse...

Ola eu vivo em Idanha-a-Nova e venho mostrar o meu desagrado perante a tdt portuguessa pois esta sempre com falta de sinal e os sinal espanhol nunca tem falhas
tambem e uma vergonha ter 55 canais na tv e dos 55 so 4 sao de portugal.