segunda-feira, 18 de maio de 2009

Vêr TDT com o VLC media player

Em Abril deixei aqui algumas dicas de como abrir o ficheiro com o stream "amostra" de uma emissão de TDT com o programa VLC media player. Muitos poderão desconhecer, mas o VLC permite também sintonizar as emissões de TDT!

Alguns leitores do Blog têm encontrado grandes dificuldades em sintonizar a TDT no computador, devido ao software de origem não ser compatível com a TDT portuguesa. O VLC pode ser a solução!

A grande vantagem do VLC é que todos os codecs necessários para abrir os mais variados tipos de ficheiro audio e video estão integrados no próprio programa. Não é portanto necessário procurar e instalar os codecs H.264 e AAC para "abrir" as emissões da TDT. Isto se utilizar-mos o VLC, claro.

Antes de tentar-mos sintonizar a emissão de TDT com uma placa sintonizadora (PCI ou USB), devemos instalar o software original. Também devemos verificar se estamos numa zona de cobertura e a antena está direccionada para o emissor que serve a nossa zona. A lista de emissores e mapas de cobertura está aqui.

A versão mais recente do VLC (0.9.9) ainda tem algumas limitações, por exemplo, não dá indicação do nível/qualidade do sinal TDT. Por esse motivo, para orientar a antena de recepção, devemos utilizar o programa que veio com o equipamento, ou outro.

Para sintonizar uma emissão de TDT, basta abrir o VLC e no menú Media, seleccionar a opção Abrir Dispositivo de Captura. Em Capture mode, seleccionar a opção DVB DirectShow. De seguida seleccionar DVB-T, introduzir a frequência 842000Khz e a largura de banda 8 Mhz.

Nota: este post foi publicado em Maio de 2009. Actualmente a frequência 842000Khz já não é utilizada pela TDT portuguesa. Pode consultar aqui a lista completa das frequências TDT utilizadas em Portugal.


Se o VLC detectar a emissão é selecionado o primeiro canal da lista (RTP1). Para mudar de programa, basta aceder ao menu Playback/Program.


Para evitar ter que introduzir todos os parâmetros sempre que quizer-mos utilizar o VLC para vêr TDT, podemos criar um atalho e personalizá-lo da seguinte forma:

Devemos adicionar ao campo Destino os parâmetros disponíveis no campo Personalizar da primeira caixa de diálogo. Agora sempre que iniciarmos o VLC pelo atalho, ele abre automáticamente a emissão de TDT!
Download do VLC Media Player
Notícias relacionadas:
Emissão definitiva da TDT disponível para teste
Emissores e Mapas de cobertura
TDT portuguesa em MPEG-4

33 comentários:

Unknown disse...

ola desde mais quero dar os meus parabens ao responsavel deste forum

alguem por aqui que seija da zona de Abrantes que ja tenha captado sinal

--^-- disse...

É um facto. Finalmente consegui visualizar a TDT Portuguesa !
O programa VLC permitiu-me visualizar e confirmar que funciona.
Aproveito também para dizer que só consegui ter sinal da emissão da TDT em minha casa (zona Massamá/Queluz) utilizando uma antena interior, pois que na tomada do sistema colectivo do prédio não dá o canal 67 (842.000 KHz). Deverão ser filtros do misturador / amplicador do sistema de recepção de TV.
Continuem a utilizar este excelente "blogg" para divulgarem informação útil para todos aqueles que estejam interessados na TDT em Protugal.
Da minha parte, sinceros agradecimentos ao Yaggi e restantes comentadores.

Unknown disse...

Olá Yagi. Segui o tutorial para ver TDT com o VLC mas na parte de fazer o atalho para não ter que colocar sempre as definições dá-me erro ao colocar o caminho. Estou a usar win 7, será esse o problema???

orbiterspaceport disse...

Amigo --^--, qual era a orientação da antena anterior que utilizou em Massamá/Queluz ? Apontada para Monsanto? E a do prédio, será igual? Se não, será que captou a emissão de algum emissor mais próximo que entretanto já tenha TDT ?

Yagi (autor do blog) disse...

Atalho para VLC TDT:

Exemplo (caminho):
C:\Programas\VideoLAN\VLC\vlc.exe dvb-t:// :dvb-frequency=842000 :dvb-bandwidth=8

--^-- disse...

Para o 4throck
Tanto a antena do prédio, como a antena interior estão apontadas para Monsanto. Poderá ter sido um acaso conseguir sinal TDT com a antena interior, na medida em que só consigo captar o sinal numa determinada localização bem específica dentro de casa. Poderá eventualmente ser resultado duma conjugação de factores, entre os quais o alinhamento dos prédios vizinhos que fazem uma espécie de “corredor” para Monsanto, deixando assim passar o sinal. Sendo assim, é bem possível que esta zona ainda não seja considerada como tendo cobertura TDT (só a PT Telecom poderá esclarecer), conforme aliás é indicado no Fórum TDT (http://tdt.telecom.pt/) que só assegura cobertura para Queluz / Massamá até 31 de Agosto 2009 e para Belas até 31 de Outubro de 2009.

Para o Sérgio e o Yagi
Também tive o mesmo problema. A Solução foi manter as "aspas" e acrescentar as definições a seguir, conforme de seguida indico
"C:\Program Files\VideoLAN\VLC\vlc.exe" dvb-t://frequency=842000000 :dvb-bandwidth=8

Yagi (autor do blog) disse...

É normal o sinal ter alguma variação de potência. Quando o nível de sinal é marginal é frequente e normal ocorrerem falhas ou interrupção da recepção. Isso explica porque num dado dia/hora se recebe e noutro momento já não.

De acordo com o mapa da PTelecom, Massamá e a quase totalidade de Queluz já tem cobertura. Como expliquei no post Emissores e Mapas de cobertura, a previsão de cobertura muito provávelmente presume utilização de antena exterior (compatível) e não prevê obstáculos tais como edifícios.

Alex disse...

Alguem está a ver TDT num Mac? Fazendo boot em Windows e com uma placa da tmn 3g+tdt funciona bem. No Mac não tenho nada! Ideias?
Obgd.

Unknown disse...

Para o Alex

Com o software EyeTV e uma caneta Elgato Diversity consegui a TDT num MacBook sem problemas, inclusive a TVI em HD. Isto foi num dia de março em que levei o portatil até Monsanto. Da minha casa, a 3.5 Km do mesmo emissor mas sem vista directa, não consigo apanhar a TDT com antena logaritmica no exterior. Nus proximos dias vou experimentar com uma antena de interior da Daxis.

Hélder disse...

Por falar em Monsanto e já que a PT não manda informação cá para fora, alguém sabe para quando estará prevista cobertura aceitável para a zona da Grande Lisboa?

faceless disse...

Comprei o descodificar numa loja da PT (25 de Maio) e nada!! nem na minha casa na penha de frança nem em benfica!! Não era suposto o sinal tdt estar no ar em Lisboa em condições?

Unknown disse...

Experimentei com uma antena de interior Daxis DVB-T da junta de freguesia "Coração de Jesus" em Lisboa, perto do Marquês de Pombal, e não consegui apanhar nada. Liguei o numero do suporte mas apenas se limitaram a verificar que em principio é suposto haver aqui cobertura.
Possivel que a 200 metros do Marquês de Pombal o sinal chegue tão fraco e a PT não faça nada?

Alex disse...

eu consigo apanhar em Algés e nas Amoreiras. É preciso uma boa antena pq o sinal é fraquito. Estou a utilizar uma placa 3g+tv da tmn.

orbiterspaceport disse...

A cobertura é de facto muito deficiente... Qualquer obstáculo faz o sinal desaparecer de todo e claro está a maior parte de nós não tem o emissor à vista.

No Seixal com uma antena interior dentro do carro mas sem obstáculos para Monsanto consegui captação sem qualquer problema.

Resta saber se as antenas exteriores optimizadas para TDT fazem de facto a diferença. Em teoria sim e as coberturas anunciadas serão para essa situação (antena exterior optimizada/amplificada sem obstaculos).

De qualquer modo, a cobertura é muito inferior à do analógico, e faz lembrar as condições de recepção do então "Segundo Canal" antes da década de 90...

Pinheiro disse...

Hélder, Sergio e faceless, falei este fds com alguém que trabalha numa loja de electrodomésticos da zona de Lisboa e já começaram a ter devoluções porque os clientes chegam a casa e não apanham TDT apesar das TVs estarem testadas para a nossa TDT.

Se a PT não fizer algo, nem que seja indicar no site que Lisboa não está coberta, é provável que sejam processados. Escusado será dizer que os fabricantes e lojas não estão a gostar nada desta brincadeira.

Yagi (autor do blog) disse...

Eu moro bastante longe de Lisboa e por esse motivo não tive ainda oportunidade de testar as emissões dessa zona.

De qualquer forma, tendo em conta os inúmeros relatos de insucesso, apesar dos vários emissores na zona (Monsanto, Benfica, Palmela) tudo indica que a cobertura oficial não tem em conta obstáculos (edificios, arvores,...), tal como chamei atenção em Emissores e Mapas de cobertura.

O mapa de cobertura divulgado pela PT, muito provavelmente foi feito considerando a utilização de antena exterior.

Para além disso é bem possível que o mapa de cobertura divulgado pela PT tenha erros, o que infelizmente até não seria nenhuma surpresa.

Pelo menos em zonas "complicadas" as antenas devem ser exteriores e optimizadas para TDT!

Com antenas interiores é muito importante procurar o sitio ideal onde colocar a antena. Normalmente junto a uma janela dá os melhores resultados.

Não esqueçam que o sinal digital é muito diferente do analógico. No digital, abaixo de uma determinada intensidade de sinal não se recebe nada!

Pinheiro disse...

Um amigo emprestou-me um medidor de campo e constatei que na zona de Loures, Bucelas e Póvoa de Santo Adrião não se apanha sinal absolutamente nenhum, mesmo com uma antena UHF das caras. Em interior ou exterior.

Segundo consta (não sei se é verdade), e emissão de TDT em Monsanto está só com um décimo da potência do analógico. Só não percebo o porquê da PT não reconhecer este facto e estar a induzir em erro tanta gente.

RM75 disse...

Eu vivo no Algarve e capto perfeitamente a TDT espanhola (24 canais) em mpeg2 com a antena exterior. Supostamente o emissor de S.miguel já está a emitir e a distância deste é mais ou menos a mesma dos emissores espanhóis, mas no entanto nem rasto de sinal. Será que numa primeira fase a potência de sinal dos emissores da PT está num nível muito baixo e irão aumentar progressivamente??

Manuel disse...

Odivelas - Quinta do Mendes /Ribeirada PEN USB Pinnacle e320 + antena interior + VLC Dá para ver com alguma estabilidade (embora às vezes possa bloquear a imagem). Muita sensibilidade à colocação da antena. Um pequeno desvio bloqueia a imagem. Presumo que o sinal que recebo será de Monsanto/Benfica. Os pontos mais altos de Odivelas tais como a Ramada devem receber com alguma qualidade. Parabéns pelo Blog.

Carlos Manta Oliveira disse...

Só queria mesmo dar os parabéns pelo excelente artigo. Fiquei cheio de vontade de comprar uma PEN para experimentar a TDT, em vez de avançar para um descodificador para a TV. Parabéns pelo excelente Blog.

Yagi (autor do blog) disse...

RM75:

E está "dentro" da zona de cobertura do Emissor de S. Miguel?

A antena está dirigida para o emissor de S. Miguel?

Tem linha de vista com o emissor?

Se não der pormenores, fica dificil ajudar...

Yagi (autor do blog) disse...

Pinheiro,

Se a emissão TDT em Monsanto estivesse com 1/10 da potência do analógico, estaria com 45KW PAR!

Em digital normalmente utilizam-se potências 1/10 a 1/100 da potência utilizada no analógico. Porque não é necessário mais potência.

Como já disse, não tive oportunidade de medir o sinal no terreno, mas tendo em conta as experiências de vários leitores, creio que a potência será 1/100 da potência analógica, ou menos.

Unknown disse...

humm, atom isto ja esta a funcionar.

ok vou ja ao ebay comprar uma pen de 11euros de HongKong e testar o VLC ;)

Paulo disse...

Não percebo bem porquê, mas no Montijo, tentei orientar a minha antena exterior para as 2 antenas supostamente disponiveis:palmela e Monsanto e nada...
Ligo uma antena interior e consigo imagem orientando para Palmela, no sotão. O som não funciona ou muito mal quando dá.
Em sinal analógico, funciona par qualquer lado sem nenhuma restrição.

Paulo disse...

Uma pequena correção. Já consegui o som usando o VLC. Obrigado Yagi pelo excelente tutorial.

Eduardo disse...

Tenho o mesmo problema que o --^--, a antena colectiva do meu prédio tem um sinal mesmo muito fraco no TDT, mas no analógico já tem muito bom sinal. A antena colectiva do meu prédio é daquelas da Fagor, com um daqueles amplificadores muito grandes no interior do prédio e com o sinal misturado com uma parabólica virada para o hispasat. Eu só confirmei o sinal TDT aqui através de um vizinho maluco pela TDT, fui à casa dele e mostrou-me o descodificador com mpeg4 e o sinal dele é excelente. Pelos vistos os vizinhos do meu prédio e eu vamos comprar descodificadores, mas sem sinal para ver TDT. A antena do meu prédio só apanha com sinal bom 2 canais de TDT, dos 37 canais que se apanham em Vila Real de Santo António (canais Portugueses e Espanhóis)e esses 2 canais são espanhóis. Eu estive a pesquisar mais sobre aquelas antenas da Fagor, e as antenas são as que têm mais ganho comprado com outras (18db). Porque será que está agora com um sinal fraco na TDT? É da misturação com o sinal da parabólica? Ou porque o sinal fica mais fraco distribuindo por todos os inquilinos? Espero respostas!

Cumprimentos a todos

Yagi (autor do blog) disse...

Eduardo,

Esse problema é comum a muitos leitores. O sistema de antena colectiva do prédio não está adaptado para a nossa TDT. Não é só um problema de antena, só a troca da antena provavelmente não vai solucionar o problema. A solução depende do equipamento que está instalado. Nestes casos devem contactar um instalador profissional.

Eduardo disse...

Yagi,

Quando mudei-me para o prédio (em Novembro de 2006) os canais em analógico viam-se mal, só se conseguia ver a RTP2, SIC, TVI e Antena3. O resto praticamente não se via, levei-me 5 meses nesta situação até que uma vizinha minha foi falar com o engenheiro que construiu o prédio. Aí vieram uns técnicos e ligaram um aparelho pequeno ao amplificador/misturador e programaram aquilo de outra maneira. Desde aí até hoje nunca mais houve uma falha. Penso que a resolução do problema da recepção da TDT, será ligar o tal aparelho ao amplificador e programar para canal 5-67. Penso que seja assim..

Cumprimentos

Yagi (autor do blog) disse...

Eduardo,

A central do seu prédio é programável. Nesse caso é necessário programar para permitir a passagem dos canais de TDT.

Luis Andrade disse...

gostava de ter tv no pc de preferencia em digital a partir de uma placa de tv usb mas nao sei qual escolher

Germano disse...

Olá,
Anteriormente questionei como deveria sintonizar tdt com uma placa de tv e até hoje ainda não consegui.
com o vlc não tenho nenhum indicador de que sequer esteja lá perto. com o software progDVB consigo ter sintonia no canal 67 (apanha sinal a 50% sensivelmente) mas não vídeo ou audio (não detecta os 5 canais). as drivers da placa de vídeo estão correctas assim como os codecs h.264. a placa é a hauppauge wintv hvr-900h com capacidade de descodificação de dvb-t por software. se alguém me puder ajudar ou tiver alguma sugestão, fico agradecido.
cumprimentos, bom trabalho

Yagi (autor do blog) disse...

Germano,

O VLC não dá qualquer indicação de sintonia, tal como digo no post. Sugiro que teste primeiro com o software que veio com a placa. Possivelmente não tem sinal suficiente, a qualidade do sinal normalmente deve estar acima de 90% para uma recepção minimamente fiável. Pode testar também em casa de alguém com recepção confirmada de TDT. Não tenho experiência com essa placa por isso não posso dizer mais.

Sugiro também que leia o post neste Blog sobre problemas de recepção.

1999-2009 MEDI@90.PT disse...

saudaçoes
quero dar os meus parabens pela ideia de informar o cidadao acerca de um serviço qu etem tido timidos passos.
gostaria imenso que a PT pudesse construir um programa para ver tdt no pc.
já tenho tentado usar alguns como o KM player que recebe só tv analogica apesar de ter decoder mpeg4.h264 .
fica aqui a sujestao para haver software proprio.

cumps