quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Testemunho – compra do Kit TDT por satélite

Em Abril o Blogue TDT em Portugal anunciou a notícia da disponibilidade da opção TDT por satélite (DTH). Mas conseguir encontrar o kit TDT Complementar (designação oficial) tem sido tarefa quase impossível. Como alertei em Maio e Julho, em lojas PT Bluestore que deveriam fazer a venda deste equipamento e prestar informação sobre a TDT em geral, era impossível encontrar qualquer informação sobre a TDT. A propósito deste assunto, o Blogue TDT em Portugal recebeu do leitor Carlos Lourenço Ribeiro um testemunho interessante, que confirma as denúncias já publicadas e que, pelo manifesto interesse, decidi destacar. O texto em citação é do leitor e é publicado tal como foi recebido, sem qualquer edição.

«Após ter confirmado com a linha 800 que a zona/cód postal 4980-452 LINDOSO-Ponte da Barca estava considerada como uma zona de cobertura reduzida, e que portanto era elegível a atribuição do serviço DTH, desloquei-me pela primeira vez (desloquei-me cerca de 120KM) a PT bluestore de Braga/centro para fazer o levantamento do kit DTH. No local aquando do pedido da box para a DTH disseram-me que desconheciam em absoluto esta alternativa para a recepção da TDT, e sendo assim vim de lá sem o referido kit. Quase dois meses depois desloquei-me lá de novo (mais 120Km) e aí sim, primeiro tentaram-me vender o MEO SATÉLITE e depois quase ao fim de 2h a funcionária, com muitas dificuldades no preenchimento da aplicação informática PT interna, lá me conseguiu disponibilizar o famoso kit...

Na semana logo a seguir, fui á mesma loja PT fazer o levantamento de um novo kit para um familiar meu que tem mobilidade reduzida e que não tem meio de transporte próprio, e mais uma vez tentaram-me vender o serviço MEO SATÉLITE. Porém quando a mesma funcionária ia fazer a leitura do código de barras para libertar/vender o kit o sistema informático dava erro dizendo que não havia stock de boxes, mas na prática existiam na loja 7 boxes DTH. Sendo assim não foi possível me vender o kit e a funcionária disse-me que eu passa-se lá no dia seguinte e que o problema até lá seria resolvido. No dia seguinte desloquei-me novamente á loja (mais 120Km) e para espanto meu a funcionária disse-me que o problema afinal não estava relacionado com gestão de stocks mas sim que a zona/cód postal não era elegível para a entrega de uma box DTH porque no sistema o local tinha cobertura TDT e que para provar o contrario EU teria que pedir a deslocação de um técnico para ir ao local medir o sinal (deram-me o contaco de um técnico/parceiro da PT) sendo que esse serviço teria que ser pago por mim.

Resumindo, na semana anterior a morada/cód postal 4980-452 foi elegível para a venda da box, mas na semana seguinte na mesma loja e exactamente a mesma morada/cód postal 4980-452 já não era elegível a venda da box. E mais, por acaso estas duas habitações só estão distanciadas entre sí cerca de 150m.

Entretanto no local eu próprio liguei para a linha de apoio TDT para reclamar esta situação, e do outro lado e mais uma vez, disseram-me que nas duas bases de dados esse código postal era totalmente elegível para a venda da box e que portanto possivelmente a funcionária não estava a preencher correctamente os campos da aplicação informática PT interna. Sendo assim, a linha de apoio aconselhou-me a que eu me desloca-se a outra loja PT bluestore, a mais próxima Guimarães. Sendo assim lá me desloquei mais cerca de 60km e na PT de Guimarães o kit foi-me vendido sem qualquer problema informático ou de elegibilidade de cobertura.

Conclusão:

Tentativa para a aquisição do 1º kit DTH- deslocação de 120km mais meio dia de trabalho perdido.
Aquisição do 1º kit DTH 120km mais meio dia de trabalho perdido.
2 kit DTH 120km+ 60Km mais 1 dia de trabalho perdido, com a vantagem que os combustíveis estão baratos...

Finalmente lembro que nenhum destes dois kits MEO TDT relíquia vem activo, é necessário á posterior ainda ligar para a linha 808 e pedir a activação do mesmos, e ou um reforço do sinal porque o sinal recebido é débil.

Pelos vistos a ANACOM anuncia que a TDT portuguesa CONTINUA A SER UM CASO DE SUCESSO, e eu digo que a TDT portuguesa entregue á PT foi o maior erro que poderia existir, e prova disso é esta AUTENTICA PALHAÇADA que milhares e milhares de utilizadores denunciam á ANACOM e que a mesma nada faz para obrigar a PT a cumprir o contrato.»

Claro que este testemunho levanta várias questões. Por exemplo, como alertei em Abril, haverá inúmeros casos em que, apesar de se residir em zonas onde oficialmente existe cobertura terrestre, por algum motivo (um prédio ou um pinhal próximo no caminho do sinal) não há sinal suficiente para garantir uma recepção sem problemas. A acreditar no que a Sra funcionária da PT terá dito, terá que ser o interessado a pagar do seu bolso a avaliação do sinal por parte de um técnico colaborador da PT. Será mais uma despesa. E será possível comprar o kit satélite nestes casos? Recordo que ficou estabelecido na concessão da TDT que a recepção por meios complementares (satélite) não poderia ficar mais dispendiosa para o telespectador. Mas, como todos sabemos, em Portugal, mesmo o que fica escrito de pouco ou nada vale.

E assim vai a TDT portuguesa. Será que alguém no seu perfeito juízo acha que Portugal está preparado para desligar o sinal analógico? E não há responsáveis por este estado de coisas?

Pelo menos há finalmente confirmação de que o kit para receber a TDT por satélite está à venda.

20/09/2011:
Foto do receptor satélite do kit TDT Complementar. Trata-se de um normal receptor Meo Satélite Full HD sem DVR. Até o cartão de acesso é idêntico ao do serviço Meo satélite.

10/12/2011:
Um responsável da ANACOM informou que em breve o preço dos receptores satélite irá baixar para 40 Euros. Mais informação em: TDT PT VIA SATÉLITE.

07/01/2012:Já é oficial, o preço do kit TDT Complementar (1º receptor) baixou para 40 Euros (antes 55 após desconto).

27/01/2012:
A PT substituiu o receptor do kit TDT Complementar. Desde alguns dias é entregue um receptor da marca Samsung e sem o logotipo MEO. Ainda não disponho de mais informação mas a funcionalidade deverá ser idêntica à do receptor antigo.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O KIT TDT COMPLEMENTAR E RECEPÇÃO TDT VIA SATÉLITE

Posts relacionados:
TDT via satélite poderá custar mais de 200€
TDT: linha de apoio desmente Anacom
Lojas PT não promovem a TDT?
TDT: problemas de recepção
TDT: como melhorar o sinal

18 comentários:

José Santos disse...

Alguém pode explicar melhor:
"Finalmente lembro que nenhum destes dois kits MEO TDT relíquia vem activo, é necessário á posterior ainda ligar para a linha 808 e pedir a activação do mesmos, e ou um reforço do sinal porque o sinal recebido é débil."

É possível reforçar ou diminuir um sinal de satélite em determinada zona?
O sinal de satélite não é uniforme?

Yagi disse...

É óbvio que não há reforço nenhum do sinal satélite para a activação do kit. Os dados de activação são inseridos no sinal e aguarda-se até o cartão ser activado. Só o leitor que escreveu a mensagem pode dizer quem lhe deu a informação errada. Apesar de ter este erro, achei por bem publicar o texto tal e qual recebi, como informo no inicio do post.

Marco Rodrigues disse...

Essa maldita raça a que chamam PT, são uns autênticos ladrões.
Claro que em vez de darem suporte à TDT preferem tentar vender o MEO. Felizmente que quando adquiri as antenas da TDT numa loja de eletrodomésticos veio um técnico dessa loja, que não tinha nada a ver com a PT.
Já para não falar que quase todas as semanas telefonam para casas dos meus avós a tentar vender-lhes um serviço de TV por cabo (já não telefonam à umas semanas, por isso devem telefonar um dia destes), que eu ainda não percebi qual é. Eles dizem que ficam a pagar 10 euros por mês e só assim têm televisão. Claro que os meus avós desligam logo o telefone e nem falam com essa gente. Se eles telefonarem e eu atender vou insulta-los a ver se não telefonam mais.
E ainda gostava de saber porque é que os canais "supostamente públicos" da RTP (N, Memória, Música) são pagos. E o RTP Música é exclusivo do MEO.
PT é:
Comprem MEO, MEO, MEO, MEO, MEO e mais MEO. TDT, nunca ouvimos falar nisso.
Se fizessem como a TVE e o estado espanhol, que tem na TDT La 1 (é como RTP 1), La 2 (é como RTP 2), Clan (tem desenhos animados e filmes -13), 24h (canal de notícias) TVE-HD (alta definição). Para não falar da MTV e da Disney Channel, que são grátis.
Em Portugal é:
RTP 1, RTP 2, grátis. Depois RTP Memória, RTP HD e N na TV paga. Depois RTP Música no MEO. E a Disney Channel e a MTV são na TV paga também. E aqui há uns anos atrás para ter Disney Channel ainda era preciso pagar uma mensalidade como é agora a Sport TV.

Yagi disse...

Marco, concordo com as críticas, não concordo com os termos que utilizou.

Já em diversas ocasiões critiquei a PT, mas o principal responsável deste estado de coisas é o próprio Estado português e os seus organismos de suposta supervisão.

A PT é uma empresa privada, mas com participação do Estado e dois administradores nomeados pelo Estado. Mas, apesar disso, a PT toma decisões que não têm em conta os interesses do país, como está à vista de todos.

O problema é que a PT dá sustento a muita gente e depois há o reverso da medalha.

Quanto à RTP Memória e a RTP-N são canais classificados "de interesse público" e a RTP diz que são pagos pelas receitas dos operadores de televisão por subscrição. Acredita quem quer, eu não.

Miguel disse...

José Santos, em linguagem "técnica" de serviço de atendimento a clientes dos operadores de canais pagos por satélite (leia-se MEO e ZON), o "reforço de sinal" é o reenvio dos dados de activação quando a box não activa depois de ligada. Não tem nada a ver com a força do sinal do satélite.

Marco, a RTP Música não é exclusiva de ninguém porque nem sequer ainda existe e a RTP1 e RTP2 só são livres via hertziana terrestre, analógica ou digital. Nos operadores de cabo/IPTV/DTH estes canais são pagos como os outros.

Viseu disse...

Boa noite!

Depois de ter lido este artigo sobre as dificuldades em adquirir o equipamento DTH, resolvi precaver-me atempadamente para não andar a fazer Kms á toa e são cerca de 140 (ida e regresso a casa). Em Março deste ano entrei em contacto com o suporte técnico da TDT para receber esclarecimentos sobre a recepção deficiente do sinal, e como adquirir o bendito Kit TDT Complementar DTH, foi-me dito que podia adquirir o dito mas que ainda seriam efectuados reforços ao longo deste ano. Foi-me então atribuido um nº de processo e a sugestão de os contactar mais tarde. Então na passada sexta feira, voltei à carga via e-mail frisando que continuava sem sinal,mas curiosamente no teste de cobertura efectuado na Página da TDT,desta vez que me encontrava num local com cobertura.
Passados 5 minutos obtive a resposta, confirmando que me deveria deslocar a uma Bluestore para levantar o equipamento.
Hoje, Domingo aproveitando o passeio, resolvi levar os documentos e uma factura na eventualidade de passar perto de uma Bluestore levantar o respectivo Kit, o que acabou por acontecer.
Na abordagem ao funcionário de serviço, devo dizer que não me foi proposto nenhum produto MEO.
No entanto depois de meter os dados, informou-me que o sistema não lhe estava a permitir a liberação do equipamento ( onde é que já tinha lido esta história), mas o mais engraçado é que se paga-se 96 euros, o Kit já estava disponivel.
Como tinha referido no inicio, precavi-me antes de sair de casa, ( e qual era o trunfo que levava na manga?)todo o histórico dos mails trocados com o suporte técnico, imprimidos.
E logo o sistema desbloqueou o Kit por 77 euros, ( estes sistemas informáticos são do piorio, ah,ah,ah). Para terminar, não tive qualquer dificuldade em activar o serviço, foi só esperar cerca de 5 min e tudo ficou a funcionar, a grelha é a mesma da MEO.

Esta foi a minha experiência, que posso considerar que até correu muito bem, para o que vou lendo por aí...

Yagi disse...

Denunciar estas situações resulta!
As denúncias aqui publicadas já chegaram aos deputados. Só reclamando podemos vir a ter uma TDT melhor.

Anónimo disse...

Fui informado pela linha de apoio da TDT que a minha residência está localizada numa zona com baixa cobertura tdt, pelo que serei obrigado a adquirir o kit complementar tdt numa das lojas constantes da lista fornecida no site da TDT.
Desloquei-me de propósito 60 km até à loja Bluestore de Coimbra onde fui informado que este kit se encontra esgotado.
Tentei ligar para a loja da PT na Figueira da Foz, mas não têm atendimento telefónico.
Liguei para a linha geral de atendimento da PT onde me informaram que não me podem dar o contacto telefónico das lojas nem fazer a ligação directa para as lojas e também não me podem informar em que loja poderei encontrar este kit (sem ter que me deslocar novamente em vão).
Liguei para outra loja constante na lista de lojas autorizadas a vender o DTH, neste caso para loja Hello Electro Santa Cristina em Condeixa-a-Nova, onde me confirmaram que tinham este kit DTH disponível.
Desloquei-me 70km para comprar o kit nesta loja, mas lamentavelmente, quando lá cheguei fui informado que afinal não me poderiam vender, pois só tinham 1 kit disponível e teriam mais interesse em vende-lo juntamente com o serviço de instalação, pelo que preferiam esperar por outro cliente.
Em resumo continuo sem saber de que forma e que procedimento deverei seguir no sentido de não perder mais tempo e mais recursos económicos para manter um serviço (4 canais) que julgo ser um direito de qualquer cidadão neste País.

HN

Yagi disse...

Mais um testemunho da total falta de interesse da PT relativamente à TDT. Pouco ou nada mudou desde que começei a trazer a público estas situações. E a ANACOM, em vez de censurar estas situações, defende a PT! A PT está a utilizar todos os estratagemas ao seu dispôr para levar as pessoas a desistir da TDT em favor do MEO.

Sobre este assunto alerto que um responsável da Anacom informou que o preço dos receptores satélite vai baixar para 40 Euros em breve. Mais informação em: TDT PT VIA SATÉLITE.

Cax disse...

6ª feira desloquei-me à loja Euronics - Arca Nova em Vila Nova de Cerveira, indicada no site da TDT como vendedor autorizado de kit's satélite, para tentar conhecer o descodificador que custa 96€.
Espanto maior que o meu só o do dono da loja que não fazia a mínima ideia que era vendedor autorizado para Cerveira, só acreditou quando lhe mostrei no site da TDT que estava lá a sua loja; gargalhada geral.
Claro está que também não faz a mínima ideia qual é o descodificador ou o que quer que seja relativo ao "DTH".

Anónimo disse...

Em Almada a captação da TDT por antena interna amplificada de 45 dB é de qualidade satisfatória, por vezes a imagem pára com a mistura de cores. Embora digam que tem boa cobertura; o mesmo acontece na Cova da Piedade e em Sesimbra.
A TDT diz que tem boa cobertura, o que é falso. No site não se aceitam reclamações e na Ancom só por correio, já enviado e sem resposta até à data. Como as zonas indicadas são zonas de sombra pedi-lhes para me fornecerem um kit para satélite. Mandaram ir a uma Bluestore da área da residência, só que desconhecem o que é. Depois de muitos telefonemas chegaram à conclusão que era necessário ir lá um instalador da PT aos locais indicados e certificar que era necessário o referido kit.
Diariamente pagamos a taxa de audiovisual, dizem que a TDT é recebida em óptimas condições o que é uma pura mentira. Pagamos e não temos a liberdade de escolha, com os descodificadores em casa corro o risco mesmo com antena externa Yagi não ter a TDT já que com as várias antenas interiores existentes no mercado com maiores ganhos também nada consigo ver e não me vendem o Kit satelite.

Lutemos pela livre disponibilização dos referidos satélite para podermos desfrutar da TDT.

Ps: Num PC portátil com placa de TV TDT e a antena que o acompamnha nos locais indicados não se tem sinal. Se instalarmos uma placa TV com digital e analogica e a antena do kit consegue-se ver bem a TV analógica. Se conclui que o sinal TDT é muito fraco, já que se consegue ver a TV analogica quer nos PCs, quer na TV nos locais referidos.

Yagi disse...

Técnicamente é sempre preferível utilizar antena exterior. Antena interior só em zonas de sinal forte. As antenas que vêm com as pen's TDT USB têm um rendimento muito baixo e só é possível captar em zonas de sinal forte. Em muitas zonas a cobertura do sinal digital é muito diferente da cobertura analógica.

Anónimo disse...

boas tardes, tambem eu tenho uma historia com a tdt e que ainda continua.
tudo começou em dezembro.Primeiro a minha zona não tem serviços por cabo, logo os tais preços reduzidos que me eram prometidos pelo telefone não eram realmente verdade.
Fui ao site, liguei para a TDT e depois de algumas chamadas lá me deram o contacto do tecnico da minha zona. Depois de falar com ele e de ver a minha casa(tenho 3 tv, logo são 3 boxes, mais TDT Complementar) ele disse-me que tinha muito trabalho durante o mês de Dezembro e que iria lá instalar mais tarde.
Passados dois meses fui falar novamente com ele, ao que ele me diz que é obrigado a fazer primeiro as instalações da Meo e só depois pode fazer TDT, eu compreendo e concordo com ele.
Tento então ligar para a PT e tentar marcar uma deslocação, ao que me dizem que não é com eles e que tenho de ligar para a TDT, ligo para a TDT e tambem dizem que não podem marcar deslocações e que a solução seria ir até à loja PT mais perto para ter o problema resolvido.
Vou então à dita loja onde me começão a dizer que só posso ter 2 boxes, depois já podia ter 3, e qual é o meu espanto quando me dizem que o tecnico não podia ir lá instalar as coisas, tinha que comprar as boxes na loja e depois eles mandavam lá alguem para por o resto.
Pedi logo para ligarem para a PT, para a TDT, para todos aqueles que me despaxaram para o tecnico. É claro que eu sabia todos os numeros e alguns ate de cor, assim como os nomes.
Depois de ter de vir o chefe falar comigo, eu aceito levar as boxes, e foi ai que mais uma vez temos um novo problema.
Quando estamos a falar de preços fico a saber que só sabem o preço das boxes e da instalação da primeira, que esta incluida no preço. Não me sabem dizer o preço que o tecnico leva e me dizem que não têm nada a ver com isso, que é entre mim e o tecnico e nem me sabem dizer quem lá vai.
Como é claro ficou logo lá tudo, assim como uma reclamação por não saberem o que fazem.

Qual é o meu espanto quando dias depois me liga o tecnico para marcar a instalação e que me fala da tal reclamação.
Pela hora de almoço recebo então um telefonema da TDT a pedir desculpa por o tecnico não ter feito ainda a instalação.
Parou logo tudo, agora a culpa já era do tecnico que na loja da PT me tinham dito não ter nada que me ir instalar as boxes, e afinal o numero telefonico da TDT já não era só informativo afinal já marca instalações.
Tudo bem e bem instalado, pelo tecnico responsavel com quem eu já tinha falado.

Agora tenho outro problema, a antena parabolica tem MEO escrito, porque a PT ou a TDT nem se dá ao trabalho de mudar as antenas ou pintar o logotipo.

Telefono e reclamo para a PT a dizer que não pretendo fazer publicidade gratuita. Quando me respondem dizem que não é com eles e que é com a TDT, que não têm nada a ver com isso.
Agora estou à espera de uma resposta da TDT, vamos lá ver como corre.

Pelo menos TV já tenho, paguei mas tenho TV como qualidade que nunca tive.

Há e as meninas e meninos da MEO dizem sempre que me fica mais barato pagar 18 ou 20€ por mês o resto da vida do que pagar a TDT que me ficou à volta dos 400€, só para ver 4 canais.

Por isso é que eu digo, trabalhar na PT, só muito bem pago.

Miguel disse...

Yagi, os "novos" receptores Samsung da PT para o serviço complementar da TDT são também os novos zappers do Meo DTH. Ganda coincidência, hã?
:-/

Carlos Amaro disse...

Pois é! São todos uma cambada, não nos podemos esquecer que pagamos mensalmente na factura da luz, a taxa de audo visuais.Fomos obrigados a aceitar a TDT, já que não nos deixaram outra alternativa e agora deparamo-nos com este problema, existem muitos cidadões que não conseguem ver televisão e a PT/ANACOM só lhes interessa é vender a Meo.Tratem de melhorar o sinal que nós não temos o dever de pagar seja o que for! (2565-845 - codigo postal)

Anónimo disse...

Instalação do Kit TDT Complementar
O Kit TDT Complementar é vendido em regime de auto-instalação. A antena parabólica e a respectiva cablagem de instalação não se encontram incluídas no Kit TDT Complementar, podendo ser adquiridas em lojas de equipamentos electrónicos.
Após a instalação do Kit TDT Complementar, caso o equipamento não esteja activo e não visualize os canais da televisão digital, deverá contactar a linha gratuita de atendimento TDT, 800 200 838, para solicitar a activação do mesmo.
Se, no entanto, pretender uma sugestão de um instalador habilitado, com o preço de instalação de um Kit TDT Complementar (DTH) acordado (61 euros, IVA incluído)A 23 de Junho de 2012 fui a um representante em Almodôvar tentar comprar o tal kit e lá a sra muito simpática disse-me que o tal kit tem que ser montado por um profissional da PT e tinha que pagar 200 e qualquer coisa euros para ver 4 canais. assim mais vale apoiar os paquistaneses com 150€ e ter hispasat de borla.

Anónimo disse...

CONMIGO ACONTECEU COISA IDENTICA .SÓ QUE EU NUNCA MAIS ME DESLOQUEI AQUELA LOJA (BRAGA)PARA MIM SÃO FUNCIONARIOS INCOMPETENTES (IGNORANTES ???) OU FAZEM-SE

JoseLuis disse...

Incompetentes para vender a MEO não são eles, ora para disponivilizar a tal box mágica (TDT satelite) que deve ser de ouro com tanta burocracia que existe para ter acesso a 5 miseros canais! Deviam era ter vergonha e oferecela aos clientes PT