Há alguns dias visitei uma loja PT Bluestore na cidade de Aveiro a fim de saber se e como estava aí a ser feita a divulgação/promoção da TDT. Procurei equipamentos e nada, zero, nem um para amostra. Apenas telemóveis, smartphones e a box MEO. Procurei então por um simples folheto ou cartaz, também nada, não havia uma única referência à Televisão Digital Terrestre. Tentei então outra loja PT Bluestore com o mesmo resultado. Em dois anos parece que nada mudou e, apesar da PT até ter anunciado receptores TDT com a "marca" MEO que, como oportunamente critiquei, muito poucos tiveram a oportunidade de adquirir, parece no mínimo estranho que a empresa responsável pela TDT não faça qualquer referência ao serviço nas suas lojas. Devo dizer que no passado contactei a PTC e em diversas ocasiões procurei em lojas PT de Coimbra e Aveiro e nunca me souberam sequer informar se efectivamente iriam ter disponíveis os ditos receptores e muito menos quando. Não fiquei portanto surpreeendido com o resultado.
Parecem não restar dúvidas que para a PT a TDT é um patinho feio, que não interessa promover. Mas, sabendo que a PTC tem a obrigação contratual de promover a TDT e que a Anacom irá supervisionar as campanhas que deverão arrancar em breve, estou curioso em saber como irá a PTC conciliar a obrigação de promover a TDT, com a oportunidade de ouro criada pelo fim anunciado das emissões de televisão analógica, para conseguir o maior número adesões possível ao seu serviço MEO. A publicidade que passa na televisão, da responsabilidade da Anacom, é sem dúvida um mau sinal. Para já, sabe-se que nos meses mais críticos e que antecedem o encerramento dos principais emissores de televisão não haverá qualquer promoção à TDT por parte da PTC.
Recordo palavras recentes da Anacom: «de forma a garantir o impacto da campanha em termos equivalentes, esta Autoridade considerou essencial manter o recurso ao contacto directo com as populações através das redes de lojas da PTC e da distribuição porta-a-porta de um guia prático sobre a TDT».
Estou certo que o facto de a PT dispor de uma vasta rede de lojas pesou favoravelmente na classificação da sua proposta (apesar de ter sido a única para a TDT dita gratuíta) nos concursos da TDT. No entanto, a tão poucos meses da data prevista para o encerramento das emissões analógicas, as lojas PT parecem estar fora do seu plano de promoção da TDT que, recordo, não vai ter lugar no período mais crítico da transição. Recordo também que a distribuição do guia informativo sobre a TDT parece já ter passado para a alçada da Anacom (ver post de 3 de Maio).
Resta agora aguardar pelas pérolas publicitárias que supostamente deverão motivar os portugueses a aderir a esta televisão digital que praticamente não traz nada de novo!
20/07/2011:
No dia 15/07 fiz nova visita às mesmas duas lojas PT Bluestore de Aveiro e a ausência de divulgação/promoção da TDT mantem-se. Nem um folheto, cartaz ou equipamento. Uma da lojas até está na lista de lojas que supostamente vendem o kit TDT Complementar (satélite).
3/08/2011:
Uma investigação da DECO/PROTESTE agora divulgada chegou à mesma conclusão. A maioria das lojas PT Bluestore visitadas não soube esclarecer um cliente anónimo. Mas não só, a esmagadora maioria das Camâras Municipais e Juntas de Freguesia não soube informar sobre a comparticipação à compra de receptores TDT por parte de pessoas com necessiadades especiais e baixos rendimentos. Para mim, esta situação não constui a mínima surpresa, pois tenho vindo a alertar para ela há vários meses.
5/08/2011:
Após o estudo da DECO, que relata várias falhas na informação prestada aos cidadãos a propósito da mudança para a TDT, o PSD decidiu apresentar um requerimento para que o presidente da ANACOM, José Manuel Amado da Silva, seja ouvido na Comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e Comunicação. Pergunto: Será a sério, ou estarão os políticos apenas (e mais uma vez) a pretender passar a ideia de que estão preocupados com a situação da TDT portuguesa? Será mais uma audição em que nada se apura e sem consequências para ninguém, como aquando da desistência da PTC da TDT paga? Sim, porque da parte da ANACOM já sabemos que a introdução da TDT em Portugal está a ser um SUCESSO! Seria interessante saber quantas familias já mudaram para a TDT. Esses dados iriam demonstrar que a estratégia adoptada para a TDT portuguesa está errada (se é que ainda existe realmente alguma estratégia!), como aliás venho dizendo desde 2008.
10/11/2011:
Em Outubro fiz nova visita a uma loja PT Bluestore de Aveiro (uma das seleccionadas para prestar informação sobre TDT) e nada mudou, sobre TDT nem um cartaz ou folheto. Entretanto, um leitor fez-me chegar esta foto tirada a uma loja ZON numa cidade do norte.
A ZON não tem qualquer ligação com a introdução da TDT em Portugal, no entanto prontifica-se a "informar" sobre a TDT! Claro que isto não passa de um estratagema para angariar clientes. A informação sobre TDT não passa de um pretexto.
24/11/2011:
O presidente executivo da PT afirmou: "não estamos a fazer nada nas lojas", pois aí há tentação dos comerciais venderem o Meo. "As nossas lojas não são sítio certo para procurarem informação. 'Site', 'call center', loja não". A preocupação de Zeinal Bava em defender os interesses dos consumidores merece um prémio!
07/12/2011:
A PT parece ter alterado a sua estratégia. Segundo um anúncio que passa na televisão, a PT anuncia um receptor TDT HD e pede às pessoas para ligarem para um número telefónico ou a se dirigirem a uma loja PT. Segundo testemunho recebido, quem ligar é insistentemente "convidado" a aderir ao MEO. Não querendo aderir ao MEO os preços do receptor parecem variar consoante os serviços actualmente contratados com a PT, variando entre 1 e 50 Euros! A montagem (resta saber o que está incluido na montagem!) tem um custo de 25 Euros. Mas atenção, isto obriga a um contrato de fidelização a serviços PT de 12 meses.
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10/11/2011:
Em Outubro fiz nova visita a uma loja PT Bluestore de Aveiro (uma das seleccionadas para prestar informação sobre TDT) e nada mudou, sobre TDT nem um cartaz ou folheto. Entretanto, um leitor fez-me chegar esta foto tirada a uma loja ZON numa cidade do norte.24/11/2011:
O presidente executivo da PT afirmou: "não estamos a fazer nada nas lojas", pois aí há tentação dos comerciais venderem o Meo. "As nossas lojas não são sítio certo para procurarem informação. 'Site', 'call center', loja não". A preocupação de Zeinal Bava em defender os interesses dos consumidores merece um prémio!
07/12/2011:
A PT parece ter alterado a sua estratégia. Segundo um anúncio que passa na televisão, a PT anuncia um receptor TDT HD e pede às pessoas para ligarem para um número telefónico ou a se dirigirem a uma loja PT. Segundo testemunho recebido, quem ligar é insistentemente "convidado" a aderir ao MEO. Não querendo aderir ao MEO os preços do receptor parecem variar consoante os serviços actualmente contratados com a PT, variando entre 1 e 50 Euros! A montagem (resta saber o que está incluido na montagem!) tem um custo de 25 Euros. Mas atenção, isto obriga a um contrato de fidelização a serviços PT de 12 meses.
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