quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TDT cobre 60% da população

De acordo com a PT, a TDT chega já a 60% da população portuguesa. São agora 39 os emissores em funcionamento, que cobrem maioritáriamente a zona do litoral, como planeado. Ao longo dos últimos meses, tem sido noticiado, aqui no blog, a entrada em funcionamento de novos emissores em: Leiria, Caldas da Rainha, Aveiro, Águeda, etc.

Lembro que a maioria destes novos emissores estão instalados junto a torres das antenas da TMN ou estações de feixes da PT, o que em muitos casos poderá obrigar ao redirecionamento da antena de recepção ou à colocação de uma 2ª antena de UHF. Importa também referir que em algumas zonas com indicação de cobertura, esta não é ainda totalmente satisfatória.

Quanto às datas de cobertura, constata-se que algumas foram antecipadas, mas muitas outras foram atrasadas, nalguns casos 1 ano! Isto não impede a PT de garantir a cobertura total do país até ao final de 2010 e afirmar que estará em condições de antecipar o desligamento do sinal analógico em 16 meses (Dez. 2010). Apesar das evidentes pressões (ou "recados"), o Governo mantém, por enquanto, Abril de 2012 como a data prevista para o desligamento do sinal analógico.

A implantação da rede corre pois, aparentemente a bom ritmo. Pena é que a oferta de programas se mantenha inalterada e os prometidos adaptadores a preço acessível continuem uma miragem!

Notícias relacionadas:

10 comentários:

popyfm disse...

uma coisa é dizer que chega a 60% da população..mas era interessante saber se desses 60%, quantos sabem o que é TDT..
mas não acredito mt..com a (não) potencia que tão a transmitir..

ant disse...

O mais curioso é a cobertura assegurada na zona da grande Lisboa e em Corroios não se conseguir receber a TDT...

tuggaboy disse...

¡Não percebo porqu'é qu'estão a fazer isto "às pinguinhas", caramba!
O que eles deveríam fazer era porem um emissor em cada districto y regiões autónomas com uma boa potencia logo d'inicio y depois alargar para zonas que não tivessem uma boa cobertura!
Aquí em Elvas, por exemplo, temos TDT española há já bastante tempo mas os canais portugueses na analógica têm uma qualidade que deixa muito a desejar...
A TDT também tem um defeito: ¡Quando o sinal não é suficientemente forte simplemente não há recepção! (Na analógica vê-se aínda que com uma qualidade inferior).
Por último: "Enfiar" todos os serviços de televisão num só "canal" (67)? Épà, o MPEG4-h.264 proporciona uma qualidade fantástica mas a partir dum determinado valor começa a "deformar" um bocado... Creio q'a PT devería emitir em mais do q'um canal para evitar sorpresas desagradáveis.

Yagi (autor do blog) disse...

O problema da qualidade de algumas emissões tem a vêr com a qualidade do material a emitir. Quando o sinal video dos programas à entrada do multiplexer é de fraca qualidade, pouco ou nada adianta a compressão utilizar o mpeg-4!

Cabe aos canais fornecer os programas com boa qualidade à PT para que o sinal emitido seja também de qualidade.

Vando Pereira disse...

Comprei uma plava DVB-T de propósito para ver TDT, ligueia-a a uma antena interior, bastante potente. Estou no Areeiro e a única coisa que recebo de sinal é "Quality: 0%" ... Agora pergunto, se é suposto Lisboa estar toda coberta?

Obrigado

Hélder disse...

Não, alk, não acredites no que diz a PT. A recepção na área da Grande Lisboa, embora tenha melhorado, ainda é muito má. Na zona de Entrecampos, por ex., com antena de telhado amplificada apanha-se um sinal fraquíssimo e com frequentes falhas.

Yagi (autor do blog) disse...

TDT em Lisboa:

Aconselho a lerem TDT problemas de recepção

O sinal em Lisboa vai ter que melhorar, até porque a PT está contratualmente obrigada a isso! Quando? Não sei! Mas não acredito que deixem para o fim do prazo porque se trata de uma zona com alta densidade populacional e afinal trata-se da capital do país.

Tal como eu já informei e muitos leitores têm confirmado, a recepção interior para já é para esquecer! Só se morar-mos praticamente "ao pé" dos emissores ou em situações muito favoráveis, por exemplo no 4º andar de um prédio com uma janela voltada para o emissor (sem obstáculos) e a poucos Km do mesmo. E mesmo no futuro, acredito que a recepção com antena interior será apenas para uma minoria.

Tal como eu alerto no post Emissores / Mapas / Frequências:

A PT NÃO INFORMA, MAS A COBERTURA ASSUME A UTILIZAÇÃO DE ANTENA EXTERIOR A UMA DETERMINADA ALTURA DO SOLO(típicamente 10m).

À muito que tentei obter esclarecimentos da PT sobre este assunto mas, como é habitual, não obtive resposta.

No site oficial a questão do sistema de antena de recepção é minimizada, passando a ideia de que é pouco relevante. Nada mais errado! Um sistema falha sempre pelo seu elo mais fraco. Em muitos casos o sistema de recepção necessário pode vir a ficar mais caro que o receptor de TDT!

Unknown disse...

Boas noticias para Santo Tirso e arredores. O emissor TDT foi colocado e montado em 4 Dezembro ultimo. Segundo informaram os técnicos PT no local, após as necessárias montagens, mais 2 semanas e a TDT a partir de Santo Tirso estará OK.

olympio disse...

Boas, Moro em MEM MARTINS, tenho um Tv LG, já com tdt, e capta lindamente apenas com 60 Cm de cabo pendurado no Tv.
afinal é verdade, quando dizem que basta uma antena interior.

Olimpio Gorjão
Estrada De
Mem Martins

André Rebelo disse...

Uma vergonha! A minha Avó em Corroios ficou sem televisão! Já é uma vergonha não existir cobertura no interior do país, mas com todo o respeito, não existir cobertura em plena àrea metropolitana de Lisboa e a 10 Km da capital do país é uma VERGONHA!!!!