sábado, 15 de agosto de 2009

Espanha: TDT paga arranca em MPEG-2

A TDT paga chegou já a Espanha, com o inicio das emissões do canal GolTV, primeiro canal da TDT paga recentemente autorizada. O canal GolTV, como o seu nome deixa transparecer, é um canal dedicado ao futebol, que transmite jogos das principais ligas europeias (incluindo a portuguesa). Até aqui exclusivo das plataformas cabo, satélite e IPTV, o canal está a partir de agora disponível no Mux 69 da TDT Espanhola e temporariamente em sinal aberto. A este canal em breve se juntarão outros (também codificados) até ao máximo de seis. Para receber o canal é necessário um receptor de TDT (ou televisor com sintonizador TDT), mas com Common Interface (CI slot), ou seja, com a capacidade de receber um módulo de descodificação (CAM) e respectivo cartão de acesso.


Confirma-se assim a opção pela compressão MPEG-2 também para a TDT de pago (como dizem os nossos vizinhos espanhóis). Certo é, que a grande maioria dos receptores de TDT em uso em Espanha não pode ser adaptado para receber a TDT paga, pois não possui a Common Interface. Também em Portugal, e a poucos meses do arranque da TDT paga, essa característica foi aparentemente “esquecida”. Os leitores mais atentos recordarão que publiquei aqui no blog um alerta sobre a “omissão” da PT sobre a presença da Common Interface nos testes de compatibilidade dos equipamentos com a TDT portuguesa. A falta dessa característica impossibilitará a utilização desses equipamentos com a TDT paga e, poderá obrigar (os interessados) a novas despesas!

Não deixa de ser interessante verificar que apesar dos interessados na TDT paga serem obrigados a trocar de receptor, os operadores não tenham optado pela norma MPEG-4, utilizada em Portugal. Apesar do nível de vida espanhol ser muito superior ao português, certamente o factor custo terá sido crucial! Factor que parece não ter preocupado demasiado os decisores portugueses!

A opção espanhola pelo MPEG-2, também para a TDT paga, terá impacto indirecto e negativo na TDT em Portugal. A dimensão do mercado espanhol poderia contribuir para a redução de preço dos equipamentos MPEG-4, caso a norma tivesse sido adoptada para a TDT paga. Assim, o MPEG-4 chegará à TDT espanhola só em 2010, e gradualmente, com o inicio das emissões regulares dos canais de TDT em alta definição, após a conclusão do apagão analógico.

Em Espanha, a TDT vai "de vento em popa", tendo a penetração da TDT já ultrapassado a televisão analógica.

Video com o anúncio do arranque da TDT paga:

Video GolTV:

3 comentários:

Eduardo disse...

Boas,

Hoje antes de ler este artigo eu fiz uma sintonia de rotina no meu descodificador TDT Mpeg-2 e verifiquei que o Hogar 10 deixou de ser emitido para dar lugar ao GolTV, hoje vi reportagens da GolTV sobre a Liga Francesa, isto porque o GolTV esteve hoje em sinal aberto.
Lanço aqui uma questão: os canais codificados para a TDT paga também são identificados pelos descodificadores normais?

Cumprimentos

Yagi (autor do blog) disse...

Boas Eduardo,

Sim, o canal GolTV ocupa o lugar do Hogar 10, que deixou de emitir. O canal vai estar em aberto até ao final de Agosto.

Os canais codificados também são identificados pelos televisores e pelos receptores, mesmo que não descodifiquem o sinal.

Ándre disse...

Boa tarde,

Durante estas férias, reparei que em Sesimbra já se encontra igualmente um transmissor de TDT, se está em funcionamento ou não não sei!