quarta-feira, 24 de junho de 2009

A TDT está a chegar a Aveiro (act.)

Hoje, durante uma deslocação a Aveiro pude observar que foi instalada uma antena emissora da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Aveiro. A antena está situada na torre de feixes hertzianos da PT Comunicações na localidade de São Bernardo, Aveiro. A antena aparenta ser idêntica às utilizadas pelo emissor de Coimbra (Penedo da Saudade) e Caldas da Rainha. Isto significa que a TDT deve estar prestes a chegar à cidade de Aveiro e localidades mais próximas. O emissor ainda não está em funcionamento.

Actualização 3/07/2009:
A TDT chegou a Aveiro! O emissor de São Bernardo já foi activado!

Actualização 6/07/2009:
O emissor de Águeda também já está em funcionamento!

Actualização 13/07/2009:
Emissor de S. Bernado/Aveiro:Vários leitores de Aveiro informam não receber sinal proveniente do emissor , mesmo na próximidade do mesmo! Tudo indica portanto que o emissor está desligado.

Actualização 24/07/2009:
Emissor de S. Bernardo/Aveiro em funcionamento!

Actualização 04/08/2009:
Durante uma deslocação a Aveiro pude finalmente verificar in loco o funcionamento do emissor de São Bernardo. A fim de simular uma recepção com equipamento portátil, testei a recepção do sinal em vários pontos. Para o efeito utilizei um computador portátil, uma placa TDT USB (com boa sensibilidade) e uma vulgar antena vertical de 1/4 de onda com base magnética. Apesar de não estar à espera de encontrar um sinal forte, os resultados ficaram muito aquém do esperado. Com este equipamento apenas consegui uma recepção satisfatória até aprox. 3Km do emissor. A 5Km do emissor o sinal desapareceu completamente. Todas as "medições" foram realizadas em campo aberto. Tudo indica, portanto, que o emissor está a utilizar uma potência muito reduzida. A intensidade do sinal ainda não permite uma recepção fiável sem recurso a antena exterior adequada, mesmo a poucos Km do emissor.

Notícias relacionadas:

40 comentários:

orbiterspaceport disse...

Não pude observar em pormenor, mas julgo que a torre da PT na Amora, Seixal, foi equipada com emissores para a TDT, semelhantes ao de Benfica (2 caixinhas brancas para cada quadrante). É bastante visivel da A2 á direita, no sentido Setubal - Lisboa. Segue link para a localização no Google:

http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=central+telecom,&sll=38.617761,-9.117292&sspn=0.00162,0.002411&ie=UTF8&t=h&radius=0.07&rq=1&ll=38.617761,-9.117292&spn=0.00162,0.002411&z=19

Boas notícias portanto, vamos ver se é desta que a cobertura efectiva melhora!

a disse...

Será necessário mexer nas antenas analógicas já existentes?
Obrigado.

Yagi (autor do blog) disse...

Raul,

Depende do local de recepção. Se o emissor estiver em linha com o emissor analógico actual, ou não é necessário, ou basta uma pequena alteração. Mas creio que na grande maioria das instalações a antena terá que ser reorientada.

t0nito disse...

A minha casa fica a uns 25km de aveiro, será que vou ter cobertura? Qual o alcance médio dos actuais emissores tdt?

Unknown disse...

Informo que o equipamento já está instalado e a funcionar no concelho das Caldas da Rainha.

http://www.alojaimagens.com/images/3w8xpuqf84wjljxdpwi6.jpg

Com isto também quero informar que possivelmente nos concelhos de Óbidos e Bombarral os habitantes ponderam captar sinal.

ps: Se nas caldas já funciona, então em Leiria o emissor também está deve estar a funcionar

Yagi (autor do blog) disse...

t0nito,

Neste momento não é conhecida qual a potência do emissor (que ainda não está a funcionar). O alcance depende de vários factores e varia muito de local para local. De qualquer forma julgo que num raio de 15Km deverá ser possível receber sem dificuldade. É possível que se venha a receber a distâncias maiores. Não esquecer que haverá mais emissores.

Unknown disse...

pois, 15kms.... o do penedo saudade/coimbra nem há freguesia de eiras consigo captar sinal...

orbiterspaceport disse...

Por experiência própria e como já foi referido por aqui, é necessário uma antena capaz.

As antenas interiores só funcionam em linha de vista ou muito próximo dos emissores.

As exteriores caso estejam a funcionar bem em analógico (sem chuva e com sinal estável, nomeadamente sem falhas na recepção do Stereo ou teletexto) e se não necessitarem de reorientação devem conseguir captar a TDT sem problemas.

Pode também ocorrer um determinado emissor não estar a 100% logo quando começa a emitir. Em Lisboa inicialmente o sinal era muito instável e agora está mais forte. O receptor também tem muita influencia. As pens Usb precisam de muito mais sinal para funcionar que um receptor dedicado.

Por último, deixo ficar a sugestão de se criar um mapa no Google com a localização dos emissores, uma vez que a lista no site da TDT não está actualizada. Pela minha parte enviarei para aqui links com as localizações que conseguir obter.

Yagi (autor do blog) disse...

4throck,

Não é bem assim. A cobertura do sinal digital é diferente da cobertura do sinal analógico. Quase sempre a área coberta por dado emissor TDT vai ser inferior à àrea coberta pelo equivalente analógico. Pode receber-se o sinal analógico muito bem, com tudo preparado para TDT e o sinal TDT do mesmo emissor não se receber.

André Nazário disse...

já chegou! confirmo! Tou a ver neste momento!

t0nito disse...

Ontem foi uma noite de imensa actividade troposférica a que consegui receber a tdt pela primeiríssima vez com um placa usb Not Only TV LV5H com um sinal de 3 barras num total de 5, gravei uma amostra de cada canal pois eu sabia que ia durar pouco, e assim foi, passados uns 10 minutos o sinal começou a desaparecer e nunca mais voltou. Estamos a falar da zona de Sever do Vouga, que por sinal é bastante montanhosa, provávelmente estava a receber o repetidor de São Bernado que se localiza a cerca de 25km, apesar da antena estar apontada para lousã ou seja a antena está praticamente 90º desorientada de aveiro.

Yagi (autor do blog) disse...

O emissor de Águeda parece que também já está a funcionar.

Yagi (autor do blog) disse...

Tonito,

É possível que tenha recebido sinal de Águeda. Confirmo que no Sábado houve alguma propagação troposférica moderada e foi possivel receber alguns canais de televisão espanhola.

t0nito disse...

Pois, então é possível que seja mesmo de águeda pois ontem à tarde não houve grande propagação troposférica e obtive um sinal mais ou menos constante, apesar da intensidade do sinal ser relativamente baixa, ontem funcionou toda a tarde sem falhas. Hoje neste momento falha um pouco frequente, o sinal deve estar mesmo no limite. Mas nem se quer mexi na antena, é possível que se a orientasse o sinal fosse melhor.

André Nazário disse...

nao percebo... moro em sao bernardo (aveiro) e vejo a torre da pt da minha janela, estará a uns 400m, e mesmo assim tenho um sinal mto fraco e inconstante. Será devido à orientação da antena? terei melhores resultados com uma antena interior?

Yagi (autor do blog) disse...

André,

O sistema de antena é colectivo?
Muitos sistemas colectivos não deixam passar os canais de TDT. Nesse caso pode tentar a antena interior uma vez que está perto do emissor.

Pode também estar dentro da zona de sombra do emissor. Nesse caso experimente apontar a antena em várias direcções até conseguir sinal suficientemente forte.

a disse...

Pois... eu tenho o mesmo problema.. eu estou na zona do glicinias estou num predio com antena colectiva.. e tenho uma televisão com tuner digital.. e não apanho nenhum sinal da TDT..

Anónimo disse...

Ja ha cerca de 3 semanas que de vez em quando apanho TDT aqui na zona de Aveiro, mais propriamente na Vagueira a cerca de 20km de São Bernardo, neste caso tenho a antena orientada para o Porto com o sinal entre 25 a 35, nesto caso não faço a minina ideia da proviniencia do sinal visto que para estar alinhado com Sao bernardo estimo que tenha que rodar a antena cerca de 45 graus para a direita, hoje pude comprovar que estava as escuras...

Daniel Henriques disse...

Sou de Águeda e confirma-se que já há TDT. Fiz a busca num LCD que só suporta mpeg2 e por isso não posso promenorizar o estado actual das transmissões, contudo o plasma encontrou os canais e instalou-os não conseguindo obviamente descodificar a imagem mas as funcionalidades relativas à programação e à informação do programa que está a ser tranmitido no momento funcionam sem problemas e apesar de não descodificar imagem o LCD classifica o sinal actual como BOM.

Aproveito para felicitar o autor deste blog pelo trabalho incansável que demonstra em explicar e informar às pessoas o que devia ser informado pela PT. Se não fosse este blog eu e muita gente nao saberiamos metade do que sabemos hoje sobre a TDT. Continuo sem perceber a falta de informação que a PT insiste em manter...
Estas pessoas sim deviam ser reconhecidas pelo seu esforço voluntário.

Yagi (autor do blog) disse...

Masterijo,

Provavelmente o sinal que tem recebido nessa zona chega do Monte da Virgem, daí o sinal ser fraco e instável.

Yagi (autor do blog) disse...

Raul,

Para além de (provavelmente) a instalação colectiva não estar preparada para a TDT, a antena também não deve estar orientada na direcção correcta. Nessa zona as antenas são "apontadas" à Lousã ou ao Monte da Virgem.

Wilson disse...

hoje testei na Universidade de aveiro, dentro da biblioteca com uma pen not only tv lv5h e com a antena fornecida, e não apanhei sinal digital!

a disse...

OK Provavalemente.. eu também com antena colectiva do predio apanho a rtp1 em pessiams condições.. é por isso que estou tão interessado na TDT... será com uma antena interior tipo esta TechniSat DigiFlex TT2 (DVB-T) tenho resultados? e por curiosidade esta antena tamném dá para o serviço analogico?
Muito Obrigado. se souberem de uma antena interior mais abrata e com bom resultados diam qualquer coisa.
Obrigado.

Andre disse...

Olá pessoal!
Só para assinalar que cheira-me que não haverá TDT emitida a partir da zona da Serra da Lousã como existe actualmente com o analogico.
Foi montada e está a funcionar o emissor TDT na Zona do Alto Padrão (Miranda do Corvo/Lousã). Esta zona situa-se mesmo em frente ao emissor do Trevim (Lousã) mas a uma menor altitude e logo a cobertura é muito reduzida. Mesmo morando a 10 KM do emissor, o relevo não me permite receber o sinal como deve ser. Por isso, suponho que para cobrir toda a zona da Lousã, serão precisas muitos mais emissores.

Yagi (autor do blog) disse...

André,

Obrigado pela informação do emissor do Alto Padrão. O emissor está junto aos emissores analógicos do Padrão?

Em relação à Lousã (Trevim) não emitir TDT, já algum tempo se sabe (mas sem confirmação oficial) que não vai emitir. Veja este meu post:
TDT cobertura do litoral

Yagi (autor do blog) disse...

Raul,

Essa marca é de qualidade, mas não aconselho esse modelo de antena para uso em Portugal.

E ao contrário do que muitas marcas publicitam, não é necessário uma antena especial para captar a TDT. Há sim, antenas optimizadas para a TDT. Essas sim, são recomendadas, especialmente em casos "complicados".

Como tenho escrito, a antena deve é ser de banda larga (C21-C69). Uma boa antena interior para o analógico serve também para a TDT. Não estou com isto a dizer que são todas iguais! Como em tudo há melhor e pior material.

Veja aqui: Antenas compatíveis TDT

No seu caso aconselho a n.5. que recebe também VHF (rtp1 em analógico). Se vai colocar muito afastada do televisor ou vai utilizar repartidor de sinal ou receptor TDT usb, recomendo a compra de um modelo com amplificação.

Pathlost disse...

Não sei como foi obtida a informação que o emissor de S. Bernardo já está em funcionamento, mas até agora não pude verificar qualquer sinal emitido em nenhum dos momentos (desde há vários dias) em que fiz testes de campo. Foi possível receber sinal com fraca intensidade proveniente presumivelmente (devido à direcção de recepção) do Monte da Virgem, mas nada de S. Bernardo. De assinalar ainda que num desses dias pude obervar trabalhos com grua na torre.

Tudo indica portanto que o emissor ainda não está em funcionamento, ou que está com potência muitíssimo reduzida. A data oficial de entrada em funcionamento, ao que julgo saber, é em 31 de Agosto, embora não fique surpreendido com início experimental muito antes, mas tal não parece ter ainda acontecido com o mínimo de regularidade.

Testes realizados com dipolo Fracarro Sigma6, distância de 2Km com linha de vista e analisador de espectro Televes MTD50.

Andre disse...

Olá Yagi!
Não, este emissor TDT está na colina mais alta, mesmo em frente a Serra da Lousã, bem distante e muito mais baixa do que os emissores analogicos que se encontram no cimo da Serra. Está numa zona em que consegue cobrir perfeitamente, a meu ver, a vila da Lousã e a vila de Miranda do Corvo (e aldeias arredores da antena). Sei que se capta em Miranda do Corvo e Lousã em perfeitas condições, mas no meu caso, estando apenas a mais 5KM de Miranda do Corvo já não capto nada.
De salientar que a antena foi construida de raiz nessa colina. Deixo aqui a localização exacta:

http://maps.google.com/maps?f=d&source=s_d&saddr=&daddr=40.116316,-8.301415&hl=pt-PT&geocode=&mra=dme&mrcr=0&mrsp=1&sz=15&sll=40.113002,-8.294678&sspn=0.014736,0.043774&ie=UTF8&ll=40.115561,-8.298497&spn=0.007368,0.021887&t=h&z=16

Yagi (autor do blog) disse...

Eliseu,

A recepção a partir de S. Bernardo foi confirmada por mim no dia 3/07 por volta das 18h. O André Nazário também confirmou a recepção no dia 5. No meu caso a recepção foi conseguida com uma antena TDT-43 a cerca de 7 metros do solo e a aprox. 30Km a sudeste do emissor. O sinal na altura era razoávelmente forte e durante o tempo em que tive a antena orientada para S. Bernardo, que eu saiba, esteve sempre activo. Entretanto já não tenho a antena orientada para S. Bernardo, mas sim para Águeda. Neste momento não posso dizer se está activo ou não.

Como todos deverão saber, e eu já "alertei" em post anterior, nesta fase inicial é normal haver interrupções para ajustes, uma vez que uma coisa é planear no computador e outra é depois a realidade no terreno. Por algum motivo a PT ainda não divulgou oficialmente a entrada em funcionamento de nenhum dos últimos emissores.

Por isso acho que é ainda prematuro estar fazer alterações nos sistemas de recepção, e fazer grandes investimentos, porque ainda não são conhecidos todos os emissores que vão servir as várias zonas.

Já agora, em que dia viu os trabalhos na torre? É que quando eu passei por lá (24/06 à tarde), as antenas já estavam no lugar.

Yagi (autor do blog) disse...

Olá André,

A localização que indicas está a apenas aprox. 250 metros dos emissores analógicos do Padrão! Era a esse local precisamente que eu me referia. Não estarão instalados junto a eles? Esses dados GPS foram obtidos junto à antena, ou perto?

Andre disse...

Yagi,
Neste local só está instalada a nova antena, não vejo mais nenhuma. A localização que te dei fica a 30 mt de distancia da antena. Tendo em conta que a antena está rodeada de floresta, foram feitos trabalhos para conduzir energia até ao local. Mas nessa zona não existe mais nenhuma, a não ser numa outra colina mais ao lado, já no concelho de Miranda do Corvo.

André Nazário disse...

Tb me quer parecer q o emissor de S. Bernardo está inactivo. Recebo tdt com a antena do prédio mas é um sinal com fraca intensidade, e mto instável. N sei qual a proveniência do sinal q recebo, visto q até já fiz uma experiência com esta antena interior

http://www.consumer.philips.com/consumer/pt/pt/consumer/cc/_productid_SDV4240_10_PT_CONSUMER/Antena-TV+SDV4240-10

q coloquei na varanda apontada para o emissor de S. Bernardo q está a 400m da minha casa. O resultado foi nulo, não acusou a recepçao de qq sinal.

continuem o bom trabalho

Joel Calado disse...

Alguém sabe onde fica localizado o emissor de Águeda, e se está operacional?

Pathlost disse...

24/07/2009:

Agora sim, emissor de S. Bernardo-Aveiro em operação!

toques.e.retoques disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
A. Rodrigues disse...

Em Estarreja já se recebe, com algumas interrupções, a TDT.
Provávelmente do retransmissor de São Bernardo.

Recebo atravéz do PC com uma placa de TV Pinnacle PCTV 310i, mas com o programa VLC média player, porque a versão de software pinnacle, que tenho instalado, não dá.

Alguém sabe se, com o VLC, é possível, e como, gravar a emissão em ficheiro de vídeo?
Obrigado.

André Nazário disse...

sem duvida... sinal no máximo! só falta aparecerem mais canais...

Yagi (autor do blog) disse...

Emissor de Águeda:

Está situado na zona industrial de Assequins, uma zona relativamente alta, daí ser para muitos mais fácil de captar que o emissor de São Bernardo que está a uma cota muito baixa e tem um alcance menor.

Wilson disse...

ontem voltei a testar em Aveiro (junto ao Hospital) e não consegui ver nenhum canal.

O resultado: http://i32.tinypic.com/35d3jud.jpg

1999-2009 MEDI@90.PT disse...

sou de Aveiro e continuo a ter dificuldades em apanhar o sinal.
Afinal funciona ou não?
Hum?