segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

APAGÃO ANALÓGICO EM COIMBRA, LEIRIA E SANTARÉM

Teve lugar hoje, com o desligamento do emissor de Reguengo do Fetal (Batalha), o inicio da quarta etapa do novo calendário para a cessação das emissões analógicas de televisão na zona litoral do continente. Para além deste emissor, serão desligados a partir de hoje, vários retransmissores: Vale de Santarém, Sobral da Lagoa, Mira de Aire, Candeeiros, Alcaria, Tomar, Ourém, Caranguejeira, Leiria, Alvaiázere, Avelar, Pombal, Castanheira de Pera, Espinhal, Senhora do Circo, Padrão, Ceira dos Vales, Vale de Açôr, Vila Nova de Ceira, Ceira, Coimbra, Caneiro, Cidreira, Lorvão, Penacova, Mortágua, Avô e Benfeita. Para as localidades servidas por este emissor e retransmissores, receber televisão terrestre, agora só através da televisão digital terrestre (TDT).

O emissor do Reguengo do Fetal e os retransmissores em questão, servem parte do litoral centro do país. No entanto, com venho informando desde há longa data, muitas localidades dos distritos de Coimbra, Leiria e Santarém, hoje afectados, continuarão a receber o sinal analógico, uma vez que os emissores da Serra da Lousã e da Serra de Montejunto (com grande alcance) continuarão activos até ao dia 26 de Abril.

A próxima etapa terá lugar a 23 de Fevereiro com o desligamento do emissor de São Macário e os retransmissores de: Préstimo, Viseu, Cedrim, Vouzela, Vale de Cambra, Covas do Monte, Santa Maria da Feira, Arouca, Rio Arda, Lalim, Vila Nova de Gaia, Foz, Valongo, Santo Tirso, Caldas de Vizela, Caldas de Vizela II, Amarante, Gondar, São Domingos, Ancede, Caldas de Aregos, Resende, Lamego e Santa Marta de Penaguião.

Para mais informação sobre a recepção da TDT (localização dos emissores TDT, antenas, dicas de instalação, etc.), pode consultar os vários destaques aqui no blogue TDT em Portugal.

Posts relacionados:
TDT: Emissores e Mapas de cobertura
TDT: problemas de recepção, antenas, etc
Apagão analógico em Lisboa afecta 2 milhões de pessoas
PRIMEIRO APAGÃO ANALÓGICO É HOJE - para que tudo fique na mesma…
Falta de cobertura atrasa migração para a TDT
APAGÃO ADIADO EM VÁRIOS PONTOS DO PAÍS!

4 comentários:

Yagi (autor do blog) disse...

A ANACOM refere o emissor de Reguengo do Fetal, mas na lista oficial de emissores e retransmissores de televisão analógica (da ANACOM), não existe qualquer emissor ou retransmissor com a designação Reguengo do Fetal. Eles existem de facto, é só uma pequena curiosidade.

Miguel disse...

Também estou como tu. Nunca tinha ouvido falar dum emissor no Reguengo do Fetal até a ANACOM o ter referido na lista de desligamentos do dia 13 de Fevereiro. E olha que conheço a zona.

David disse...

Yagi,

Fui agora surpreendido porque tenho duas televisões que não estão preparadas para a TDT. Eu pensava que só ia ser desligado o Retransmissor de São Domingos e Lamego no dia 26 de Abril.

Toca a desembolsar... para 4 canais...

Anónimo disse...

David,

Se consultar o site da anacom, vê que está lá a sua localidade no dia 23 de fevereiro (última fase do 1º apagão). Confira aqui http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1105328#n5

Se consultar o documento que já foi aqui divulgado no blog, o PSO1fase, verá que também está lá na parte dos retransmissores a serem desligados no dia 23fev.

http://www.fileden.com/files/2009/3/22/2375024//ANACOM_TDT_Decisao_PSO1fase_2012.pdf

As coisas devem ser sempre preparadas atempadamente, para não acontecer situações em que depois dizem que não sabiam :)

Cumps