terça-feira, 23 de novembro de 2010

TDT: Apagão deixa Aveiro e Coimbra sem sinal digital

Quem já modificou o seu sistema de recepção de sinal TV para a TDT teve hoje uma desagradável surpresa. Durante várias horas, vários dos emissores que dão cobertura a boa parte do litoral centro e norte do país foram simplesmente desligados! Este “desligamento digital colectivo” afectou, pelo menos, os distritos de Aveiro e Coimbra. Alguns dos emissores desligados foram: Vale de Cambra, Águeda, Penedo da Saudade e Ceira. Minutos antes das 15H00 a emissão foi finalmente reposta mas, a esta hora, a potência do sinal TDT em algumas zonas do distrito de Coimbra permanece significativamente reduzida.

Este “desligamento” certamente foi programado e deveu-se a motivos técnicos com a finalidade de proceder a medições ou correcções na rede de emissão. A PTC comprometeu-se a completar a cobertura do sinal TDT até 31/12/2010, recordo. Mas, a verdade é que o arranque oficial da TDT já foi há mais de ano e meio e os emissores hoje desligados já foram instalados há mais de um ano. Desde essa data as interrupções (nesta zona) felizmente não foram muitas, é certo, mas sempre foram algumas. Quem já recebe a TDT há algum tempo nesta zona do país, certamente já se deu conta de algumas interrupções que, nalguns casos e em alguns locais, chegaram a durar vários dias! O que não se compreende é que, por muito poucas pessoas que já dependam do sinal TDT, o detentor da rede pura e simplesmente desligue o sinal numa vasta zona do país sem avisar os telespectadores! Deixar os telespectadores com os ecrãs de televisão negros durante várias horas seguidas, sem aviso, não é seguramente a melhor forma de promover a adesão à TDT! Já não bastam os problemas que a nossa TDT enfrenta, tantas vezes expostos aqui, neste blogue? Será que não houve aviso à população para desta forma não “publicitar” a TDT? Já nada me surpreende!

29/11/2010: O sinal proveniente dos emissores de Coimbra retomou o nível normal. 

Posts relacionados:
TDT: Emissores e Mapas de cobertura
TDT: problemas de recepção
TDT: como melhorar o sinal

7 comentários:

joecurtis disse...

Boas,
outro caso curioso é o facto de o emissor de Abrantes inaugurado em finais de 2009 continua com cortes (muito curtos) várias vezes por dia e até por hora. Não afecta mas irita e de que maneira quem está a ver TV.
Estou a ver que ainda anda tudo muito "Cru" e quem paga sempre é o tele-espectador.
Abraço.
João

t0nito disse...

O que eu noto, pelo menos na minha zona é que quando existem propagações troposféricas, especialmente no verão a TDT desaparece, quando a interferência provocada pela propagação desparece a TDT volta à normalidade. Se este problema não se corrigir desconfi que vai haver bastantes apagões no próximo verão...

Yagi disse...

tonito,

Essa situação é possível que ocorra em determinados locais do país. Eu próprio pude verificar o problema este verão, que até foi bem fraquinho em termos de propagação troposférica. Esse problema era previsível e é quase impossivel de eliminar totalmente mas, infelizmente algumas das opções tomadas quanto à rede de emissores não foi a mais acertada.

Embora já tenha deixado alguns alertas em posts e comentários anteriores, optei aguardar pelo término da implantação da cobertura TDT para fazer novas considerações.

Angélika disse...

Olá,
Moro na zona da Malveira (Mafra) e ontem ficamos o dia todo sem sinal.

Sabem de alguma coisa?
Há algum numero de contacto que se possa ligar?

Como saber quando o problema é do aparelho ou do emissor?

Obrigada
Filipa

Yagi disse...

Angélika,

Pode tentar pedir informações pela linha de apoio TDT: 800200838 ou comunicar a situação à PT (avarias). No entanto, alerto que não deverá depositar grandes expectativas nesse contacto porque, de acordo com experiências passadas (minhas e de vários leitores), normalmente não estão a par das ocorrências.

4throck disse...

Dia 1 de Dezembro também não tive sinal no Cacém. O sinal era 0, logo nenhum dos emissores mais próximos estava activo. No dia seguinte já estava tudo normal.

Yagi disse...

Informação recebida em 9 Dez. do leitor António Cantanhede dos Santos (Maia - Porto):

Desde 2 de Dezembro de 2010 que o apagão é total. Contactada a linha de apoio da TDT – PT fiquei a saber que é uma novidade e nem estão muito preocupados com a situação. É o país que temos. Como é que iremos ser mais competitivos se a maior empresa do país se está a marimbar para os clientes?

O sinal foi reposto na manhã do dia 11-12-2010.