sexta-feira, 21 de novembro de 2008

TDT: Silêncio das autoridades prejudica consumidores

Os concursos já terminaram, as licenças estão atribuídas e o sinal até já está no ar na zona de Lisboa e Setúbal. No entanto, a um mês para o Natal, a época do ano em que mais televisores se vendem, continuam por divulgar oficialmente as características do equipamento necessário para receber o sinal da TDT.

Quando finalmente o inicio das emissões for divulgado nos principais meios de comunicação social, a esmagadora maioria do público vai constatar que não recebe a TDT. Porque o seu televisor não é compatível com a TDT portuguesa! E isto mesmo com aparelhos acabados de comprar!

A manter-se a falta de informação, é mais que previsível que as linhas de assistência das lojas e das marcas de televisores sejam inundadas de chamadas de consumidores julgando que o seu televisor está avariado, porque a TDT tem som, mas não tem imagem!

Quando finalmente forem informados, muitos irão sentir-se enganados, e com toda a razão! Os principais visados serão os comerciantes, embora os verdadeiros responsáveis sejam as autoridades que nada fizeram para informar e alertar o público!

As possiveis razões deste estranho silêncio ficarão para mais tarde…

Eu ficarei satisfeito se este Blog contribuir para alertar nem que seja uma única pessoa!

Aconselho todos os interessados no tema a lerem as mensagens anteriores neste Blog onde esta questão é abordada em pormenor e em caso de dúvida a contactarem as entidades envolvidas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente, coitados daqueles que foram a correr comprar um novo Plasma ou LCD todos com os logotipos de DVB-T e TDT e depois verificarem que têm um sitonizador banal, que apenas funciona nos países vizinhos. Sinceramente alguém tenha mão neste País. Obrigado pelo Alerta.

Anónimo disse...

De certeza que não és a única pessoa a informar, as tuas informações circulam pelos diversos fóruns de satélite e TDT, agradeço-te por continuares a informar PORTUGAL. Digo-te mais já informei algumas grandes superfícies dos televisores compatíveis e muitos dos meus amigos já compraram os que funcionam com MPEG-4. Neste último mês, na minha zona, venderam-se mais de 2 dezenas de LCDS compatíveis, graças às tuas informações.

Anónimo disse...

A mim ja me alertou! Tinha acabado de comprar um LCD quando descobri o blog, e verifiquei q n dava para receber em mpg4! Fui logo ao outro dia trocar pelo modelo a seguir! Obrigado pela informação!! :)

popyfm disse...

e em relaçao a dispositivos usb?
eu tenho isto http://www.twenga.co.uk/reviews-PCTV-Hybrid-Pro-Stick-330e-PINNACLE-TV-tuner-card-82325-1-0-0

posso receber TDT na forma como esta a ser feita cá?

Anónimo disse...

Popy,

Sim mas tens que ter codecs h264. Se calhar esse modelo não traz, não sei. No entanto é relativamente fácil "encontra-lo" na net, por exemplo o pack k-lite é capaz de ter, cyberlink ou outro parecido. Precisas é de um programa que dê para escolher o codec que se pretende. Procura por ProgDVB ou AltDVB por exemplo.

Yagi (autor do blog) disse...

Os dispositivos USB fazem a descompressão do sinal por software. Logo basta ter o codec mpeg-4 h.264 instalado no computador (é instalado por vários programas como o cyberlink, etc). Mas a única forma de ter a certeza que tudo funciona bem é experimentar.