Chegou hoje às televisões a nova publicidade à TDT. Dando seguimento à publicidade que passou em Março, o lema agora é a “obrigatoriedade da mudança”.
No pequeno spot publicitário repete-se a “mensagem” de que quem não tem televisão paga, se não fizer nada, irá ficar sem televisão. Mais uma vez, não se explica o porquê da mudança nem tampouco se mencionam as vantagens de mudar para a TDT. Mas compreende-se porque não se aborda as vantagens, uma vez que são quase nulas para a maioria da população! A TDT portuguesa, ao contrário de praticamente todas as congéneres, até á data, mantém a mesma oferta de canais da televisão analógica.
Tal como na primeira publicidade, sob o pretexto de se alertar para a mudança, acaba por se fazer publicidade à televisão paga! Além disso, a mensagem sugere que quem tem televisão paga não tem que se preocupar com o fim da televisão analógica, o que nem sempre é o caso. Muitas famílias têm televisão paga em um ou dois (ou três) televisores mas, dependem do sinal analógico da televisão terrestre para os restantes televisores. Logo, nem só quem não tem televisão paga será afectado.
Faltam pouco mais de 3 meses para o (suposto) inicio do apagão analógico no Continente e 10 dias para o apagão analógico das zonas servidas pelo retransmissor da Nazaré. Os dados mais recentes sobre o grau de migração para a TDT datam de Novembro de 2010 e indicam que apenas 1,1% dos portugueses sem televisão paga já mudaram para a TDT. Hoje, a tão curta distância da data programada para o início do “apagão” a nível nacional, embora superior, essa taxa deverá permanecer baixíssima. É aliás sintomático que não estejam disponíveis dados recentes, pois revelariam o enorme atraso de Portugal na migração para a televisão digital terrestre. Em contraste, tal como comentei anteriormente, a ANACOM disponibiliza trimestralmente dados estatísticos sobre televisão paga.
Ao contrário do que sucedeu com a primeira campanha, que não passou na TVI, agora, tanto a RTP como a SIC e a TVI estão a passar o spot publicitário. Aparentemente, a ANACOM (ou o Governo) conseguiram convencer a SIC e a TVI a passar esta publicidade. Será que houve contrapartidas?
Entretanto, após um aparente “descanso para férias”, a PT retomou a instalação de emissores de TDT, tendo informado da entrada ao serviço de mais dois emissores: Lagos Norte e Aldeia de Juzo. Dos 180 emissores anunciados, estão em funcionamento 171. Destes 171, 17 foram activados após 31/12/2010, data limite concedida à PT para assegurar a cobertura de 100% da população.
Video da publicidade (com Leonor Poeiras)
Video da publicidade (com Paulo Bento)
Agora um dos vários spots de publicidade à TDT espanhola. Vejam a diferenças...
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9 comentários:
Cada vez que passa esta publicidade na TV fico mais indignado!!
Basta de tratarem os portugueses como "atrasadinhos"!
A TDT não é a televisão dos velhinhos!
A TDT não é a televisão dos pobres!
A TDT não é a televisão do "povão"!
A TDT é a Televisão De TODOS os portugueses!
é verdade Yagi , continuam com mesma ideologia de sempre, com famosa frase de sempre , Se não tem televisão paga a partir de Janeiro vai deixar de ter televisão, mude já para a TDT , parece o slogan de um agente da MEO " se não tem televisão a partir de Janeiro vai deixar de ter televisão" quem não sabe o que é a TDT, poderá ate ficar iludido que a TDT é um serviço pago.
aqui fica outro anuncio da segunda campanha
http://youtu.be/totA7WzpUBE
Só gostava era que a anacom revelasse em quanto ficou a publicidade?
É que os membros "famosos" usados não ficam nada baratos para uma publicidade televisiva.
Será que esse dinheiro (e muito do que tem sido usado em "colóquios" e "apresentações") não dava para pagar o valor que a RTP Memória dá em receita ao estado?
Não seria melhor incentivo só usar pequenos espaços nos jornais e nalguns programas de televisão (e a entrada de mais um canal no espectro livre era o bastante para irem aparecendo reportagens nas televisões) e o interesse da população por poder aceder a um novo canal?
Isso chegava e sobrava para criar interesse pela TDT sem levantar tanta confusão como acontece com esta publicidade.
Nos outros países europeus a ideia de ter mais canais chegou para interessar a população...cá temos o interior e o norte onde as antenas apontam para espanha, e o litoral que só vai ter por hipótese pagar para ver televisão (para além do que já se paga na factura da edp).
Já repararam que os sintonizadores que aparecem nestes spots são todos da marca Easy Home?
Sim já tinha reparado. Dos dois receptores, um nem sequer foi testado e segundo a DECO está em fase final de comercialização, o outro tem uma qualidade global de apenas 49%!
Meu Deus, como os portugueses são ingénuos!
Nem fazendo um desenho, algumas pessoas acordam e percebem o que se está a passar...
Não admira que "certas" entidades façam gato sapato de nós!
Assim, este país não vai longe...
Um dos receptores passados, o Nano (aquele que parece um disco externo), ainda por cima é provavelmente o pior receptor que alguma vez testei.
Tive a infeliz decisão de comprar (ainda por cima sem grandes hipóteses de escolha na altura) 2 exemplares desta porcaria e problemas não faltavam aos dois: Desde não sintonizar o 5 canais do mux, falhar do nada a emissão numa instalação estável com o emissor em linha de vista, só funcionar por vezes deitado até mesmo não querer ligar quando lhe apontamos o comando para tal! Foram logo devolvidos o mais depressa possível...
Quanto à campanha, não gosto dela. Mas... infelizmente verdade seja dita: A maior parte da população portuguesa só se mexe assim. E acho curiosa a estratégia do "Janeiro", pois toda a gente (menos os mais informados) acredita que será em Janeiro o switchoff. Assim teremos um apagão de "sucesso" em Abril. Espertos... (ironia)
Só que há pessoas que não querem pagar nada para mudar (pudera...) e pensam que é só chegar à instalação actual e "procurar a TDT na televisão". Conheço uma pessoa que me pediu isso na semana passada e eu tive que lhe explicar que não era bem assim que era preciso comprar o receptor e reorientar a antena. Essa pessoa disse que pensava que não era preciso gastar dinheiro e que preferia continuar como está (RTPs e SIC com chuva e não apanha a TVI)
Bem, esperemos pelo desenrolar dos acontecimentos...
tenho uma loja de electrodomésticos em trás-os-montes com o meu marido e a tdt têm se tornado num pesadelo.preferia que não tentassem explicar às pessoas na televisão com spots publicitários ou com reportagens da treta com pessoas a falarem com "palavras caras" porque só estão a baralhar os mais idosos.Provavelmente iremos dar umas palestras às pessoas na aldeias para ficarem mais descansadas e esclarecidas porque há aqui muita gente com medo porque não querem pagar mensalidade para ver os 4 canais no próximo ano.
É também de lamentar pessoas no meu ramo de profissão a dizerem que o receptor vem sempre com uma antena xpto que custa um absurdo. e de quem é a culpa verdadeiramente: é do estado...porque não informa como devia, e não era preciso muito: copiavam a publicidade espanhola e traduziam
4 canais são muito poucos canais em relação ao que os Espanhóis oferecem.
Está-se mesmo a ver que aqui em Portugal, só estão interessados no dinheiro, daí não haverem mais canais na TDT.
Outra coisa é a publicidade, que devia especificar que a TDT é gratuita e é para todos os portugueses, bem como deviam dizer que quem não tiver TV paga nas em todas as TVs de casa terá que colocar TDT nas TVs em que não tem serviços pagos, bem como deviam deixar uns contactos no final da publicidade para a pessoa ligar para se informar como devia ou podia aceder à TDT na sua casa, estas e muitas outras, muita gente não sabe, só sabe mais ou menos, quem anda mais ou menos atento às novidades no mundo tecnológico, entre outras poucas áreas ligadas a esta área.
Com certeza, ainda faltam imensas mudanças na publicidade, porque de facto, não está ali nada apresentável.
Não sei como é que vamos fazer para que até 12 de Janeiro e entre 26 de Abril todo o país use a TDT, mas pronto, vamos ver no que vai dar.
Outra coisa, é o ADSL e Fibra da PT que ainda não chega a todo o lado.
No meu caso estou à espera de MEO ADSL talvez para o ano que vem e depois terei que colocar TDT em duas TVs porque essas não terão acesso ao serviço MEO ou ZON, por outro lado podia ter ZON Fibra aqui e ter 42 canais em todas as TVs da casa, mas no entanto não me parece que esse serviço cá chegue, porque sou atualmente cliente ZON Satélite e SAPO ADSL, mas até agora só há aqui Satélite, isto é, com exceção para o ADSL do SAPO que só me permite ter Internet a 6Mb do contrato de 8Mb, espero que no próximo ano venha a ter MEO ADSL aqui em casa, embora o meu desejo fosse ter MEO Fibra, sou da Lousã, mas não da vila, pelo que aqui nesta pequena aldeia a menos de 2/3Km da vila, não há MEO ADSL e já me disseram que há em toda a minha freguesia (Lousã), disseram-me para contactar a PT em Janeiro de 2012 por previsões para o serviço MEO ADSL, uma vez que não ia ser possível colocar aqui MEO Fibra tão cedo, uma vez que o projeto para a minha aldeia e arredores, é bastante elevado, embora me tenha dito o seu valor, mas não o divulgo.
Hoje ligaram-me por causa de um teste de cobertura do MEO Fibra, porque eu tinha um nível de cobertura médio de fibra ótica na minha zona, o que me souberam responder, foi que o valor médio, queria dizer que já existiam zonas ou casas cobertas com fibra ótica por aqui, o que acho uma absoluta mentira, uma vez que não vejo nada de PDOs ou outras coisas por aqui, que eu saiba ninguém neste concelho tem MEO Fibra, o ADSL ainda está para durar.
Até 2013, está previsto que o MEO ADSL chegue a todo o país ou pelo menos, quase todo, e espero que eu possa ter este serviço em 2012 em 2 TVs, bem como TDT em mais 2 TVs, isto por causa de não existir cabo, nem fibra ótica de qualquer operadora na minha zona.
Mas pronto, há que aguardar por melhores dias, quanto à TDT e aos restantes serviços pagos, MEO, ZON, etc.
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