quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Televisores: menos de 5% estão preparados para a TDT

A crer em dados da empresa de estudos de mercado GFK, entre os meses de Janeiro e Novembro de 2009, foram vendidos em Portugal 247.000 televisores com sintonizador TDT e suporte da norma MPEG-4. Ou seja, aptos a receber a TDT portuguesa sem necessidade de receptor ou adaptador externo.

Se tivermos em conta que em Portugal existem aproximadamente 3.7 milhões de famílias, que possuem, pelo menos, um receptor de televisão, rapidamente chegamos à conclusão que a percentagem de televisores preparados para receber a televisão digital terrestre portuguesa é inferior a 5%, tanto mais que, em anos anteriores, a disponibilidade no mercado português de televisores com TDT MPEG-4 foi muito reduzida. Se tivermos em conta os aparelhos presentes fora do lar, como espaços comerciais, consultórios, etc, esta percentagem será ainda mais reduzida.

Estes números, revelam que apenas a aproximadamente dois anos e meio da data prevista para o desligamento do sinal analógico, o nível de adaptação para a TDT é ainda muito baixo e reforçam a importância da necessidade de disponibilizar no mercado adaptadores TDT MPEG-4 a preço acessível. A maioria dos portugueses, recorde-se, apenas recebe o serviço "básico" de televisão,via antena terrestre.

A nível global estima-se que em 2009 tenham sido vendidos 205 milhões de televisores, sendo 69% do tipo LCD.

Noticias relacionadas:
TDT - O que correu mal?
Esclarecimento da Anacom sobre a TDT

3 comentários:

Yagi (autor do blog) disse...

Solicito que após publicarem comentários, verifiquem a caixa de correio do e-mail associado à identidade utilizada. Só assim poderão receber eventual resposta, em privado, do autor do Blog. Obrigado.

xaikes disse...

Há quem compre carro com sintonizador analógico/digital na Mercedes e mesmo assim não consiga ter acesso(meu caso->ainda tenho de ver melhor).
Quanto às televisões, existe pouca procura pois os serviços satélite e cabo expandem-se mais rápido e a oferta é muito curta(mesma que analogico).A própria divulgação,como foi feita referencia noutro "post" é nula,muita gente ainda não sabe que está disponível.
Para piorar a tradição portuguesa é deixar tudo para a ultima...

Yagi (autor do blog) disse...

A recepção móvel da TDT (DVB-T) em Portugal será praticamente impossível, pelo menos nos anos mais próximos. Apenas muito próximo dos emissores será possível captar o sinal com intensidade suficiente. Não esquecer que os equipamentos devem ser DVB-T MPEG-4/H.264 e AAC.