segunda-feira, 13 de abril de 2009

Emissão definitiva da TDT disponível para teste

O sinal da TDT ainda não chegou ao seu local de residência? Gostaria de apreciar a qualidade das emissões da TDT?

A Portugal Telecom disponibilizou há poucos dias um ficheiro com uma amostra do stream definitivo da TDT. Trata-se de uma gravação de uma emissão da TDT, para que os fabricantes de equipamentos TDT interessados possam comprovar a compatibilidade dos seus aparelhos com a TDT portuguesa. O ficheiro em questão tem a duração de apenas alguns segundos, no entanto é o bastante para o fim a que se destina.

Para visualizar o ficheiro pode utilizar o conhecido programa VLC, um media player gratuito. Após abrir o ficheiro, e como a duração do video é muito curta, é aconselhável colocar o ficheiro em loop. Isto faz-se acedendo a Lista de reprodução/Show Playlist.

Ao abrir o ficheiro será exibido apenas um canal. No entanto, o ficheiro contém o Mux A completo! Ou seja, toda a informação transmitida: 5 canais de TV, o guia de programação e outra informação. Para “mudar de canal”, basta aceder a Playback/Program e seleccionar o programa pretendido.




Se o seu televisor tiver entrada HDMI (ou DVI), pode ligar a saída digital (DVI ou HDMI) da placa gráfica do computador ao televisor e dessa forma apreciar melhor a qualidade de emissão. Para os melhores resultados regule a resolução da placa gráfica para a mesma resolução do televisor. Por exemplo, se o seu LCD suporta 1360x768, regule a resolução da placa gráfica para esse valor.

Nesta emissão particular, como poderão comprovar, o canal de alta definição transmite uma vulgar emissão em resolução standard (4:3 - 720x578) da TVI, que foi transformada em HD (16:9 - 1280x720). Neste caso concreto, não se trata portanto de verdadeira alta definição (não é HD nativo).


A tabela seguinte contém a repartição do bitrate do video desta emissão, por programa. Como a multiplexagem é estatística, o bitrate utilizado por cada um dos programas não é fixo, antes varia no tempo.

Relativamente ao audio, o mesmo sofreu alteração relativamente ao primeiro ficheiro disponibilizado. Agora é utilizada a compressão MPEG-4/AAC com um bitrate médio aproximado de 100Kbps (no stream amostra pelo menos).

3 comentários:

Hugo disse...

Podia meter outro link com o ficheiro...o link não parece estar acessivel.

Unknown disse...

Com jeitinho dava para ter os 4 canais em HD.
Aproveitar que cá em Portugal somos especialistas em compressão mpeg.

Yagi (autor do blog) disse...

Os links estão a funcionar correctamente.