sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

TDT: a opinião dos leitores

Terminado 2008, terminou também o prazo para responder aos dois inquéritos lançados aos leitores do blog TDT-Portugal.

À pergunta "Acredita que a TDT vai arrancar em Abril 2009?", a resposta "Não" venceu com 57% dos votos.

À pergunta "Quanto está disposto a pagar pelo adaptador TDT?", a maioria respondeu que 50€ seria o preço limite e 26% respondeu não tencionar comprar. Estes valores corroboram os resultados do inquérito do OberCom em que 82,5% dos inquiridos respondeu que não deveria ser o consumidor a pagar o adaptador. Os dados completos estão nos gráficos seguintes:



A todos os que participaram, o meu obrigado. Já estão disponíveis dois novos inquéritos: "O seu televisor principal tem sintonizador de TDT?" e "Quantos televisores tem em casa?".

4 comentários:

Anónimo disse...

se souberem, gostava que me tirassem esta dúvida:
a TDT arranca em Abril de 2009... como será feita a cobertura? demorará a chegar a todos os locais começando só por grandes cidades, ou rapidamente estará noutos locais?
obrigado

Yagi (autor do blog) disse...

Irá começar pelas principais zonas populacionais e depois será extendida às restantes localidades. Os prazos dependem da PT e das obrigações estabelecidas pela Anacom. Em principio, em Abril a zona azul do mapa já deverá ter cobertura do Mux A (canal 67).

Hugo disse...

Em Abril, a zona azul toda? Olhe que não :) Em Abril devem estar os maiores centros populacionais. Convém não esquecer que a Grande Lisboa e o Grande Porto (mais de 3 milhões de pessoas) se cobrem com pouco mais que meia dúzia de emissores, mas daí para a frente, o esforço é bastante maior.

Yagi (autor do blog) disse...

A obrigação é a cobertura de 99% da população do litoral (mapa azul) o mais tardar até 18 meses após a emissão do título (licença). No entanto a PT prometeu ser mais rápida, inclusivé terminar as emissões analógicas em 2011 (1 ano antes).

Claro que algumas zonas de cobertura mais dificil vão ter que esperar mais, como escrevi no post de 28/05/2008.