Não posso deixar de estranhar a falta de interesse da comunicação social relativamente à TDT portuguesa. À uma semana que os quatro canais nacionais estão disponíveis na TDT, em emissão experimental, para a região de Lisboa. Marco importante na história da televisão em portugal, mas estranhamente ignorado pelos media portugueses. É sabido que os canais privados não estão muito entusiasmados com a TDT, afinal é devido à TDT que vão ter a concorrência de mais um canal. Mas, e a televisão pública? Será que necessita da autorização de alguém para noticiar o evento?
A quem beneficia a ignorância do público? Estarão os media a alimentar conscientemente a ignorância dos portugueses relativamente à TDT na expectativa de facturar mais com as campanhas publicitárias que se adivinham?
E a Anacom? Porque razão não divulga publicamente os requisitos técnicos da TDT portuguesa, para que consumidores e comerciantes tomem decisões conscientes?
2 comentários:
Milhares de portuguese já têm Plasmas, LCD's e gravadores de DVD com sintonizador de TDT. Sintonizador que funciona em Inglaterra, Alemanha, Suiça, Espanha..... MAS, é claro que a PT com a conivência da ANACOM arranjou maneira de que para nós vermos a TDT, mesmo os canais livres, tenhamos que adquirir uma nova box (certamente por um custo baixo, mas que sempre é mais um lucrozinho para a PT) pois vai emitir num protocolo de TDT que os nossos televisores com sintonizador incorporado não conseguem descodificar.
Meus caros preparem-se: vão ter que comprar mais uma box e gramar com ela, mais os cabos e mais um comando na sala!!! É para isto que serve a ANACOM? E o superior do interesse do cidadão?
P.S.- não me venham com a conversa do algoritmo MPEG4 ser mais moderno e melhor pois é mentira. Tem uma compressão mais elevada e não tem a mesma gradação de cores que o TDT MPEG2 usado pelo resto da Europa - salvo os farnceses, claro).
O pior é que eu já comprei 2 boxes que se dizem compatível com MPG4 H.264 na Pixmania e nada de SOM. Uma da PHILIPS e outra da SAGEM HD igual à da MEO. Para mim portugal revela e revelará sempre a sua mesquinhez e pequenez!
Enviar um comentário