sábado, 16 de novembro de 2013

Canal da sociedade civil a caminho da TDT?

Em Setembro de 2012, a propósito da noticia da disponibilização da ARTV - Canal Parlamento na TDT, sugeri ocupar as muitas horas "mortas" do canal com programação com origem na sociedade civil e transforma-lo no Canal da Sociedade Civil. Essa sugestão parece ter encontrado acolhimento pelo Governo. Um ano depois, o projecto de contrato de concessão da RTP contempla a criação de um canal destinado à divulgação das instituições, temas e produções da sociedade civil. Escrevi na altura:

Senhores deputados:
Já que não chegaram a acordo para, em nome do interesse público, serem disponibilizados na TDT a RTP Memória, a RTP Informação e/ou até mesmo a RTP Internacional, e insistem em impor a ARTV aos portugueses, deixo-vos algumas sugestões:

Mudem o nome ao canal (por ex. para: Sociedade Civil ou Cidadania TV) e abram o canal à participação da sociedade civil! Se a RTP2 for encerrada, porque não continuar a emitir alguns conteúdos actualmente produzidos para a RTP2? Porque não abrir o canal à participação das universidades? Porque não emitir alguma da programação da RTP Internacional? Porque não emitir alguma da programação da RTP Memória com interesse histórico ou sociológico? Creio que o único risco que se corre é o do canal se tornar minimamente interessante para o público, ou seja, para quem o paga! Mas provavelmente isso é pedir muito… 

Alguns meses após a minha critica acerca do lançamento do Canal Parlamento no limitado espectro da TDT, antes da RTP Informação e da RTP Memória, o share baixíssimo do canal deu-me razão. O canal da sociedade civil terá muito melhor aceitação pelos cidadãos. 

Por enquanto apenas existe a proposta da RTP desenvolver estudos necessários ao lançamento do canal e nem sequer é claro se o canal será disponibilizado em sinal aberto na TDT. Esperemos que não seja mais um canal para ficar no papel, como tem acontecido com o canal do conhecimento e o canal para o público infanto-juvenil!

Posts relacionados:
ARTV na TDT, Políticos:2 – Portugal:0
ARTV Canal Parlamento disponível na TDT
ARTV é vista por 200 pessoas na TDT
RTP Memória e Informação a caminho da TDT?

4 comentários:

Anónimo disse...

Enquanto por cá se discute se entram mais dois canaia na pobrezinha TDT em Espanha o canal TELEDEPORTE já emite em HD

São já seis os canais em HD no pais vizinho e os restantes em 16/9 e aqui?

Anónimo disse...

Bem dito... por aqui no reino da dinamarca as coisas vão-se fazendo... enquanto todos evoluem... portugal recessa. Quando deviam ser os privados os principais motivadores de evolução da tdt... é o contrário... são aqueles que mais lutam para que a tdt caia em desuso ou seja abulida.
País de pelintras é o que temos.
Só para ter-se uma ideia... campeonato nacional de futebol volta a ser transmitido em sinal aberto por decreto... só isto já diz muito.

Xtrabeat disse...

Que é feito de ti Yaggi precisamos de si e do seu espaço sobre a TDT!

Yagi disse...

Continuo tão empenhado na luta por uma TDT digna como no 1º dia. Os meus últimos posts continuam actuais e não há novidades.

Aliás, o post RTP Memória e Informação a caminho da TDT? continua em actualização! Ainda há dias escrevi um comentário. Há também um inquérito em curso!

Quando entender que devo publicar alguma coisa no meu blog, publico.