terça-feira, 24 de março de 2009

TDT - Televisão Digital em Tribunal (act.)

Como noticiado ontem, a ERC confirmou o chumbo de ambas as candidaturas ao concurso do 5º canal de televisão generalista, como aliás era esperado. A Telecinco já informou que irá recorrer ao tribunal e informa no seu site que irá dar uma conferência de impressa hoje à tarde. É uma triste sina a deste país, em que quase todos os concursos públicos acabam em tribunal! A nossa TDT corre o risco de ser jocosamente conhecida por Televisão Digital em Tribunal.

Após o primeiro chumbo da ERC, Paulo Santos (secretário de Estado das Obras Públicas), disse:

«O Governo considera a existência de um quinto canal generalista como uma decisão extremamente importante para assegurar o sucesso da televisão digital terrestre».

«O Governo mantém por isso a sua expectativa sobre a existência de um quinto canal, que seja um apoio muito significativo na fase de transição».

Como irá haver recurso aos tribunais, penso que não será possível lançar novo concurso. O 5º Canal seria um importante (mas talvez insuficiente) incentivo para acelerar a adesão à TDT, e por esse motivo, enquanto esta "trapalhada" não é resolvida, o Governo deveria tratar de encontrar uma alterativa. A RTP parece-me a solução óbvia, uma vez que já tem dois canais "premium" (pagos com os impostos de todos) RTPN e RTP Memória.

Actualização 19h30:
Como anunciado a Telecinco confirmou em conferência de imprensa a intenção de recorrer ao tribunal, interpondo uma providência cautelar afím de impedir o fim do concurso (e consequente exclusão). Anunciou também a intenção de apresentar queixa contra a ERC (Entidade Reguladora da Comunicação Social).

Actualização 2/04/2009:
O Governo, através do ministro Augusto Santos Silva, informou que vai avançar com uma nova consulta pública para decidir o destino a dar ao espaço que ficou livre no Mux A, com o chumbo das candidaturas. E, sem antes ser conhecida a decisão do tribunal.

Links:

4 comentários:

gentil79 disse...

Televisao Digital em Tribunal, Excelente nome. Que tal Televisao Digital aos Trabolhoes, ou ainda Trapalhada Digital Terrestre?

A VOZ DA MÚSICA disse...

Isto é o típico trance que pasan os canais ao adaptarse ás novas tecnoloxías.

Acórdome que en España, no verán do 2005, 4 meses antes de empezar o "relanzamento da TDT" (xa que en España xa esistía esta tecnoloxía dende 1999, grazas a plataforma de pago Quiero TV, que quebrou no 2002) todas as empresas que ían emitir na TDT estiveron debatendo días, días e días para arranxar problemas entre as empresas co goberno

Por certo, aproveito para dicir que en España, quedan 100 días para a 1º fase do "apagado analóxico", que será o 31 de xuño de 2009. Máis info en http://consultatdtlourina.blogspot.com

Saúdos a todos os nosos irmáns dende Galicia (España)

Miguel disse...

Emissão TDI canal TVI HD: http://www.youtube.com/watch?v=hRvWnkCBJP8

gentil79 disse...

emissao em HD, 4:3 esticado? a qualidade é excelente... mas o meu pc com um descodiicador mpeg4 consegue imagens assim tambem.