quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

TDT poderá sair mais cara do que o previsto

Tal como alertei na mensagem de 16/01 (TDT: cobertura do litoral), acabo de receber a confirmação de que de facto alguns de nós teremos que reorientar a antena de UHF ou instalar uma antena adicional para receber a TDT portuguesa.

Resposta recebida do Fórum TDT a questões por mim colocadas:

«Caro(a) Sr(a).: Obrigado pelo seu contacto.

Em relação à questão que nos colocou, informamos que, efectivamente, todas as pesquisas por código postal estão a apontar para Janeiro de 2010 ou Dezembro de 2010, conforme se trate de uma zona incluída na 1ª ou na 2ª fase de implementação. Esperamos, no futuro, enriquecer esta informação.

Quanto às ilustrações de antenas compatíveis com a TDT, verificámos que existia, de facto, uma incoerência, pelo que agradecemos o alerta. A ilustração já foi alterada, uma vez que remetia para uma antena VHF que não permite a recepção do sinal digital terrestre.

A questão da reorientação das antenas já foi posta, também, por outras pessoas e, sendo uma questão importante para o esclarecimento dos portugueses, foi já incluída nas Perguntas Frequentes do site tdt.telecom.pt.»

Fórum TDT - Perguntas Frequentes:

«A reorientação da sua antena estará dependente da localização dos emissores de TDT.
Caso o emissor da TDT da sua área seja, no futuro, o mesmo que é usado actualmente no sistema analógico, em princípio não será necessário fazer ajustes. Caso contrário será necessário reorientar a sua antena.»

Este facto, vai criar alguns transtornos, e pode originar gastos acrescidos a quem tem dois ou mais televisores ligados à antena, seja em moradias ou apartamentos com sistema de recepção colectiva. Esta questão foi já abordada com mais detalhe nas mensagens de 16/01 e 9/02.

Sendo Portugal um dos últimos países da europa a adoptar a TDT e propondo-se fazer o "desligamento" analógico já em janeiro 2011, torna-se ainda mais importante não perder tempo e esclarecer todas estas (e outras) questões, o mais rápido possível, para que a transição para a TDT decorra sem sobressaltos.

Actualização 2/03/2009:
Por determinação do Governo, o "desligamento" ou "apagão" analógico já não poderá ter lugar em Janeiro de 2011. Consultar o post de 26/02/2009.

1 comentário:

Unknown disse...

Espero que seja criada uma aplicação semelhante a esta:

http://www.tdtandalucia.es/tablaCobertura.html?localidad=21010000000&provincias=21&opcion=%2Fsites%2Fdefault%2Ftdt%2FcobTDT%2F-cobTDT&respuesta=mapa&tipoAntena=1

Para saber para onde apontar a antena...

Com o custo de comprar boxs e com "sorte" rodar ou trocar a antena, estou mesmo a ver a adopção do TDT só se fará perto muito perto do switch off.