segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Fórum TDT ignora utilizadores (act.)

Apresentado ao público em 12 de Janeiro último, pelo presidente executivo da PTelecom, o Fórum TDT, «vem garantir que os portugueses tenham acesso a toda a informação relativa à transição da televisão analógica para a televisão digital terrestre (TDT)». (citação)

Passado cerca de um mês da data da sua criação, infelizmente não é o que está a acontecer. A informação disponibilizada ao público é escassa e nalguns casos inexacta ou mesmo errada. Um exemplo, segundo o fórum:

«Se já utiliza a recepção analógica terrestre e dispõe de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até as suas TV’s, apenas necessitará de adquirir o descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264». (citação)

Esta afirmação é inexacta, porque em muitos casos deverá ser necessário substituir a antena de UHF, por não estar adaptada à recepção dos canais utilizados na emissão da TDT. Muitas instalações de antena comunitária terão que instalar um módulo de amplificação adicional para cada Mux da TDT. E, se se confirmar que em algumas zonas os emissores de TDT não serão co-localizados com os emissores de Tv analógica, a maioria das pessoas poderá ter que instalar uma segunda antena de UHF (ou re-orientar a antena actual e perder a emissão analógica).

Também os exemplos de antenas compatíveis pode induzir em erro, porque um tipo de antena ilustrado (antena VHF), não é adequado à recepção de UHF e portanto não permite a correcta recepção da TDT.

Estes "lapsos" são tanto mais incompreensíveis pois nos quadros de pessoal da PTelecom certamente não devem faltar engenheiros de telecomunicações.

É também lamentável que os pedidos de informação do público não tenham resposta.

Estas, e outras situações, fazem-me acreditar que o espaço criado, é mais uma ferramenta de marketing do que outra coisa qualquer.

Nota: logo após o lançamento do fórum tdt, fiz chegar aos seus responsáveis as minhas críticas e sugestões mas, até à data, sem resultados práticos.

Actualização 12/02/2009:
A imagem com exemplos de antenas foi finalmente corrigida. A ilustração da antena VHF (assinalada com X na imagem acima), não apropriada para a nossa TDT, foi removida.

Actualização 19/02/2009:
Boas e más notícias. Boas, porque recebi finalmente resposta às questões colocadas aos responsáveis do fórum TDT (PT). Más, porque confirmam-se as minhas suspeitas e, muitos de nós teremos de reorientar a antena ou instalar uma segunda antena para receber a TDT portuguesa. Esta importante informação já foi disponibilizada na secção das perguntas frequentes do referido fórum.

6 comentários:

Unknown disse...

Por falar em ferramenta de marketing, ja notaram que a PT usa o forum para fazer publicidade ao Meo? isto nao será ilegal?

Yagi (autor do blog) disse...

Ilegal, não acho que seja, porque a PT até é fundadora do fórum. Mas para evitar este e outro tipo de situações o fórum, ou outro tipo de site oficial, deveria ser responsabilidade de uma entidade autónoma e com dever de isenção, como a ANACOM.

Errado é com certeza, publicar títulos de notícias sobre tdt com a indicação de que se clicar-mos no link temos acesso à notícia completa e depois chegamos à conclusão de que para ter acesso à notícia só comprando a edição impressa do jornal ou revista! Vejam em Notícias e Novidades, as notícias do DE e da TV 7dias, por exemplo.

Anónimo disse...

Boa noite. Gostava de tirar uma dúvida. A minha pergunta é a seguinte: em que é que a mudança de sinal analógico para digital afectará os operadores por cabo, como a TVTEL, Cabovisão e a ZON? É que eu tenho televisão por cabo (TVTEL), estou desde Dezembro para comprar um televisor LCD, mas continuo sem saber se valerá a pena fazer um investimento de mais 200 ou 300 euros num televisor já equipado com um sintonizador TDT com MPEG 4. Se alguém me puder esclarecer, eu agradeço.

Yagi (autor do blog) disse...

Comprar um televisor já compatível com a nossa TDT (MPEG-4) dá-nos a possibilidade de continuar a ver televisão depois do "desligamento" analógico, sem ter que recorrer aos operadores de cabo ou satélite.

Quem já é cliente de um operador de cabo ou satélite, poderá continuar a vêr os canais por cabo ou satélite. Os canais da TDT também vão estar disponíveis via satélite. Alguns canais da tdt podem não ser disponibilizados por alguns operadores de cabo, tal como muitos canais do cabo não estarão disponíveis na tdt.

Djzleite disse...

sendo a frequência de 842mhz em zonas onde o sinal seja forte poderá usar-se dois fios de cobre de 9cms ligados directamente à ficha macho (um à massa - e outro a vivo + ).
Esta frequência sendo muito alta tem maiores problemas de propagação. As antenas que temos nem sempre atingem esta banda tão alta. Em casa uso dois fios de cobre e recebo muito bem pois estou a 1km da antena do Bonfim. Liguei com um T de antena onde entra a tv cabo de um lado e os fios aparafusados à ficha macho do outro lado e desta forma tenho os 4 canais digitais alem dos analógicos da tv cabo. Decepcionado com o facto de termos só 4 canais disponíveis. De resto impecável a ausência de fantasmas e areia.

Anónimo disse...

eu quero me rir muito...
mas muito mesmo...
o que vai ser daquelas familias em que o agregado familiar nao chega
nem para comer ....
e ter que investir em equipamento na oasa dos 200€ alguem perguntou aos portugueses se queriamos mudar?
se havia sequer condições para albergar um projecto desta natureza
no qual mais uma vez e não será a unica...
que continuemos a ser apertados desta maneira...
quem disse que havia liberdade de expressão ou liberdade de usufruir legalmente e igualmente de serviços que todos tivessem acesso a qualidade de vida?
um dos servicos no qual o estado deveria ser como tem sido ate agora o fornecedor do serviço para todos os cidadãos,deixem de pagar altissimos salarios a essa casta de funionarios colocados especificamente na area de gestão
agora pensam que mais uma vez o povo seja privado,como será que irão passar o tempo aquelas pessoas que estão desempregadas?
ass.quim