quarta-feira, 11 de maio de 2016

Conferencia "Televisão Digital Terrestre: uma solução urgente"

A Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto vai realizar, no dia 24 de Maio de 2016, a partir das 15h00, no Auditório do Novo Edifício da Assembleia da República, uma Conferência subordinada ao tema “Televisão Digital Terrestre: uma solução urgente”.

De referir que o Bloco de Esquerda o PEV e o PS apresentaram no dia 6 de Maio projectos de lei e de resolução afim de, nomeadamente, aumentar a oferta de canais da TDT. Propostas semelhantes haviam sido chumbadas pelo anterior Governo (PSD/CDS). A proposta do PS recomenda ao Governo que "desencadeie as diligências técnicas necessárias e prepare as alterações indispensáveis ao quadro normativo em vigor para que os serviços de programas do serviço público RTP3 e RTP - Memória sejam disponibilizados na Televisão Digital Terrestre (TDT) no mais curto prazo possível".

Desde 2008 o blogue TDT em Portugal tem liderado a divulgação e defesa da TDT no nosso país, através do blogue, apelos directos aos governantes, criação de uma petição e da participação em inúmeras consultas públicas. A luta pela disponibilização da RTP 3 e da RTP Memória vem já desde 2009, ano que que o blogue TDT em Portugal criou e enviou às autoridades a petição pela disponibilização da RTP-N (actual RTP3) e RTP Memória na TDT. O blogue tem igualmente criticado o papel da RTP na introdução da televisão digital terrestre em Portugal. De facto, a televisão pública não só não cumpriu o seu papel (fazendo letra morta de todas as recomendações) como tem participado activamente na promoção das plataformas pagas, o que é incompatível com a sua missão de operador público!   

Não é possível invocar mais desculpas e continuar a utilizar o serviço público para promover negócios privados em claro detrimento da plataforma de TDT, ou seja da televisão de todos, em sinal aberto! 

Os estudos estão feitos. São conhecidos os problemas e as soluções. O autor do blogue TDT em Portugal saúda estas iniciativas que fazem eco do desejo manifestado pela maioria da população e faz votos para que o Governo rapidamente passe das palavras aos actos.

A consulta do programa e inscrições na conferência podem ser efectuadas até ao dia 22 de Maio, num formulário electrónico que pode ser acedido através da seguinte ligação: http://app.parlamento.pt/s?i=tvdig

13/05/2016:
Os projectos do PS, BE, PCP e PEV foram hoje aprovados por unanimidade no plenário da Assembleia da República.

25/05/2016:
O video da conferência pode ser consultado aqui.

11/07/2016:
O Governo através de Resolução do Conselho de Ministros de 8/07 determinou:
  • A reserva de capacidade no Multiplexer A para difundir dois canais em definição SD, de modo a permitir que a RTP desencadeie de imediato as diligências necessárias para que os serviços de programas RTP3 e RTP Memória sejam disponibilizados no serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre
  • A reserva de capacidade no Multiplexer A necessária a dois serviços de programas televisivos em definição SD, de modo a possibilitar a abertura de concurso público para a atribuição de licença de mais dois serviços de programas televisivos de acesso não condicionado livre. 
  • Substituir os tempos reservados à publicidade na emissão da RTP 3 e RTP Memória na rede de televisão digital terrestre por espaços de promoção e divulgação cultural.
16/07/2016:
O Governo garante que RTP3 e a RTP Memória ficarão disponíveis na TDT antes do final de Setembro.

Posts e docs relacionados:
TDT, Política e Democracia
Futuro da TDT - contribributo Blogue TDT em Portugal (doc PDF)
Documentação TDT
Petição TDT
Videos TDT
Projecto de Lei 98/XIII
Projecto de Lei 185/XIII 
Projecto de Resolução 282/XIII
Projecto de Resolução 298/XIII   

 

5 comentários:

Yagi (autor do blog) disse...

A conferência demonstrou que o que se sabia: há consenso político para disponibilizar numa primeira fase a RTP Memória, RTP3 e rádios. Posteriormente, após estudos, aumentar a disponibilidade para os privados.

Constatei que a indignação dos intervenientes era proporcional ao conhecimento que tinham das matérias deste processo vergonhoso da TDT!

Reconheci em várias intervenções os argumentos que tenho invocado nas minhas criticas. Há anos que venho denunciando a artimanha do HD, utilizada para bloquear a entrada da RTP Memória e da RTP3. Finalmente há cada vez mais pessoas que já perceberam o jogo dos privados. Igualmente para a critica à RTP (inclusivamente neste post) pela constante promoção dos operadores de TV por subscrição com o HD e o UHD em detrimento da TDT. A farsa dos concursos da TDT paga que denunciei apresentando provas, etc. Felizmente cada vez mais pessoas partilham estas denúncias.

Todas estas denúncias têm anos e estão documentadas aqui no blogue e nas consultas públicas. Tardou, mas finalmente os políticos não podem continuar a ignorar aquilo que há anos designo de SABOTAGEM.

"Agora é que é!", garantiu Edite Estrela. Após 7 anos de politica do empata é mais do que tempo.

O post foi actualizado com link para o video da conferência.

Nelson disse...

A ver vamos, como diz o cego... Infelizmente fala-se muito, todos concordam mas passar das palavras aos actos parece difícil.
Tenho recebido muitas propostas do serviço pago da PT-MEO e quando me perguntam se tenho apenas "os 4 canais" respondo que tenho 5 canais e mais um a preto... Os telefonistas do markting nem fazem ideia do que estou a falar.

Yagi (autor do blog) disse...

"Infelizmente fala-se muito, todos concordam mas passar das palavras aos actos parece difícil."

Fala-se muito, diz-se pouco e faz-se ainda menos! Já esteve mais distante. Haja esperança!

CMatomic disse...

A ver vamos , mas miguem ainda falou em datas , a quando da disponibilização da RTP 3 e RTP Memoria , sou espero que os canais não tenha versões diferentes,uma versão para cabo a outra para a TDT, se for gera-se descriminação, tal como acontece com canal da ARtv inventaram a desculpa pelo preço a pagar no espaço na TDT , mas na realidade esse mesmo espaço esta ocupado 24 horas por dia .
E o HD mais uma vez a ficar adiado , não estou aqui dizer que a SIC e TVI têm razão , mas deveria haver pelo menos um canal HD na TDT , é claro para isso deveria-se abrir um novo MUX , mas as coisas deveriam ser feitas bem , sem iludir as pessoas fazer pensar que estão haver HD , pois chamar HD a um canal com bit-rate a baixo dos 12 Mbit/s é vender gato por lebre .
Mas o real problema da TDT não é falta de canais nem a qualidade de recepção ,o problema da TDT foi mesmo o desprezo , pois a RTP.SIC e TVI , não mostraram qualquer interesse ate a pouco tempo , pois podiam ter disponibilizado serviços hbbtv , não o fizeram nem se ouve falar, nem mostram estarão interessados a disponibilizar esses serviços , mas já se queixam do netflix e afins .
Outra questão é a TDT complementar que esta sobre o domínio da MEO , mas porque não se segue o exemplo da Freesat,Saorview ,fransat,tivusat ?

Yagi (autor do blog) disse...

"Mas o real problema da TDT não é falta de canais nem a qualidade de recepção ,o problema da TDT foi mesmo o desprezo , pois a RTP.SIC e TVI , não mostraram qualquer interesse ate a pouco tempo..."

É igual, pois o facto de haver apenas 4 canais é sinónimo de "desprezo" por parte dos operadores! E SIC e TVI não mostraram qualquer interesse genuíno, nem antes nem agora! Só a RTP e após muita pressão, como está documentado aqui no blogue.

Como tenho escrito, enquanto conseguirem manter a situação actual não lhes interessa disponibilizar mais canais seus na TDT.