terça-feira, 3 de maio de 2011

TDT: cobertura não está terminada! (act.)

Ao contrário do que um alto responsável da Anacom informou, a instalação da rede de emissores TDT não ficou concluida no final de 2010! O blogue TDT em Portugal, em diversas ocasiões, manifestou estranheza pela contradição entre as declarações da Anacom e a informação prestada ao público pela PTC que recordo, informa que a rede de emissores ainda irá ser reforçada. Recordo que em Fevereiro um administrador da Anacom afirmou:

«instalação da rede, coberturas, está tudo montado», «as obrigações de cobertura da totalidade do território…foi concluído até ao final do ano passado».

Agora é o próprio site oficial (da PTC) que comunica a entrada em funcionamento de novos emissores:

Segunda-feira, 2 de Maio de 2011
Entrada em funcionamento de mais 4 emissores TDT
Nos últimos dias entraram em funcionamento mais quatro emissores TDT:
Avis (39° 3'13.20"N; 7°53'26.08"W) – cobertura indoor de Avis;
Bufão - Ponte de Sôr (39°16'43.50"N; 8° 4'18.90"W) – cobertura outdoor de Ponte de Sôr;
Gaia – Castelo (41° 8'24.82"N; 8°37'28.84"W) – cobertura indoor de Gaia;
Odivelas – Centro (38°47'10.43"N; 9°10'53.46"W) – cobertura indoor de Odivelas.
Estes quatro emissores emitem o sinal digital no canal 67 da banda UHF (838-846 MHz). Até ao final do mês de Junho, será realizada uma alteração da frequência destes emissores, pelo que a partir dessa altura deverá sintonizar o seu equipamento no canal 56 da banda UHF (750-758 MHz).
Existem actualmente 157 emissores TDT activos em Portugal.

Este desenvolvimento (na minha opinião) põe em causa a credibilidade da entidade reguladora. Afinal, tal como afirmei a 1/01/2011, a PTC não pode ter cumprido com a obrigação do titulo habilitante do Mux A da TDT pois, nem terminou a cobertura terrestre, nem disponibilizou a recepção complementar DTH (satélite) a tempo de garantir a cobertura de 100% da população até 31/12/2010. O facto da PTC ter um serviço DTH (MEO) capaz de fornecer o acesso a qualquer cidadão não pode ser considerado como prova do cumprimento da sua obrigação de cobertura da TDT pois, se assim fosse, então a PTC teria logo assegurado o cumprimento dos 100% de cobertura da TDT no próprio dia em que lhe foi entregue o título habilitante do Mux A, em Dezembro de 2008!

A última coisa que a TDT portuguesa necessitava era um regulador desacreditado, mas creio que agora não restam dúvidas que (no minimo) a verdade tem sido distorcida. Claro que isto levanta questões muito sérias que outras pessoas ou entidades responsáveis poderão desenvolver nas instâncias próprias. Haja interesse e coragem.

5/05/2011:
Boas notícias! Ao que tudo indica ainda durante o mês de Maio, Tondela (e arredores) será servida por um emissor TDT localizado na Serra do Caramulo. Também em Maio na Lousã (Trevim) poderão ter inicio emissões TDT. Caso o emissor seja efectivamente instalado no topo da Serra da Lousã (Trevim), é previsível que a potência seja relativamente baixa (<100 Watts) e com restrições à emissão ou seja, não deverá emitir em todas as direcções. Também ainda em Maio poderá também arrancar um emissor na Serra da Padrela - Vila Pouca de Aguiar.

9/05/2011:
Informação recebida de um leitor aponta para a futura instalação de um emissor TDT próximo do Castelo de Marvão. Os trabalhos estão ainda na fase inicial.

Posts relacionados:
TDT: linha de apoio desmente Anacom
TDT: ANACOM nega evidências
PTC falha meta de cobertura da TDT
TDT: crime sem castigo?

10 comentários:

Miguel disse...

Estive hoje ao pé do retransmissor de Mira d'Aire e realmente está lá uma antena de UHF no topo da torre, virada para a zona do Trancão, e dois painéis por baixo das antenas da emissão analógica, iguais aos dos emissores da TDT. Um está virado para Mira d'Aire e outro para Minde mas ainda não estão em funcionamento.

filipeoliveira disse...

axo engraçado mas me pergunto porque? porque que a nossa tdt é tão pobre...

Porque a ancom com a sua página do facebook não respode às perguntas feitas pelos seguidores sobre se vai haver mais canais!
porque?

cada vez tou mais desiludido com a tdt portuguesa..

seria optimo que a pt abandonasse a tdt de uma vez e deixar outra empresa (que nao seja nenhuma ligada as operadores de de tv por cabo e satelite) a operar com a tdt talvez assim tinha mos mais diversidade. mas tbm sei que a culpa não e so da PT e Anacom tbm há um senhor chamado Pinto Balsemão que tem medo que a sic vai há falência e por isso nao quer mais canais...

Yagi (autor do blog) disse...

Miguel,

Pela descrição que faz trata-se de um Gap-Filler. É pena não ter tirado uma foto porque tirava as dúvidas.

Yagi (autor do blog) disse...

Filipe Oliveira,

A finalidade principal da página da Anacom no Facebook não é tirar dúvidas, é combater a contestação crescente à Anacom e a esta TDT miserável que alguns lobbies nos querem impôr!

Como ficou hoje definitivamente provado, em vez de um regulador que faça cumprir as regras temos sim um "facilitador" de lobbies.

A página da Anacom no Facebook é apenas um instrumento de marketing. É mais uma forma de atirar poeira para os olhos dos portugueses menos informados.

a disse...

Mas perguto eu.. eu estou numa zona de cobertura parcial TDT, e porque é que a PT está reforçar zonas que supostamente já tem TDT, penso que gaia já tinha TDT. Continua haver info exlcusão em Portugal.

Yagi (autor do blog) disse...

O novo emissor em Gaia (Castelo) é para garantir a recepção com antena interior. A PTC está obrigada a assegurar a recepção indoor em certas zonas.

Onde o sinal é forte pode nem ser necessário trocar ou re-orientar a antena (mas é recomendável verificar a correcta orientação da antena). No resto dos locais há que ter mais atenção com a antena, orientação, qualidade dos cabos, etc. Consultem posts sobre o assunto nos Destaques.

Ándre disse...

Tudo isto não passa de um diz que disse, mas ouvi dizer que existe neste momento instalação de equipamento digital na Lousã, alguem confirma?

Felisberto disse...

Ja esta mais perto da Pampilhosa da Serra...
Já que não põe o emissor previsto para cá, ao menos que virem para aqui o do Trovim... já dá para alguns habitantes desta Vila.

SPORTING CLUBE COURENSE disse...

Paredes de COura sem sinal.
Com um retransmissor que serve a sede concelho e grande parte das freguesias e nada...apenas 3 canais em analógico...
Mas os meninos da MEO andam aí em força.

Anónimo disse...

Então vou ter que efectuar despesas para quê ,se a cobertura não existe na minha área e para mais 1500 ou 2000 pessoas na mesma área , que tristeza , bem querem mas falta muito.