quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Televisao analógica acaba em Abril de 2012

O Governo determinou hoje que o encerramento das emissões analógicas de televisão irá ocorrer até 26 de Abril de 2012. A partir dessa data as transmissões serão apenas em formato digital. Ou seja, o mais tardar (se não ocorrerem adiamentos), a partir de 26 de Abril de 2012, o único sinal de televisão recebido através de antena terrestre será o da televisão digital terrestre (TDT).

Cai por terra a expectativa e proposta da PTelecom de terminar as emissões analógicas já em 2011, ou seja, um ano antes da data limite imposta pela Comunidade Europeia.

Durante um período não inferior a 12 meses, as difusões serão efectuadas de modo simultâneo em sinal analógico e digital.

O Governo adianta ainda que irá desenvolver um conjunto de acções e medidas para “estimular uma migração voluntária e maciça” que tenha o menor impacto possível nos consumidores.

Para receber as emissões digitais (TDT), os consumidores terão de possuir um televisor compatível com a TDT portuguesa, ou seja, apto a receber emissões DVB-T em MPEG-4/H.264, ou, adquirir um receptor ou adaptador de TDT também apto para DVB-T MPEG-4/H.264. O receptor ou adaptador mais acessível, é à data, o anunciado pela PT em 12 de Janeiro último (que ainda não está à venda), e tem um custo máximo de 50 Euros.

Links:
TDT Portuguesa arranca a 29 de Abril

4 comentários:

A VOZ DA MÚSICA disse...

Quero anunciar que escribín un artículo. Trata da comparativa entre a TDT de Portugal e a TDT de España.

http://consultatdtlourina.blogspot.com

Está escrita en galego para que o entendades un pouco mellor. Non sei portugués.

Por certo, moi ben por parte do goberno portugués para que o "apagado analóxico" sexa en 2012, porque en menos tempo non se anteniza a todo o país

E no caso da 5º canle, rezade para que non lle cedan a TeleCinco, porque en España temos a canle e ¡é unha auténtica merda!

ALF disse...

Uma dúvida que eu tenho é: para quem pensa agora comprar uma nova televisão (LCD), depara-se com a situação que a maior parte destes equipamentos não estão preparados para o mpeg4, ou seja, comprar agora um LCD, Março 2009, é já estar a comprar um modelo obsoleto, certo?

O descodificador terá de ser comprado à parte para suportar o mpeg4, uma vez que a grande maioria dos equipamentos existentes só suporta até ao mpeg2...
Será preferivel esperar mais um mês ou dois e ver os preços destes equipamentos já obsoletos baixarem os preços...

Yagi (autor do blog) disse...

Para A Voz da Música:
O canal Telecinco português, que eu saiba, não tem nada a vêr com a TeleCinco espanhola.

Yagi (autor do blog) disse...

Para ALF:

Para vêr TDT, através de antena terrestre, um televisor que suporta apenas mpeg-2 é obsoleto, uma vez que, será ultilizado o mpeg-4. Cabe a cada um decidir se compensa comprar um destes televisores, a preço reduzido, e um adaptador de TDT separado.

Os preços estão sempre a baixar à medida que novos e melhores equipamentos são lançados.