terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Má Imagem da TVI

Apesar de ser líder de audiências a TVI parece estar-se nas tintas para grande parte dos seus telespectadores. Que outra explicação pode haver para a continuada deficiente qualidade de imagem do emissor da Lousã? Onde estão os serviços técnicos da RETI? Onde está a fiscalização da Anacom?

Mas esta situação não é de agora. De facto remonta ao inicio das emissões da TVI! A TVI aproveitou a infra-estrutura existente da rede de emissores FM e criou a sua própria rede de emissores de TV (a RETI). A RTP e a SIC são distribuídas pela PTelecom que anteriormente tinha adquirido a rede de emissores da RTP. Resultado: em muitos locais o sinal da RTP1, RTP2 e SIC é bom, mas o sinal da TVI é deficiente (fraco e/ou com interferências).

Teoricamente o emissor da Lousã da TVI, canal 32 deveria ter 540Kw P.A.R. (o mesmo que RTP2 e SIC), mas o seu sinal sempre foi significativamente mais fraco que os restantes canais em UHF (RTP2 C26 e SIC C29). Mas a Lousã não é caso isolado, algo de semelhante acontece, pelo menos, com o emissor do Monte da Virgem (C44) e do Muro (C30). Em todos estes locais o nível de sinal do emissor da TVI é significativamente mais baixo.

Talvez o melhor exemplo da disparidade de nível de sinal entre os canais UHF seja o caso do Monte da Virgem (Porto). Enquanto a 70Km de distância, é possível receber um sinal razoável da RTP2 (C41) e SIC (C52), o sinal da TVI (C44) é notoriamente fraco. Para esta situação não será alheio o facto de RTP e SIC serem emitidas a partir da torre de emissão da PTelecom com 177 metros de altura! O sinal da TVI é tão mais fraco que, nalguns dias de verão chega a ser “abafado” pelo emissor da TV Galicia de Tui, mesmo a poucos Km do Monte da Virgem!

Talvez consciente de todas estas situações (e outras) a TVI desistiu de ter uma rede própria de distribuição e emissão de sinal, tendo-a recentemente vendido à PTelecom. É que criar e manter uma rede de distribuição e emissão de Televisão (analógica ou digital) custa muito dinheiro!

Agora que a PTelecom é responsável pela rede de emissores da TVI, serão estes problemas finalmente solucionados? Vou aguardar sentado…


Aqui fica um pequeno video feito durante uma das frequentes interferências ao sinal da TVI C44, Monte da Virgem.

1 comentário:

tuggaboy disse...

Pois... em Elvas há por vezes problemas de imagem mas agora que comparo as situações vejo que estais ainda pior que nós.
No início, a TVI em Elvas não podia ser vista por todos pois nalgumas zonas a qualidade recepção era fraca ou mesmo nula. Mas, no meu caso e dos meus vizinhos a qualidade de imagem da TVI era de boa qualidade. Mais tarde vieram a emitir noutra frecuência que podesse favorecer todo o concelho mantendo o anterior também em emissão. O problema é que este segundo por vezes desligava-se durante uns segundos (houve uma altura que acontecia muitas vezes ao dia, quase a cada minuto). Agora este fenómeno acontece só uma vez por outra ainda que isso não seja muito agradável. E estará você leitor preguntando-se - "e porquê é que não vê na outra sintonia"; e a resposta é simples: Porque ùltimamente esta frecuência recebe bastantes interferências dum daqueles canais espanhóis que a partir das 23h (24h em Espanha) emite sexo em sinal livre; estas interferências não permitem as televisões emitirem som e muitas vezes a imagem aparece como aqueloutra que vi no vídeo nesta secção postado.
Ainda assim considero que estais muito pior que nós.