sexta-feira, 27 de junho de 2008

TDT Espanhola recebida a +200Km!

Ontem, em virtude de condições metereológicas favoráveis, foi possível a recepção da TDT Espanhola proveniente da Galiza (Domayo), a sul do distrito de Aveiro, a mais de 200 Km do emissor!

Foram captados os canais Cuatro, La Sexta, CNN+, 40 Latino e Promo que fazem parte do MUX 45.

Em analógico foram recebidos (com qualidade de imagem variável) os canais TVE2, La Cinco, Cuatro, Antena 3, La Sexta, TV Galicia e Cubo TV. O sinal da TV Galicia no canal 44 ocasionalmente "abafou" o sinal da TVI emitido do Monte da Virgem. Já no dia 18 de Junho, foi possível receber canais emitidos a partir de Santiago de Compostela, a mais de 270 Km de distancia!

Esta experiência parece demonstrar que a chegada da TDT a Portugal poderá será a solução para muitas situações de má recepção, pois foi possível receber a TDT mesmo quando em analógico o sinal era relativamente fraco.





Notícias relacionadas:

3 comentários:

SudEx disse...

Viva! Posso perguntar onde fica o seu Q.G.? ;) Era só para ter ideia se valerá a pena oferecer uma box ao meu Pai, que vive em V.N.Famalicão, numa encosta a 130m de altitude voltada a S.Tirso... ;)

Famalicão Onde ou muito me engano ou plantaram uma antena para a TDT, no Monte de Santa Catarina junto ao Vértice do Facho. Vi uma antena nova e bem grande, uns 200m talvez, da ultima vez que fui a casa deles, não tive foi oportunidade de ir ver a antena de perto.

Já agora, vivo em Vendas Novas, acabei hoje de instalar a TDT e nem queira saber, que dificuldades tenho na recepção! Sinal fraco, mui mui fraco, e só dá voltado a LX, nada mais, ainda pensei que voltado a Évora conseguisse algum sinal mas nada!

Se em Évora diz que se apanha a espanhola, poderia eu aqui conseguir? não estou muito alto.... e teria de ter duas antenas tá visto, porque se volto a que tenho para Espanha, fico sem nada nacional..

Agradecido,
Daniel Nogueira

SudEx disse...

Note-se que precisamente na única direcção que consigo sinal tenho uma rua que está 10m acima, com casas de 1o andar no mínimo... ou seja, estou apontado a um monte de paredes e telhados... Ainda assim, esperava mais a esta altura do campeonato da TDT PT!

Yagi (autor do blog) disse...

SudEx,

A recepção da TDT Espanhola, no meu caso, devido à enorme distância, è muito ocasional. Em VN Famailcão ou Vendas Novas poderá ser possível, ou não, dependendo do local exacto. De qualquer forma também nunca será uma recepção a 100% do tempo, mesmo com uma instalação muito cuidada.

A antena no Monte Santa Catarina, se tiver oportunidade, pode tirar algumas fotos e enviar para confirmar se é TDT ou não.

Vendas Novas está muito distante de Liboa, Palmela ou Évora. E apontando a Évora tem o Alto do Castelinho da Serra a obstruir, pelo menos parcialmente, o sinal.