sábado, 9 de julho de 2022

RTP aposta no streaming e desiste da TDT!

A entrada de mais dois canais para a TDT era aguardada desde 2016. Os canais seriam privados e teriam que se abrir concursos. Perante a falta de interesse, já em 2020, o Governo anunciou que os dois canais seriam da RTP, a RTP África e o novo Canal do Conhecimento. No entanto, tal estava dependente do financiamento da RTP através do aumento progressivo da Contribuição do Audiovisual (CAV) a partir de 2023 (15 cêntimos em 2023, 10 em 2024 e 10 em 2025). A proposta do Governo não passou na Assembleia da República e portanto caiu por terra.

"O que estamos a fazer agora, Conselho de Administração, é olhar precisamente para o que estava dependente desse financiamento, estamos a partir do princípio que não há esse aumento do financiamento e algumas coisas que estavam ali não vão ser feitas, nomeadamente novos canais, dois novos canais na televisão digital terrestre, isso obviamente que não vai acontecer", referiu Nicolau Santos, o novo presidente da RTP.

Relativamente ao streaming o presidente da RTP afirmou que “os canais lineares estão a perder claramente audiência”, sendo que há alguns que “se calhar não faz sentido que eles continuem, enquanto o ‘streaming’ tem vindo a ganhar preponderância”. Analisando as “grandes tendências” que se verificam quer na BBC como nas televisões nórdicas, o ‘streaming’ “é o caminho que está a ser feito”.

Tudo muito bonito. Mas os serviços de streaming necessitam de boas ligações à Internet e em Portugal boa parte do país nem sequer tem 4G decente! Relativamente à BBC, recordo que passaram um canal (BBC 3) exclusivamente para streaming e já este ano voltaram a disponibiliza-lo nas plataformas Freeview (TDT) e Freesat.

Como venho recordando desde 2008, a TDT portuguesa tem uma das menores ofertas de canais a nível mundial e utiliza um único multiplex de programas que nem sequer está totalmente ocupado.  

Posts relacionados:

RTP África e novo Canal do Conhecimento substituem privados na TDT
Governo suspende aumento de canais da TDT
RTP3 e RTP Memória na TDT

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto, é um grande "tiro nos pés" e desconhecimento do Portugal real, sem acesso a redes internet e dados decentes!

Anónimo disse...

Qualidade de imagem do streming da RTPplay é de má qualidade e só tem uma opção de resolução, chamar aquilo de 1080p é uma anedota com um bit-rate de 2.5 mbps utilizando o codec h.264, na RTP deveriam também pensar na parte técnica mas parece que isso esta em ultimo lugar.
Mas faz sentido investir em equipamento HD quando o contribuinte nem recebe metade da qualidade de vídeo e áudio que o equipamento possibilita ?
A RTP também poderia ser impulsionadora da tecnologia HbbTV "Hybrid Broadcast Broadband", acho que eles nem sabem que isso existe, mas nos receptores de IPTV "boxs" la esta RTPplay embutida .