segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Espanha reforça aposta na TDT: novo canal e mais UHD

Enquanto Portugal desistiu da TDT (só falta oficializar), que permanece com uma oferta muito limitada de canais e sem Alta Definição, Espanha continua a reforçar a aposta na TDT com alterações que permitirem a melhoria da qualidade de imagem e o aumento da oferta televisiva em sinal aberto.

De acordo com o novo plano técnico para a TDT, será progressivamente introduzida a norma de emissão DVB-T2 a qual possibilitará disponibilizar espaço para mais três canais em UHD (para a Antena3, TeleCinco e RTVE) e para um novo canal em HD atualmente a concurso. O plano será implementado em duas fases sendo a primeira destinada a fomentar a atualização tecnológica que permitirá assistir a todos os canais de âmbito nacional em UHD. A segunda fase será implementada apenas quando a esmagadora maioria dos lares estiver preparada para receber as emissões DVB-T2 UHD e permitirá a migração de todos os canais regionais e locais para UHD. O UHD ou 4K tem uma definição de imagem quatro vezes maior que o HD.

Lamenta-mos que, ao contrário de Espanha, em Portugal o serviço público (RTP) não cumpra a sua obrigação de liderar a inovação e de não discriminar os cidadãos mas tenha sim contribuído para fomentar a adesão às plataformas de televisão por subscrição ao emitir em HD nessas plataformas mas não na TDT. 

 

RTVE UHD
Em Espanha o serviço público RTVE lidera a inovação na televisão.
 

Em Espanha a sua congénere RTVE emite o seu primeiro canal (La 1) em Ultra HD desde 2024 e deverá em breve disponibilizar um segundo canal em UHD. Todos os canais de âmbito nacional e regional já são emitidos em HD.

 

UHD Spain
Consórcio UHD Spain impulsiona a televisão em Ultra Alta Definição.

Ao contrário de Portugal, em Espanha a TDT é a plataforma preferida para ver televisão e foi decretada de interesse estratégico para o país. Em Portugal a lentidão e praticamente todas as decisões tomadas pelas entidades responsáveis beneficiaram os interesses económicos do negócio da televisão por subscrição, em prejuízo do País e dos cidadãos.

 

Leitura adicional:

Plano Técnico da TDT Espanhola
Serviço Minímo: TDT está por um fio, rádio parou no tempoRTP aposta no streaming e desiste da TDT!
Para que tudo fique na mesma...

3 comentários:

Rui Cleto disse...

Parabéns pela denúncia (positiva) de realidades muitíssimo melhores do que a portuguesa...

Yagi (autor do blog) disse...

Infelizmente vamos sendo ultrapassados por todos. Face ao marasmo português há que ir lembrando que as coisas poderiam (e deveriam) ser diferentes.
obg

tuga disse...

Boa tarde. Faço parte da minoria portuguesa que só tem TDT. Como bem sabem, já foram feitas várias promessas de alargamento da TDT. A mais recente falava na introdução da RTP África e do Canal do Conhecimento. Mas, mais uma vez, nada avançou. Deste modo, venho por este meio sugerir que criem uma nova petição sobre este tema! Não podemos deixar morrer este assunto! Temos de mostrar aos deputados que estamos atentos e que queremos que este problema seja resolvido de uma vez por todas! Por isso, vamos a isto!