sábado, 19 de dezembro de 2009

Queixa de Portugal afecta recepção da TDT espanhola

Na sequência de uma queixa apresentada por Portugal, os técnicos da empresa espanhola Abertis Telecom procederam nos últimos dias a alterações no diagrama de radiação do Mux 67 do emissor de Montanchez (Extremadura). Esta alteração originou uma diminuição significativa da intensidade do sinal recebido em Portugal, sendo agora bastante complicado ou mesmo impossível receber os canais La Sexta, Cuatro, CNN+ e 40 Latino a partir deste emissor. Mas também na cidade de Cáceres e em várias outras localidades espanholas esta alteração tem criado muitos problemas, motivando natural descontentamento.

Recorde-se que muitos portugueses residentes próximo de Espanha vêm com regularidade a televisão do país vizinho (analógica e TDT), uma vez que o sinal de alguns emissores chega a Portugal com intensidade razoável. É o caso do centro emissor de Montanchez que alcança com relativa facilidade inúmeras localidades da Beira Baixa e do Alto e Baixo Alentejo.

A redução do sinal do citado emissor coincide com a chegada das emissões da TDT portuguesa a essas zonas. Segundo relato de um leitor, é já possível receber com facilidade a TDT portuguesa na cidade de Elvas, tendo-se no entanto perdido a recepção do Mux 67 espanhol.

Uma vez que o Mux A da TDT portuguesa utiliza o mesmo canal (canal 67), sem uma redução da potência de emissão a partir de Espanha ou alteração no canal de emissão (da TDT portuguesa ou TDT espanhola), seriam inevitáveis problemas de interferência. Recorde-se que, Portugal tem, na sequência de acordo entre as autoridades portuguesas e espanholas, prioridade sobre a utilização do canal 67.

Notícias relacionadas:

13 comentários:

Carlos disse...

talvez fosse mais simples mudar de frequência assim ficavam todo contentes e eu tinha mais 4 canais assim tenho de gramar com os portugueses.

Yagi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Yagi disse...

Informação já publicada aqui no Blog, mas que importa recordar:

Até 2015 todos os canais espanhóis de TDT emitidos nos canais 61-69 serão transferidos para outras frequências. O mesmo se espera que também venha a acontecer em Portugal.

RadioeTVemElvas disse...

TDT Portuguesa na cidade de Elvas: consigo captar com mais de 80% de qualidade de sinal num dos bairros da cidade. Vou mandar um mail para a PT a pedir mais informações.

Yagi disse...

Mais informação relacionada:
Impacto do Dividendo Digital na TDT

Justiceiro Implacável disse...

Continua sem se ver o mux 67 da TDT espanhola em Elvas a partir de Montánchez.

Até hoje o mux que se via bem - antena 3 - manteve a forçs do sinal.

Os restantes mux (veo tv, RTVE, Tele 5, Extremadura TV) aumentaram muitíssimo o sinal, que ultrapassando o MUX de antena 3 se vêm agora na perfeição.

tuggaboy disse...

¡Reclamem!

Pois é... Eu já me queixei aos da TDT Portugal y disseram-me que os españóis tiñam acordado que teriam que mudar. Nada mudou tentei contactar com os da TDT Española - que nem um email teem - preenchi um formulário gigante y no final deu-me erro. Depois formulário para os do Ministerio de Industria, Turismo Y Comercio, que estão relacionados, y nem nada. Voltei hoje a preencher o formulário da TDT Española y, finalmente, deu... Estou à espera. Desta última vez queixei-me tambêm que o MUX 63 deixou de emitir (ou seja, estamos sem canais da TVE). A única forma que eu teño tido de ver os canais cuatro, laSexta, CNN+, 40 Latino y as rádios foi através duma freqüência que tem pouca intensidade no MUX 42 (ou 45, não teño bem a certeza).

Se acharem, reclamem tambêm, porque ¡só ganhamos reclamando!

P·S·: Para quem não souber, cá em "Elvas" (Badajoz) deixamos de ter televisão española analógica dia 3 d'Abril de 2010!!! Comprem aparelhos para descodificar a TDT Portuguêsa porque funciona para os da portuguêsa y Española! Eu só posso ver TDT Española. :(

tuggaboy disse...

Esquecime de dizer... Os outros canais que restam estão com um sinal fraco... Eles tambêm bem podiam aumentar a intensidade do sinal, ¿não é?

Abraço

LuisC disse...

Só por anedota...
Então não é que os senhores da PT me sugeriram que apontasse a antena (em Elvas)para... Évora?!

Sabendo perfeitamente que instalaram um emissor em Elvas, que "vejo" perfeitamente (+/- 80% qualidade), decidiram responder-me que devia orientar a antena para Évora, a mais de 80 Kms da cidade(!).

Se não querem divulgar as coordenadas dos emissores não oficiais, tudo bem, mas escusavam de dar uma resposta completamente descabida.

Alguém conhece um contacto fidedigno da PT que me possa dar uma resposta mais adequada... e profissional? Obrigado.

LuisC disse...

Já agora, uma sugestão para quem vê a TDT espanhola em Elvas: sempre podem tentar instalar uma antena para o emissor de La Luneta (Badajoz), pelo menos podem ver o MUX 42 do Cuatro/La Sexta/CNN+, isto se estiverem no leste da cidade, com uma boa antena. Se o MUX 67 não se vê, ao menos ainda podemos mudar para o MUX 42 que se consegue ver com (alguma) qualidade... O sinal não será muito forte, daí que, se tiverem problemas, sugiro mesmo que tenham uma boa antena apontada para este emissor e, eventualmente, se não apanharem algum MUX, sempre podem instalar uma segunda apontada a Montánchez. Não se esqueçam que La Luneta serve para cobrir Badajoz e não deve ter grande potência, pelo que é provável que mais para oeste da cidade haja problemas de sinal.

Não é o ideal, mas sempre é melhor que a actual situação.

Yagi disse...

tuggaboy disse:

Olá! Recebi no outro dia a mensagem de volta da TDT Española y disseram que era verdade que haviam alguns problemas com o canal 67, mas inmediatamente disseram que não teem que se preocupar connosco! Quer dizer: Elvas y Badajoz serão uma Euro-cidade, y dessa cidade só metade podem ver televisão com qualidade! (A sorte dalguns é que o mr. President se dignou a conseguir tv por cabo gratis com os canais nacionais portugueses y cinco españóis - falta o 6º). Eu acho que andam a fazer de propósito para nós, elvenses, não vermos TDT Española, pois cada vez se vai recebendo com menos intensidade. Dois canais nacionais deixaram de se ver. Eles não se devem lembrar é que nós estamos muito perto da cidade pacense y que se baixam intensidade para nós, baixam para eles...
Por certo: em Elvas a freqüência que tem mais intensidade é a portuguêsa (infelizmente)... Não entendo qual é a fixação com o canal 67! Só nos Açores é que não há merdices destas... ¡Nós com 39 freqüências totalmente vazias y tinham que ir fazer jana! Alêm do mais, o canal de tv que mais fala da nossa cidade... ¡é español!

Yagi disse...

Tuggaboy,

Sem dúvida que, dada a proximidade e natural ligação das comunidades fronteiriças, o ideal seria a utilização de frequências distintas em todos os Mux's, nos locais próximos da fronteira, de forma a permitir a recepção da televisão portuguesa e espanhola de ambos os lados da fronteira. No entanto recordo que as frequências actuais são provisórias. Está previsto que após o desligamento do sinal analógico se inicie um processo de transição para novas frequências.

LuisC disse...

Se me permitem a "promoção" do vídeo, mas porque julgo que será interessante para muitos, gravei um vídeo com os canais da TDT espanhola em Elvas; ao mexer no receptor, mostro também o nível de sinal e qualidade de sinal de cada MUX. A qualidade da gravação é fraca, mas repito, julgo que o conteúdo se adequa a este post:

http://www.youtube.com/watch?v=Sr-BwEC3oZs