sábado, 26 de junho de 2010

TDT Pirata chegou a Portugal!

Agora também já é possível receber canais espanhóis de TDT pirata em Portugal! É mais uma prova do enorme sucesso e popularidade da Televisão Digital Terrestre em Espanha.

Deixo aqui testemunho de uma dessas emissões recebidas por mim no canal 25 de UHF (presumivelmente desde DOMAIO, Galicia) a mais de 200Km de distância, via propagação troposférica. Os programas são identificados como DATA TEST A, DATA TEST B, DATA TEST C e DATA TEST D. Todos em formato panorâmico 16:9! Curiosamente, apenas os parâmetros essenciais do multiplex, que transporta apenas aproximadamente 10Mbps, estão configurados.

Refira-se que, em Espanha, as emissões de TDT à margem da lei não são propriamente uma novidade mas, após o desligamento das emissões analógicas em Abril, começaram a “alastrar” por várias cidades espanholas: Madrid, Vigo, Salamanca, Granada, Valladolid, Las Palmas, etc. Trata-se de emissões piratas, pois emitem sem as necessárias licenças e na maioria dos casos desconhece-se quem são os “responsáveis” pelas emissões e/ou o local exacto donde emitem. De referir também que a programação da maioria destes canais tem pouco ou nenhum interesse, pois emitem: vidência, cartomancia, chats, anúncios a toques de telemóvel, encontros, etc. São apelidados, e bem, de Telebasura (lixo televisivo) pelos nossos vizinhos espanhóis. Estes, sinceramente, não fazem falta.

Em Espanha a TDT já é pois: Nacional, Regional, Local e Pirata! E os canais HD avançam!

E mais, acredito que, tal como muitos portugueses, irei captar primeiro as emissões HD regulares espanholas do que as portuguesas! A TDT espanhola (e inglesa, italiana, francesa, …), essa sim, é um caso de SUCESSO!

Captura de um programa transmitido no Mux pirata
 
Posts relacionados:
TDT DX: A Galiza aqui tão perto...
TDT Espanhola recebida a +270Km
TDT Espanhola recebida a +200Km

5 comentários:

Anónimo disse...

Não deixa ser "um lixo" de novidade, estes Espanhois partem-me todo..
Ha alguma hipotesse de se receber os Espanhois na zona das Gafanhas? Lembro-me que conseguia receber a TVE e a TV Galicia de Espanha em analogico.

Yagi (autor do blog) disse...

O pior é que começam a ocupar as frequências todas e causam interferências nos canais legais. E em Portugal, junto á fronteira, pode acontecer o mesmo.

Luis Andrade disse...

Portugal e uma treta nem 1 canal pirata português há xD como pode haver se nem o pirata deve saber o que e a tdt com a falta de publicidade que há

tuggaboy disse...

Quer dizer, há quem goste destes canais a partir da meia noite (é porno até às tantas). Na analógica aínda existem estes canais.

Pizza Man disse...

Bem vindos ao futuro e a TDT em 2018 continua um Lixo. Enquanto que na europa se consolam com centenas e canais e aqui nós a pagar para a NOS, MEO e etc...