terça-feira, 7 de maio de 2013

TDT espanhola recebida

Como tenho partilhado, sob condições excepcionais de propagação recebo dezenas de canais de televisão e radio a partir da Galiza, a mais de 200Km de distância. Embora não tenha sido a primeira vez este ano (a primeira ocasião foi a 26 de Janeiro), no passado Domingo, apesar da propagação não ter sido propriamente forte, captei novamente muitos canais espanhóis: nacionais, regionais e locais. 

Enquanto por cá o regulador afirma que os operadores não têm interesse na TDT e se discute o sexo dos anjos, de Espanha chegam-nos sinais de um país onde a TDT é um sucesso. Um sucesso que diga-se, incomoda alguns responsáveis portugueses. Mas não faz mal, a TDT espanhola tem muitos canais de TV e rádio, HD e até funcionalidades avançadas, mas a nossa TDT tem o Canal Parlamento e a espanhola não!!! Nós é que somos um país moderno! Um exemplo em matéria de TDT :)

Capturas de alguns dos canais recebidos:

Telecinco HD

 TVE HD

GRAN HERMANO - Big Brother no novo canal Nueve

TVG2 (Galego)

V Televisión (Galego)

Popular TV Galicia

Localia Vigo (Galego)

Televigo (Galego)

Posts relacionados:
Comparativo TDT portuguesa / TDT espanhola
TDT DX: A Galiza aqui tão perto...
TDT HD Espanhola em Portugal

18 comentários:

Netshark disse...

A tua ultima fase tem direitos de autor. Zeinal Bava proferiu algo parecido no inicio da implementação da TDT. :P
Há igualmente noticias confirmadas de captura em locais ainda mais distantes, como em Ilhavo, Aveiro, em situações de boa propagação de sinal.

Anónimo disse...

Grande Yagi!!!!
Tens muita sorte de conseguir receber esse bendito sinal... eu não tenho tanta sorte como tu, sou do distrito de Aveiro e portanto com montanhas e tantas antenas plo meio... só capto os "excelentes" canais tugas com o promissor HD fantasma... que como foi comentado por um cidadão há uns tempos... emite um negro em alta definição notável... adoro akele detalhe negríssimo. Confere com a negritude que é a política e o mundo dos negócios do faz de conta que é para o bem do povo, mas que é simplesmente para meter umas massas no bolso. Nunca os tugas tiveram tanta fome por comida como por canais de subscrição... preferem passar fome a ver tv de graça. Daí esses papa subsídios(antes havia os papa reformas, também conhecidos por mata velhos) dos operadores de tv paga se manterem grandes e intocáveis. A ver se os tugas passam a prescindir da tv paga para poderem comer melhor e ser exigida uma melhor TDT porque a televisão em sinal aberto é para todos e não só para quem quer pagar um serviço de luxo.

Yagi (autor do blog) disse...

«A tua ultima fase tem direitos de autor. Zeinal Bava proferiu algo parecido no inicio da implementação da TDT. :P»
Eu sei, eu já citei essa afirmação várias vezes. Foi de propósito!

«Há igualmente noticias confirmadas de captura em locais ainda mais distantes, como em Ilhavo, Aveiro»
LOL, Ílhavo fica mais perto da Galiza do que onde eu moro!

RJSC disse...

Apoio o artigo exceto numa coisa:
prefiro ter o Canal Parlamento que um canal big brother, gran hermano ou outro reality show qualquer.

Este tipo de programas que têm feito descer muito a qualidade da TV em sinal aberto portuguesa, estupidificando a população em vez de a educar.

Olhando para a BBC, quando se olha de novo para as TVs portuguesas, parece parece um retrocesso civilizacional.

Anónimo disse...

O suposto desinteresse dos operadores portugueses na TDT até pod ser verdadeiro no seu íntimo, mas estranho muito a ANACOM dizer em público que "não há interesse" quando eu encontro na própria página da ANACOM na secção de consultas públicas, respostas da SIC a exigir várias vezes um MUX só para si e a disponibilizar-se para mais conteúdos. Isto está na ANACOM! Como pode esta entidade dizer que não há interesse quando recebeu manifestação em contrário por parte da SIC em sede de consulta pública?

Netshark disse...

Por outro lado, recentemente ouvi rumores de pessoal que trabalha para a pt, que haveriam diversos interessados para aumentar a oferta de canais tdt ate ao fim do ano, nomeadamente a Porto Canal.
São rumores que valem o que valem.

Yagi (autor do blog) disse...

«Apoio o artigo exceto numa coisa: prefiro ter o Canal Parlamento que um canal big brother, gran hermano ou outro reality show qualquer»

Em algum ponto do meu post eu manifesto algum apoio a algum tipo de programação específico? NÃO! As imagens são capturas dos programas que estavam em exibição no momento em que as fiz!

E o canal Nueve não é um canal Big Brother! Exibe também: mini-séries, séries de ficção, programas de actualidade, talent shows, telenovelas, e programas de divulgação.

Yagi (autor do blog) disse...

«...eu encontro na própria página da ANACOM na secção de consultas públicas, respostas da SIC a exigir várias vezes um MUX só para si e a disponibilizar-se para mais conteúdos».

Mas a SIC, através de resposta conjunta da CPMCS, declarou em consulta pública não acreditar na viabilidade de serem emitidos mais canais em sinal aberto na TDT.

A afirmação da Anacom é taxatória:

«Os responsáveis da Anacom afirmaram já ter tido conversas com vários operadores, mas que estes nunca chegaram a pedir o espectro, pelo que "então não há interesse"». fonte: Negócios online.

Todos têm "dado uma no cravo outra na ferradura". Se abrissem concurso internacional ficaríamos a saber se realmente alguém está interessado.

Helder disse...

Boas Yagi,

Aproveito para informar, que em Macedo de Cavaleiros mais propriamente na Zona Industrial da Amendoeira consigo captar dois Mux´s da TDT Espanhola um é no canal 57(TVE) com excelente sinal perto de 100% e o segundo no canal 59(2 canais regionais de Castela e Leão) mas este com um sinal mais fraco devo dizer que a antena é uma Televes yagi de 12 elementos com 12db de ganho está orientada para o emissor de Bornes para receber a nossa TDT não estando orientada a Espanha e estando o ganho do amplificador fechado possivelmente é sinal proveniente da zona de Zamora mas de um emissor mais próximo da fronteira pois até á bem pouco tempo não captava nada possivelmente reforço de cobertura junto á fronteira.

Yagi (autor do blog) disse...

Boas Helder, essas frequências são de Zamora. Como é uma zona montanhosa e a antena é pouco directiva pode estar a captar uma reflexão de sinal. Ou então poderá ser mesmo um reforço de cobertura, o que é boa notícia para essa zona. Os 700m de altitude e a proximidade da fronteira dão uma preciosa ajuda na captação. Se é reforço de cobertura seria óptimo que ocorre-se também noutros emissores fronteiriços.

Anónimo disse...

No distrito de Aveiro mais propriamente na freguesia da Branca Albergaria Velha o sinal da TDT é uma autêntica merda obrigaram as pessoas a comprar aparelhos e a mudar as antenas para que para estarem mais tempo sem televisão do que com tele...... Senhores da anacom tenham vergonha e resolvam o problema de uma vez, lembrem se que a televisão é a companhia de muitos idosos que estão 24 sobe 24 horas sós e só a televisão é a companhia deles....... Portugal é sempre a mesma merda tenham vergonha e ajam com eficiência e rapidez e não olhem por quantidade mas sim qualidade, porque uma empresa com qualidade vai a qualquer canto do mundo., agora se só procuram quantidade não vão a lado nenhum.....................

Yagi (autor do blog) disse...

«...não olhem por quantidade mas sim qualidade...» Que quantidade? 4 canais e 1/2?

A Anacom tem conhecimento de problemas com a recepção do sinal TDT em Albergaria-a-Velha. Sugiro contacto/reclamação junto da PT, porque poderá estar numa zona de recepção DTH (satélite).

Unknown disse...

Alguém sabe se no Algarve pela zona de Portimão conseguimos apanhar a tdt espanhola? confirmo a recepção de tdt marroquina em carvoeiro quando existem boas condições de propagação.

Yagi (autor do blog) disse...

A ANACOM não gosta de ouvir algumas verdades!

O projecto de decisão da alteração da rede foi aprovado. No contributo que enviei para a consulta pública fiz várias críticas e pedidos de esclarecimento:

- Alerta para a possibilidade REAL de interferências no canal 46, com video comprovando um caso de interferência de um canal da Galiza.

- A desactivação do emissor SFN no Trevim/Lousã (causa interferência destrutiva).

- Pedido de informação quanto às frequências disponíveis para a expansão de TDT nacional, regional e local.

- Pedido de informação para quando a abertura de concursos para novos muxes de TDT nacional, regional e local.

- Aumento da oferta de canais na TDT e ausência de recomendação da Anacom ao Governo nesse sentido (apesar de fazer parte das suas competências).

Quase nada passou no crivo da Anacom!

Informação actualizada disponível em:
ANACOM DECIDIU ALTERAR A REDE TDT

Anónimo disse...

Eu também já captei várias vezes as emissões do emissor de Domaya e também de Pedrosa, é pena ter umas serronas pela frente. Sei também que para os lados de vigo também não é difícil captar o canal 42, também com potencia de 7,5 kw. Só cria ver se os emissores de Domayo e de Pedrosa emitissem a esta potencia se PT acharia muita piada... Realmente gostaria de saber a que potencia emitem estes dois emissores? E também como em espanha canais de publicidade e vidência tem capacide financeira para alugar frequências completas, e portugal não existe essa capacidade? Não devem ser pelos custos eletricidade...em Espanha existem mais de 3000 emissores instalados.

Yagi (autor do blog) disse...

Os emissores de Santiago de Compostela (O Pedroso) são mais difíceis de captar em Portugal, pelo menos na minha zona, mas já captei algumas vezes, como já publiquei capturas neste blogue. Presumo que more bastante mais a norte que eu e possivelmente em local elevado. A maioria das emissões de Domaio alegadamente utilizam 1Kw, um ou outro canal poderá utilizar potência superior. Os emissores mais próximos da fronteira utilizam potência mais baixa, por exemplo Tui utiliza só 100W, mas mesmo assim, com condições de forte propagação chego a capta-los.

Anónimo disse...

Segundo este site:http://www.minetur.gob.es/telecomunicaciones/infraestructuras/paginas/tdt_ict.aspx .Deve ser do estilo da ANACOM. As potências do emissor de Domayo são estas:

canal 48(69) 2,95kw
Canal 68 12,0226kw
canal 45(67) 2,95kw
MPE3: 43 6kw
64 13,96kw
MPE2: 39 13,96kw, onde eu tenho melhor sinal
MPE1: 46 13,96KW
66 6KW
RGE : 63 6kw
Mux aut: 58 12,023kw

São valores que me surpreenderam muito! A PT anda a poupar na luz...

Yagi (autor do blog) disse...

Actualmente Domaio não utiliza os canais 43 e 46. Já foram utilizados temporariamente e está planeado que venham a ser utilizados novamente em breve, daí o meu alerta à Anacom quanto ao C46 na consulta de evolução da rede.

Em relação a Portugal, a PT em rede MFN (no continente) utiliza potências abaixo do limite estipulado pela Anacom (10Kw).