segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Televisão perde mais frequências

A ITU (International Telecommunications Unino) decidiu atribuir uma faixa adicional de frequências para comunicações electrónicas, actualmente utilizadas para emissões de televisão. A libertação desta nova faixa (694-790Mhz) é já apelidada de Dividendo Digital 2 e deverá ser aplicado em 2015. O primeiro dividendo digital , recorde-se, atribuiu a faixa 790-862Mhz também para comunicações electrónicas (redes 4G/LTE) e obrigou à alteração da frequência utilizada pela TDT portuguesa. No inicio do mês o Parlamento Europeu aprovou a  proposta que obriga os estados membros a autorizar a utilização da faixa 790-862Mhz para comunicações electrónicas até 1 de Janeiro de 2013. Em Portugal estas frequências já foram leiloadas prevendo-se para breve a sua utilização pelos operadores móveis TMN, Vodafone e Optimus.
Até 2015, será portanto necessário alterar novamente a frequência de emissão da TDT para todos os emissores do Continente e Madeira e alguns dos Açores. Isto porque a TDT utiliza canais que estão dentro da faixa de frequências que será "libertada". Recorde-se que aquando da fase de consulta à alteração do canal da TDT (numa altura que a proposta de atribuição dos 694-790Mhz já era conhecida), a Anacom não aceitou a proposta favorecida pela PT, que alertou para esta eventualidade e propunha utilizar-se o canal 40 (622-630Mhz), o que tornaria uma segunda alteração de frequências desnecessária.
Posts relacionados:
TDT: Mux A vai utilizar o Canal 56
Anacom decide alteração da frequência TDT
Impacto do Dividendo Digital na TDT
Testemunho - alteração da frequência TDT

1 comentário:

Jose Luis disse...

Em Portugal até podem leiloar toda a faixa UHF para as operadoras moveis
deixando só o mux A pra TDT dos pobres porque os ricos a começar pelos politicos n precisam dela, têm Fibra,Cabo,IPTV,Satélite,CS. A mim o dinheiro n me sobra contento-me com 4 tugas e uma mão cheia de Espanhois; mas mesmo que tivesse pasta n era pra Meos & Zones k andaram a ludribiar velhotes descaradamente com a mentira de que pra continuar a ver as caras conhecidas da TV n gastavam nada com instalaçoes de boxes nem antenas e até beneficiavam de umas chamadinhas á borla no telelé iol Quem n os conhecer que os compre que eu já sou burro velho!