terça-feira, 31 de maio de 2011

TDT: Anacom diz que PT não está a cumprir

Mais uma prova de que a introdução da TDT em Portugal não está a correr da melhor forma. Finalmente a Anacom reconhece que a qualidade da informação prestada pela PT a propósito da TDT apresenta várias deficiências. Assim:

«A ANACOM determinou à PT Comunicações (PTC), por deliberação de 26 de Maio de 2011, que corrija de imediato os incumprimentos de obrigações detectadas no âmbito da prestação do serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre (TDT).
Em concreto, a PTC deve disponibilizar, de imediato, nos diversos meios de promoção e informação sobre TDT – nomeadamente, no portal de informação web TDT, nas lojas PT e no Contact Center –, informação clara, rigorosa e completa em conformidade com as suas obrigações, passando a referir expressamente:
(a) os casos de subsidiação à aquisição de equipamentos por parte de cidadãos com necessidades especiais, grupos populacionais mais desfavorecidos e instituições de comprovada valia social, indicando (i) os valores aplicáveis, (ii) os utilizadores elegíveis e (iii) os procedimentos tendentes a obter a subsidiação; e
(b) a existência de comparticipação na aquisição dos equipamentos e nas instalações necessárias à recepção por meios complementares de TDT (DTH), indicando (i) os respectivos valores, (ii) os utilizadores elegíveis e (iii) os procedimentos tendentes a obter a comparticipação.
A PTC deve ainda alterar, de imediato, reflectindo essa alteração nos diversos meios de promoção e informação sobre TDT, os requisitos documentais actualmente exigidos para a atribuição de subsídio à aquisição de equipamentos descodificadores de TDT, de modo a que:
(a) deixe de ser exigida a apresentação de cópia da declaração de rendimentos do requerente;
(b) deixe de ser imprescindível a indicação do NIB do requerente, podendo ser aceite, embora em casos excepcionais, indicação que possibilite que a subsidiação seja efectuada mediante procedimento distinto da transferência bancária, designadamente através de cheque ou vale postal, cessando nesses casos, naturalmente, a exigência de cópia do comprovativo de NIB; e
(c) seja aceite, para provar a morada do requerente, em alternativa a um dos documentos actualmente indicados no portal web, factura do gás ou de outros serviços de comunicações electrónicas.»

O Blogue TDT em Portugal tem vindo a alertar para a deficiente informação prestada ao público pelo serviço de apoio à TDT. E ainda no inicio do mês manifestei estranheza pelo facto de não ter encontrado qualquer informação sobre TDT em duas lojas PT BlueStore de Aveiro. As minhas criticas, confirma-se agora, faziam todo o sentido. Mas, segundo a minha experiência pessoal, devo dizer que a informação prestada pelo serviço de apoio (linha telefónica) melhorou bastante desde 2010. Ainda há alguns meses os operadores, afirmavam desconhecer que a TDT também ficaria disponível por satélite!  

Mas a própria Anacom não está isenta de críticas, muito pelo contrário. Alguma da informação prestada pela Anacom é incorrecta (ou mesmo errada) e, naturalmente, pode induzir em erro. Exemplos:
  • O administrador da Anacom para a TDT afirmou em Fevereiro que a cobertura do país ficou pronta no final de 2010. O Blogue TDT em Portugal tem avançado noticias da instalação e entrada em funcionamento de emissores muito para além da data limite concedida à PTC. Noticias confirmadas ainda recentemente pela própria PTC;
  • O Guia TDT a ser distribuido, informa mal quando serão desligados os emissores, como alertei oportunamente;
  • E eu, tal como muitos outros cidadãos, continua-mos a aguardar resposta a questões colocadas à Anacom há vários meses! As respostas, quando chegam, vêm tarde e normalmente não respondem ao que se pergunta.
Por muito poucos telespectadores que a TDT tenha, porque não há informação nas TV's sobre a mudança a nível nacional da frequência da TDT? Quem já depende da TDT não merece um aviso ou explicação?

Com tantas falhas na informação ao consumidor será que é de estranhar que, a menos de 7 meses da data marcada para o inicio do desligamento dos principais emissores de televisão, tão poucos tenham ainda feito a transição para a TDT?

Já entrámos no jogo do empurra, face aos resultados (e consequências) previsíveis que se avizinham. Infelizmente, alguns ainda teimam em enterrar a cabeça na areia e fazer de conta que tudo corre bem. Em Janeiro, se não antes, veremos quem tem razão.

Posts relacionados:
Lojas PT não promovem a TDT?
TDT: linha de apoio desmente Anacom
TDT: 1ª Campanha de informação não traz novidades
TDT via satélite poderá custar mais de 200€ (act.)
Aprovado subsidio para a compra de receptores de TDT
TDT: adiamento do fim da televisão analógica no horizonte

sábado, 28 de maio de 2011

Emissor da Lousã já emite TDT!

Tal como o Blogue TDT em Portugal adiantou a 5 de Maio, entrou em funcionamento no dia 25 de Maio um emissor de TDT na Serra da Lousã (Trevim). O emissor TDT está localizado no mesmo local onde há dezenas de anos funcionam os potentes emissores de rádio e televisão que dão cobertura a uma vasta zona do Centro e Norte de Portugal.

O emissor emite já no canal 56 de UHF (754000 Khz) e de acordo com a PT, dará cobertura outdoor (recepção com antena exterior) da zona centro, distrito de Coimbra. Não há ainda pormenores deste emissor mas, tal como o Blogue TDT em Portugal informou no dia 5 de Maio, é previsível que a potência de emissão seja relativamente baixa (< ou = a 100 Watts) e com restrições à emissão ou seja, não deverá emitir em todas as direcções.

A entrada em funcionamento do emissor da Lousã (Trevim) é mais um dos muitos exemplos da desinformação levada a cabo pelas entidades envolvidas na implantação da TDT portuguesa. Ainda em Junho de 2010 a PT havia informado que não estava planeado qualquer emissor TDT para a Lousã.

Posts relacionados:
TDT: Emissores e Mapas de cobertura
TDT: cobertura não está terminada!

PT assume: meta de cobertura da TDT não foi respeitada

Tal como o Blogue TDT em Portugal tem informado, a rede de emissores TDT ainda não está terminada, ao contrário do que estava estabelecido na licença de utilização do Mux A concedida à PTC e ao contrário do que o administrador para a TDT da Anacom havia informado.

Agora é a própria Portugal Telecom que afirma que continua a reforçar a rede de emissores TDT no território nacional:

Apesar de já ter sido ultrapassada a meta de cobertura TDT no território nacional no final de 2010 (mais de 87% da população coberta com TDT e a restante população com TDT Complementar via satélite), a Portugal Telecom continua a reforçar a rede, tendo entrado em funcionamento mais um emissor TDT:

Padrela (41°33'44.93"N; 7°31'0.81"W) - cobertura outdoor da região de Valpaços e de Vila Pouca de Aguiar.

O emissor de Padrela emite o sinal digital no canal 67 da banda UHF (838-846 MHz). Está prevista a alteração de canal deste emissor no dia 13 de Junho. A partir dessa altura deverá sintonizar o seu equipamento no canal 56 da banda UHF (750-758 MHz).

Já em 2 de Maio a PT havia informado da entrada em funcionamento de 4 novos emissores. A noticia da entrada eminente em funcionamento do emissor da Padrela foi dada pelo Blogue TDT em Portugal em 5 de Maio.

Posts relacionados:
TDT: cobertura não está terminada!
TDT: ANACOM nega evidências
PTC falha meta de cobertura da TDT
TDT: Emissores e Mapas de cobertura

TDT: crime sem castigo?

TDT: adiamento do fim da televisão analógica no horizonte (actual.)

Em Dezembro de 2010 comentei que, devido à baixíssima adesão à TDT, a tão pouco tempo das datas definidas para o switch-off analógico, o adiamento do encerramento das emissões analógicas seria inevitável. Pois bem, agora praticamente em Junho de 2011, há novos factos, que a meu ver tornarão o adiamento quase certo.

A situação pouco evoluiu desde o inicio do ano quando se soube que apenas 1,1% dos portugueses sem serviços de televisão paga tinha aderido à TDT. Esta situação era perfeitamente previsível, dadas as opções que vêem sendo tomadas e que tenho insistentemente criticado desde a primeira hora. Como afirmei em Dezembro de 2010, será impensável que tanto aos canais de TV (RTP, SIC e TVI) fiquem sem boa parte dos seus telespectadores, como que os telespectadores fiquem sem acesso aos seus canais de TV. O custo político seria enorme e nenhum Governo com o mínimo de bom senso permitiria que tal acontece-se!

Vaticinei o adiamento do fim das emissões analógicas ainda antes de ser conhecido o adiamento dos encerramentos piloto. Desde então novos desenvolvimentos tornam o adiamento do desligamento dos principais emissores cada vez mais provável.

De acordo com o plano para a cessação das emissões analógicas, um emissor não poderá ser desligado sem que a população abrangida seja servida há mais de um ano por emissões de televisão digital terrestre. Como o Blogue TDT em Portugal tem informado, a rede de emissores, que deveria ter ficado completa até 31/12/2010, ainda não está terminada. Só este facto justifica um adiamento de pelo menos 6 meses na data do desligamento dos emissores analógicos. Talvez por esse motivo o administrador da Anacom responsável pela TDT tenha afirmado que a rede TDT ficou pronta em 2010, quando o Blogue TDT em Portugal tem demonstrado que não ficou.

Recordo que a CPMCS (que agrega os operadores de TV) também já teceu criticas quanto ao andamento da TDT. Mas talvez o mais preocupante é o facto da TVI (Media Capital) estar aparentemente a assumir uma posição de ruptura com o regulador (e o Governo). Tanto assim que a publicidade à TDT não passa na TVI!

Mais, a Media Capital ainda detém uso de uma rede própria de emissores de televisão analógica (RETI), apesar de ter negociado a sua alienação à PT pouco antes de abrirem os concursos para a TDT. A rede de emissores é gerida pela PT, mas continua propriedade da Media Capital (dona da TVI) e só após o desligamento analógico passará a ser propriedade da PT. Não conhecendo os termos exactos do negócio, não é de excluir a possibilidade da TVI ter acautelado a sua posição e decidir boicotar o desligamento analógico, continuando a emissão em analógico, caso entenda que não estejam reunidas todas as condições para o encerramento das emissões em analógico. Embora remota, a possibilidade do negócio não se concretizar está prevista no contrato. Se a TVI decidir boicotar os desligamentos, SIC e RTP iriam atrás. Seria o mais claro sinal do fracasso da “estratégia” de implementação da televisão digital terrestre em Portugal.

Tal como já comentei, recordo que ao contrário do que alguns responsáveis pretendem fazer crer, não existe obrigação de Portugal encerrar as emissões de televisão analógica em 2012. Existe apenas uma recomendação da Comunidade Europeia. E, apesar da maioria dos países europeus ter decidido encerrar as emissões de televisão analógica até 2012, nem todos o irão fazer. Como já comentei, a Polónia decidiu só encerrar as emissões analógicas até 31/07/2013. Só em Junho de 2015 desaparece a protecção às emissões analógicas, ou seja, as emissões analógicas, se necessário, poderiam prolongar-se até 2015. Claro que isso não irá acontecer pois o Estado tem pressa em libertar espectro para leiloar e os operadores de telecomunicações têm pressa em utilizá-lo para ganhar dinheiro. Só não houve pressa em arrancar a sério com a TDT oferecendo de facto alguma coisa em troca ao consumidor!

Dado o baixíssimo nível de adesão à TDT, ou o futuro Governo trata de aumentar a oferta de canais (como tenho reclamado e já deveria ter acontecido há anos), ou ver-se-á obrigado a custear a 100% o custo dos adaptadores TDT. De qualquer forma, o adiamento do desligamento das emissões analógicas em pelo menos 6 meses parece ser um dado adquirido.

27/07/2011:
Confirma-se a recusa da TVI em participar na campanha de "publicidade" da TDT, tal como referi em 28 de Maio.
Agora é o jornal Correio da Manhã que noticia o facto da TVI não ter participado na primeira campanha publicitária que se iniciou em Março. O jornal afirma ainda que, segundo a ANACOM, apenas a RTP aceitou participar em futuras campanhas. A campanha de publicidade à TDT nas TV's foi planeada para duas fases, estando previsto que a segunda fase arranque em Setembro ou Outubro. A mensagem desta segunda fase será a obrigatoriedade da mudança.

3/10/2011:
A ANACOM ou o Governo terão conseguido convencer a TVI e a SIC a passar a segunda campanha de publicidade à TDT nos seus canais. Os spots publicitários estão a passar (pelo menos) na RTP1, SIC e TVI.

Posts relacionados:
Desligamento analógico: adiamento cada vez mais provável
TDT: cobertura não está terminada!
TDT portuguesa - Que futuro?
TDT é recebida por menos de 2% dos portugueses!
Anacom aprova plano de cessação das emissões analógicas terrestres

sexta-feira, 20 de maio de 2011

TDT: falta de cobertura mobiliza freguesias do norte (act.)

O sinal da Televisão Digital Terrestre portuguesa não chega a muitas zonas do país. Além da falta de cobertura, a maioria dos leitores do Blogue TDT em Portugal considera o sinal TDT fraco. Nas zonas sem cobertura terrestre, a única opção para continuar a receber a RTP1, RTP2, SIC e TVI após o fim das emissões analógicas (marcado para 2012), será o recurso ao satélite, mas com custos muito superiores à da recepção terrestre. Como o Blogue TDT em Portugal já informou, uma instalação típica para receber a TDT por satélite poderá facilmente ultrapassar os 200 Euros.

Esta discriminação vai contra o que foi estabelecido na licença de exploração da TDT, que prometia que quem tivesse que recorrer à recepção via satélite não teria custos acrescidos. Além disso, o kit para a recepção via satélite (TDT Complementar) ainda não está disponível, o que também contraria o que está estabelecido na licença de exploração da TDT, que obrigava o operador (PTC) a chegar a 100% da população até 31/12/2010.

Recorde-se porém que, apesar do responsável da Anacom pela TDT ter dito* que a cobertura terrestre ficou pronta em 2010, a linha de apoio da TDT tem informado que a cobertura terrestre ainda será reforçada durante o corrente ano, informação aliás confirmada pela recente entrada em funcionamento de quatro novos emissores. 

Mas, perante a confirmação da Portugal Telecom de que não seriam instalados emissores TDT para cobrir a zona compreendida entre o concelho de Viana do Castelo e o Concelho de Caminha, as autarquias afectadas pela decisão protestam contra aquilo que consideram ser uma discriminação. Para o efeito foi criada uma petição e decorre a recolha de assinaturas nas freguesias alegadamente afectadas: Areosa (norte), Carreço, Afife, Vila Praia de Âncora, Âncora, Vile, Freixieiro de Soutelo, Riba de Âncora, Amonde, Gondar, Orbacem, Dem e São Lourenço da Montaria, com uma população estimada em mais de 15700 habitantes.

É sem dúvida "bom sinal" que os cidadãos e autarcas da região não tenham esperado pela Hora H, como infelizmente é tipico no nosso país, para lutar contra o que consideram tratar-se de uma discriminação.


* «instalação da rede, coberturas, está tudo montado», «as obrigações de cobertura da totalidade do território…foi concluído até ao final do ano passado» Eduardo Cardadeiro Administrador da Anacom em entrevista ao programa Falar Global da SIC Notícias a 21/02/2011.

22/06/2011:
De acordo com notícia do JN, a pedido da Anacom, haverá uma reunião com os 13 autarcas no dia 27 de Junho.

29/06/2011:
Segundo informação recebida de um participante na reunião, a Anacom irá propor à PT que o dinheiro a ser gasto em sistemas de satélite para esta região possa ser investido em micro coberturas.

20/09/2011:
Segundo notícia do JN, Arlindo Sobral, autarca de Afife, às 13 freguesias de Viana de Castelo e de Caminha que terão que pagar mais para ter acesso à TDT, juntam-se 21 freguesias de Paredes de Coura, que representarão mais de 10 mil habitantes. O autarca de Afife afirma ainda que a sua freguesia tem nos últimos meses sido alvo de uma campanha de venda que classificou de agressiva por parte dos operadores de televisão por subscrição. Dada a ausência de respostas, os autarcas escreveram ao ministro dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas. Também o deputado socialista eleito por Viana do Castelo Jorge Fão, questionou o Governo sobre o futuro da TDT no Alto Minho.

19/11/2011:
O protesto contra a falta de cobertura do sinal TDT cresce. Agora é Vale do Mouro, concelho de Monção que se juntou ao protesto. Entre as zonas sombra de Monção estão as freguesias de Abedim, Merufe, Podame, Riba de Mouro, Segude e Tangil que se juntam aos protestos de freguesias dos concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Paredes de Coura.

Dada a ausência de progressos na resolução desta situação, a Câmara Municipal de Monção ameaça com boicote à Portugal Telecom por parte da autarquia local e das freguesias mais afectadas. Segundo Augusto Domingues, vice-presidente da Câmara Municipal de Monção, isso passará pela rescisão de todos os contratos com os operadores da empresa. A autarquia convocou um representante da PT para uma reunião e, caso não haja desenvolvimentos, a instauração de uma providência cautelar é outra das possibilidades em aberto. A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima mostrou-se disponível para ajudar na luta.

28/12/2011:
A novela TDT continua. Agora é um grupo de autarcas da região da Serra da Estrela que se reuniu hoje com os partidos da oposição para alertar os deputados para o facto de (segundo os mesmos) existir um milhão e 300 mil pessoas no interior do país que, a partir de 12 de janeiro, quando for desligado o sinal analógico de televisão, vão ficar sem acesso aos quatro canais generalistas por problemas financeiros. O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Francisco Rolo, considera que este é, antes de mais, um problema social e apela à suspensão do processo de transição para a Televisão Digital Terrestre até que seja encontrada uma solução técnica para substituir os actuais retransmissores analógicos e manter a mesma taxa de cobertura da rede analógica (98%).

20/01/2012:
Alegadamente a PT terá apresentado uma proposta à Câmara de Vouzela no valor de 90000 Euros, para a instalação de três pontos emissores de micro cobertura a povoações do concelho.

20/01/2012:
Monchique - Depois de a Camara municipal de Monchique ter reagido à falta de cobertura TDT na sede do concelho, a PT terminou hoje a montagem de um pequeno emissor no sítio dos Montinhos (encosta da Picota), onde já existiam os emissores analógicos para servir a vila. Informação recebida de um leitor.

24/01/2012:
A Junta de Freguesia de Orbacém (Caminha), instalou na localidade um retransmissor que permite que os canais da TDT portuguesa cheguem a toda a freguesia. O investimento de cerca de 7000 Euros adaptou o repetidor analógico já existente e garante que o sinal chega aos cerca de 300 habitantes de Orbacém, a parte das freguesias de Gondar e a Amonde e Freixieiro de Soutelo, já pertencentes a Viana do Castelo. Informação recebida de um leitor e publicada pela Radio Geice FM.

16/02/2012:
Foi hoje instalado um emissor TDT em Montedor (Carreço) e um retransmissor em Vila Praia de Âncora. A faixa costeira entre Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora fica agora com cobertura terrestre TDT graças ao protesto das populações que durante um ano contestaram a ausência de cobertura (lêr inicio deste post). Com a instalação deste emissor e retransmissor pelo menos sete freguesias deixam de estar em zona de sombra do sinal TDT. A informação foi recebida de um leitor do blogue e divulgada pela Radio Geice FM que adianta que também o Concelho de Monção irá ser contemplado.

22/02/2012:
Monção - Entrou em funcionamento um emissor TDT em Podame. Este emissor vem no seguimento dos protestos da população local (ver actualização de 19/11/2011), porque com o desligamento em breve do emissor analógico de Podame ficaria sem acesso à televisão portuguesa por via terrestre, pois o sinal terrestre da TDT não chegava à zona.

14/05/2012:
Mirandela - A RTP passou uma reportagem ontem, dia 13 de Maio, onde é denunciada a falta de cobertura TDT no Concelho de Mirandela. Segundo um responsável da C.M. de Mirandela, 80% do território de Montalegre está em zona TDT Complementar, obrigando à instalação de antena parabólica. Lamentavelmente, antes da reportagem ser emitida, o apresentador do Jornal da Tarde da RTP informou erradamente que essa situação obrigaria a aderir à televisão paga. É falso! A TDT Complementar (por antena parabólica) não obriga a contrato de adesão com um operador de televisão paga. No blogue TDT em Portugal encontra toda a informação sobre a TDT Complementar e a possibilidade de obter comparticipação à aquisição e instalação dos equipamentos.Clique aqui para assistir à reportagem.

Posts relacionados:
TDT: cobertura não está terminada!
TDT: linha de apoio desmente Anacom
PTC falha meta de cobertura da TDT
TDT via satélite poderá custar mais de 200€

segunda-feira, 16 de maio de 2011

TDT: apagão em Alenquer exige reflexão

O apagão analógico em Alenquer foi há poucos dias, mas já é possível retirar algumas conclusões e lições para o futuro. O Blogue TDT em Portugal recebeu vários testemunhos de profissionais e habitantes de Alenquer que ajudam a compreender como decorreu realmente a primeira experiência de passagem da televisão analógica para a televisão digital.

Tal como tinha previsto, o “apagão” analógico em Alenquer afectou um número reduzidíssimo de telespectadores (300 familias segundo um responsável do Governo). Segundo um instalador local, a zona afectada foi unicamente a parte mais baixa da Vila de Alenquer e só de um lado da encosta e mesmo assim, nem todos deixaram de receber a televisão analógica. Apesar de ter um emissor analógico dedicado, a maioria da população da vila não tem as suas antenas para lá orientadas porque o mesmo não emite a TVI. A maioria dos residentes tem as antenas orientadas para o emissor de Montejunto e não foram portanto afectados pelo desligamento do emissor de Alenquer.

A falta de informação e confusão foram evidentes. Na véspera do desligamento do sinal analógico muitos residentes, quando entrevistados, ainda desconheciam o que é a TDT! Outro instalador da zona informou o Blogue TDT em Portugal que recebeu incessantemente telefonemas, até altas horas, de pessoas residentes em aldeias do concelho não afectadas pela mudança, convencidas que iriam ficar sem televisão no dia 12. Claramente, a informação correcta não chegou aos destinatários. Parece não ter havido o cuidado de informar as pessoas de que quem recebia o sinal proveniente do emissor de Montejunto não seria afectado. O “ataque” cerrado de agentes de operadoras de televisão paga, que começaram o seu “trabalho” bastante tempo antes de arrancar a campanha da Anacom, também não deverá ter ajudado.

Outro aspecto que ficou evidente é a falta de qualidade das instalações de antena existentes em casa de muitos telespectadores. Tanto a Anacom como a PTC têm desvalorizado este problema, fazendo passar a ideia que para receber a TDT basta trocar de televisor ou comprar um receptor TDT e ligá-lo. Quem anda no terreno sabe que em grande medida, em boa parte do país, isso não passa de pura ficção! Há imensos casos em que a televisão analógica não se recebe bem, porque simplesmente as instalações estão mal feitas ou estão deterioradas. E há de tudo: utilização de antenas desadequadas, antenas mal orientadas, má utilização de amplificadores, etc. Muitos telespectadores nem sequer sabem de que emissor recebem o sinal, como aliás ficou evidente em Alenquer!

Na grande maioria destes casos, a passagem para o digital vai tornar ainda mais evidentes essas deficiências, mais ainda devido ao tipo de rede DVB-T utilizada no Continente e as consequentes limitações da potência de emissão a que obriga.

Apesar de afectar uma quantidade mínima de telespectadores, a experiência piloto de Alenquer serviu para desmentir a ilusão criada por alguns de que tudo corre bem com a implantação da televisão digital terrestre em Portugal. Se não forem tomadas medidas rapidamente, quando se iniciar o encerramento dos grandes emissores, que naturalmente afectam muitos milhares de telespectadores, será a confusão generalizada. Quem disser o contrário estará a dourar a pílula.

O próximo desligamento da televisão analógica terá lugar a 16 de Junho em Agualva-Cacém, uma zona onde também é possível captar emissores analógicos alternativos.

Posts relacionados:
Alenquer fica sem TV analógica
TDT: primeiros desligamentos adiados
Anacom aprova plano de cessação das emissões analógicas terrestres
Desligamento analógico: adiamento cada vez mais provável
Televisores: menos de 5% estão preparados para a TDT
TDT: problemas de recepção

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Alenquer fica sem TV analógica: 1º desligamento é hoje

Alenquer tornar-se-á a partir de hoje na primeira localidade portuguesa a ficar sem o “antigo” sinal de televisão analógica que chega a casa da maioria dos portugueses. O emissor de sinal analógico de Alenquer será desligado às 11H30 e, para continuar a ver os quatro canais (RTP1, RTP2, SIC e TVI) com qualidade de imagem, só através da Televisão Digital Terrestre que já emite os canais a partir do mesmo local mas em sistema digital DVB-T.

O desligamento do sinal analógico em Alenquer segundo o Secretário de Estado do MOPTC irá afectar apenas 300 famílias e será o primeiro de três ensaios que antecedem o inicio da fase de desligamento geral das emissões analógicas de televisão no nosso país, cujo inicio está marcado para 12 de Janeiro do próximo ano. Segundo dados da Anacom, em Alenquer 82% dos residentes tem televisão paga, apenas 16% dos televisores não estão preparados para a TDT e 80% das famílias que precisam de fazer adaptações para a TDT são beneficiárias potenciais do programa de subsidiação. Alenquer não é portanto de modo algum representativa da realidade portuguesa, como aliás chamei à atenção em Agosto de 2010:

Creio pois que o desligamento nestes locais não vai permitir um verdadeiro teste ou ensaio para os desligamentos de 2012. Mais parece que a verdadeira intenção desta escolha foi causar o menor impacto possível junto da população e, mais uma vez, não encarar de frente os problemas que a TDT portuguesa enfrenta: preço dos adaptadores e oferta de canais. Assim, espera-se que estes "pilotos" sejam mais um "sucesso" para os responsáveis políticos. In Blog TDT em Portugal 6/08/2010

Na vila dois quiosques ambulantes de duas empresas prestam informações e vendem as caixas receptoras necessárias para adaptar os televisores não preparados para a nossa TDT. A procura não é muita, dizem. As pessoas procuram sobretudo esclarecimentos.

Para receber a TDT a partir do emissor de Alenquer será necessário:
  • Ter antena adequada e preferencialmente orientada ao emissor de Alenquer;
  • Possuir televisor com sintonizador DVB-T MPEG4/H.264 ou utilizar um receptor TDT DVB-T/H.264 conectado entre o televisor e a antena;
  • Realizar uma pesquisa automática de canais ou sintonizar manualmente o canal 56 (frequência 754000Khz), largura de banda 8Mhz.
Note-se que poderão ser afectados não só os residentes de Alenquer, mas também de algumas localidades próximas que eventualmente recebam o sinal analógico a partir do emissor de Alenquer. Nalguns casos poderá ser possível continuar a receber o sinal analógico (embora não nas melhores condições) reorientando a antena e resintonizando os canais.

No decorrer de 2011 haverá ainda mais dois ensaios: Agualva-Cacém (16/06) e Nazaré (13/10). O encerramento dos últimos emissores está marcado para 26 de Abril de 2012.

De notar que na véspera do desligamento do sinal analógico o presidente da Associação Nacional de Municípios voltou a pedir ao Governo o adiamento da TDT, desta vez com o apoio do PSD, que se diz preocupado com o prejuízo que o "apagão" analógico pode causar na campanha eleitoral. Pois é, os políticos só se lembram de “defender” as populações quando precisam do seu voto. Defender mais canais na TDT, fiscalizar o cumprimento de promessas e o respeito pelos prazos acordados, isso não fazem. Ignoraram alertas e deixaram a TDT portuguesa seguir pelo caminho errado, completamente manipulada por lobbies mesquinhos mas poderosos, e agora que se aproxima a Hora H, a solução que apresentam é adiar! Mas o adiamento é mesmo cada vez mais provável, como já justifiquei em Dezembro de 2010. Aliás, a cada dia que passa o adiamento do inicio do processo de desligamento dos principais emissores analógicos, marcado para 12 de Janeiro de 2012, torna-se mais provável.

O blogue TDT em Portugal gostaria de recolher impressões sobre o processo de transição a decorrer em Alenquer. Se é residente na zona afectada agradeço o seu comentário ou o envio de mensagem para o correio electrónico tdtportugal@gmail.com. Não deixe que manipulem a realidade, diga de sua justiça!

Posts relacionados:
TDT: primeiros desligamentos adiados
Anacom aprova plano de cessação das emissões analógicas terrestres
Desligamento analógico: adiamento cada vez mais provável
Televisores: menos de 5% estão preparados para a TDT

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lojas PT não promovem a TDT?

Há alguns dias visitei uma loja PT Bluestore na cidade de Aveiro a fim de saber se e como estava aí a ser feita a divulgação/promoção da TDT. Procurei equipamentos e nada, zero, nem um para amostra. Apenas telemóveis, smartphones e a box MEO. Procurei então por um simples folheto ou cartaz, também nada, não havia uma única referência à Televisão Digital Terrestre. Tentei então outra loja PT Bluestore com o mesmo resultado. Em dois anos parece que nada mudou e, apesar da PT até ter anunciado receptores TDT com a "marca" MEO que, como oportunamente critiquei, muito poucos tiveram a oportunidade de adquirir, parece no mínimo estranho que a empresa responsável pela TDT não faça qualquer referência ao serviço nas suas lojas. Devo dizer que no passado contactei a PTC e em diversas ocasiões procurei em lojas PT de Coimbra e Aveiro e nunca me souberam sequer informar se efectivamente iriam ter disponíveis os ditos receptores e muito menos quando. Não fiquei portanto surpreeendido com o resultado.

Parecem não restar dúvidas que para a PT a TDT é um patinho feio, que não interessa promover. Mas, sabendo que a PTC tem a obrigação contratual de promover a TDT e que a Anacom irá supervisionar as campanhas que deverão arrancar em breve, estou curioso em saber como irá a PTC conciliar a obrigação de promover a TDT, com a oportunidade de ouro criada pelo fim anunciado das emissões de televisão analógica, para conseguir o maior número adesões possível ao seu serviço MEO. A publicidade que passa na televisão, da responsabilidade da Anacom, é sem dúvida um mau sinal. Para já, sabe-se que nos meses mais críticos e que antecedem o encerramento dos principais emissores de televisão não haverá qualquer promoção à TDT por parte da PTC.

Recordo palavras recentes da Anacom: «de forma a garantir o impacto da campanha em termos equivalentes, esta Autoridade considerou essencial manter o recurso ao contacto directo com as populações através das redes de lojas da PTC e da distribuição porta-a-porta de um guia prático sobre a TDT».

Estou certo que o facto de a PT dispor de uma vasta rede de lojas pesou favoravelmente na classificação da sua proposta (apesar de ter sido a única para a TDT dita gratuíta) nos concursos da TDT. No entanto, a tão poucos meses da data prevista para o encerramento das emissões analógicas, as lojas PT parecem estar fora do seu plano de promoção da TDT que, recordo, não vai ter lugar no período mais crítico da transição. Recordo também que a distribuição do guia informativo sobre a TDT parece já ter passado para a alçada da Anacom (ver post de 3 de Maio).

Resta agora aguardar pelas pérolas publicitárias que supostamente deverão motivar os portugueses a aderir a esta televisão digital que praticamente não traz nada de novo!

20/07/2011:
No dia 15/07 fiz nova visita às mesmas duas lojas PT Bluestore de Aveiro e a ausência de divulgação/promoção da TDT mantem-se. Nem um folheto, cartaz ou equipamento. Uma da lojas até está na lista de lojas que supostamente vendem o kit TDT Complementar (satélite).

3/08/2011:
Uma investigação da DECO/PROTESTE agora divulgada chegou à mesma conclusão. A maioria das lojas PT Bluestore visitadas não soube esclarecer um cliente anónimo. Mas não só, a esmagadora maioria das Camâras Municipais e Juntas de Freguesia não soube informar sobre a comparticipação à compra de receptores TDT por parte de pessoas com necessiadades especiais e baixos rendimentos. Para mim, esta situação não constui a mínima surpresa, pois tenho vindo a alertar para ela há vários meses.

5/08/2011:
Após o estudo da DECO, que relata várias falhas na informação prestada aos cidadãos a propósito da mudança para a TDT, o PSD decidiu apresentar um requerimento para que o presidente da ANACOM, José Manuel Amado da Silva, seja ouvido na Comissão parlamentar para a Ética, a Cidadania e Comunicação. Pergunto: Será a sério, ou estarão os políticos apenas (e mais uma vez) a pretender passar a ideia de que estão preocupados com a situação da TDT portuguesa? Será mais uma audição em que nada se apura e sem consequências para ninguém, como aquando da desistência da PTC da TDT paga? Sim, porque da parte da ANACOM já sabemos que a introdução da TDT em Portugal está a ser um SUCESSO! Seria interessante saber quantas familias já mudaram para a TDT. Esses dados iriam demonstrar que a estratégia adoptada para a TDT portuguesa está errada (se é que ainda existe realmente alguma estratégia!), como aliás venho dizendo desde 2008.

10/11/2011:
Em Outubro fiz nova visita a uma loja PT Bluestore de Aveiro (uma das seleccionadas para prestar informação sobre TDT) e nada mudou, sobre TDT nem um cartaz ou folheto. Entretanto, um leitor fez-me chegar esta foto tirada a uma loja ZON numa cidade do norte.

A ZON não tem qualquer ligação com a introdução da TDT em Portugal, no entanto prontifica-se a "informar" sobre a TDT! Claro que isto não passa de um estratagema para angariar clientes. A informação sobre TDT não passa de um pretexto.

24/11/2011:
O presidente executivo da PT afirmou: "não estamos a fazer nada nas lojas", pois aí há tentação dos comerciais venderem o Meo. "As nossas lojas não são sítio certo para procurarem informação. 'Site', 'call center', loja não". A preocupação de Zeinal Bava em defender os interesses dos consumidores merece um prémio!

07/12/2011:
A PT parece ter alterado a sua estratégia. Segundo um anúncio que passa na televisão, a PT anuncia um receptor TDT HD e pede às pessoas para ligarem para um número telefónico ou a se dirigirem a uma loja PT. Segundo testemunho recebido, quem ligar é insistentemente "convidado" a aderir ao MEO. Não querendo aderir ao MEO os preços do receptor parecem variar consoante os serviços actualmente contratados com a PT, variando entre 1 e 50 Euros! A montagem (resta saber o que está incluido na montagem!) tem um custo de 25 Euros. Mas atenção, isto obriga a um contrato de fidelização a serviços PT de 12 meses.

Posts relacionados:
TDT não vai ser promovida durante a fase mais critica da transição
TDT: 1ª Campanha de informação não traz novidades
TDT é recebida por menos de 2% dos portugueses!
TDT: Preço alto dos adaptadores dificulta transição digital

terça-feira, 3 de maio de 2011

TDT: cobertura não está terminada! (act.)

Ao contrário do que um alto responsável da Anacom informou, a instalação da rede de emissores TDT não ficou concluida no final de 2010! O blogue TDT em Portugal, em diversas ocasiões, manifestou estranheza pela contradição entre as declarações da Anacom e a informação prestada ao público pela PTC que recordo, informa que a rede de emissores ainda irá ser reforçada. Recordo que em Fevereiro um administrador da Anacom afirmou:

«instalação da rede, coberturas, está tudo montado», «as obrigações de cobertura da totalidade do território…foi concluído até ao final do ano passado».

Agora é o próprio site oficial (da PTC) que comunica a entrada em funcionamento de novos emissores:

Segunda-feira, 2 de Maio de 2011
Entrada em funcionamento de mais 4 emissores TDT
Nos últimos dias entraram em funcionamento mais quatro emissores TDT:
Avis (39° 3'13.20"N; 7°53'26.08"W) – cobertura indoor de Avis;
Bufão - Ponte de Sôr (39°16'43.50"N; 8° 4'18.90"W) – cobertura outdoor de Ponte de Sôr;
Gaia – Castelo (41° 8'24.82"N; 8°37'28.84"W) – cobertura indoor de Gaia;
Odivelas – Centro (38°47'10.43"N; 9°10'53.46"W) – cobertura indoor de Odivelas.
Estes quatro emissores emitem o sinal digital no canal 67 da banda UHF (838-846 MHz). Até ao final do mês de Junho, será realizada uma alteração da frequência destes emissores, pelo que a partir dessa altura deverá sintonizar o seu equipamento no canal 56 da banda UHF (750-758 MHz).
Existem actualmente 157 emissores TDT activos em Portugal.

Este desenvolvimento (na minha opinião) põe em causa a credibilidade da entidade reguladora. Afinal, tal como afirmei a 1/01/2011, a PTC não pode ter cumprido com a obrigação do titulo habilitante do Mux A da TDT pois, nem terminou a cobertura terrestre, nem disponibilizou a recepção complementar DTH (satélite) a tempo de garantir a cobertura de 100% da população até 31/12/2010. O facto da PTC ter um serviço DTH (MEO) capaz de fornecer o acesso a qualquer cidadão não pode ser considerado como prova do cumprimento da sua obrigação de cobertura da TDT pois, se assim fosse, então a PTC teria logo assegurado o cumprimento dos 100% de cobertura da TDT no próprio dia em que lhe foi entregue o título habilitante do Mux A, em Dezembro de 2008!

A última coisa que a TDT portuguesa necessitava era um regulador desacreditado, mas creio que agora não restam dúvidas que (no minimo) a verdade tem sido distorcida. Claro que isto levanta questões muito sérias que outras pessoas ou entidades responsáveis poderão desenvolver nas instâncias próprias. Haja interesse e coragem.

5/05/2011:
Boas notícias! Ao que tudo indica ainda durante o mês de Maio, Tondela (e arredores) será servida por um emissor TDT localizado na Serra do Caramulo. Também em Maio na Lousã (Trevim) poderão ter inicio emissões TDT. Caso o emissor seja efectivamente instalado no topo da Serra da Lousã (Trevim), é previsível que a potência seja relativamente baixa (<100 Watts) e com restrições à emissão ou seja, não deverá emitir em todas as direcções. Também ainda em Maio poderá também arrancar um emissor na Serra da Padrela - Vila Pouca de Aguiar.

9/05/2011:
Informação recebida de um leitor aponta para a futura instalação de um emissor TDT próximo do Castelo de Marvão. Os trabalhos estão ainda na fase inicial.

Posts relacionados:
TDT: linha de apoio desmente Anacom
TDT: ANACOM nega evidências
PTC falha meta de cobertura da TDT
TDT: crime sem castigo?

Anacom disponibiliza Guia TDT

A Anacom divulga no seu site a versão electrónica do Guia TDT cuja distribuição tem vindo a ser feita em Alenquer e Agualva-Cacém, as duas primeiras zonas piloto de transição para a Televisão Digital Terrestre.

Segundo a Anacom, o Guia TDT pretende ajudar a população em geral, esclarecendo dúvidas e explicando, de forma clara e simples, o que deve fazer para preparar a entrada da TDT na sua casa. Adianta ainda que o Guia será entretanto distribuído na região da Nazaré (incluindo algumas freguesias de Alcobaça), correspondente à terceira zona piloto, sendo depois alargada a sua divulgação à generalidade das residências no restante território nacional.

Como se sabe, está previsto que as emissões de televisão analógica sejam encerradas em todo o País até 26 de Abril de 2012. Até lá vão ocorrer, ainda em 2011, três fases de "apagão" - Alenquer, a 12 de Maio, Agualva-Cacém, a 16 de Junho, e Nazaré, a 13 de Outubro.

Quem pretenda esclarecer as suas dúvidas pode ainda participar numa das sessões públicas de esclarecimento que a ANACOM já agendou nos seguintes locais:
  • Agualva-Cacém: 5 de Maio de 2011 – Auditório Municipal António Silva, Shopping do Cacém 14:30;
  • Alenquer: 9 de Maio de 2011 - Auditório Damião de Góis 18:30.
O blogue TDT em Portugal alerta para o facto de uma vasta zona da região litoral e interior centro e norte do país ser coberta pelos emissores de televisão analógica da Lousã, Montejunto, Marão e Monte da Virgem, cuja data de encerramento é 26 de Abril de 2012. Os telespectadores servidos por estes emissores só perderão acesso à televisão analógica em 26 de Abril de 2012 e não em 12 de Janeiro de 2012 como a consulta da informação divulgada pela Anacom faz supôr.

O blogue TDT em Portugal continuará, como sempre, atento ao desenrolar do processo de transição para a TDT disponibilizando a melhor informação aos seus leitores.

16/09/2011:
A ANACOM parece ter finalmente aceitado que a informação relativamente ao switch-off na zona litoral do país não estava correcta e procedeu a uma actualização do Guia TDT. Pode ler-se agora:

1.ª Fase - 12 de Janeiro de 2012 (emissores e retransmissores que asseguram sensivelmente a cobertura de uma faixa litoral do território continental).

Guia TDT Anacom (Maio 2011) (PDF) ; Guia TDT Anacom (Set. 2011) (PDF)
Díptico TDT Anacom (PDF 274 Kb)

Posts relacionados:

TDT é alvo de publicidade enganadora (act.)

Novamente a mensagem alarmista e falsa de que a televisão vai acabar, já denunciada aqui no blogue TDT em Portugal. Agora temos o exemplo de um cartaz publicitário afixado numa estação dos CTT em Alenquer e enviada por um leitor:

NO DIA 12 DE MAIO ALENQUER VAI FICAR SEM TELEVISÃO
LIGUE-SE À ZON E CONTINUE A VER OS 4 CANAIS DE SEMPRE
ADIRA AQUI


Será que em publicidade vale tudo?
Deixo à atenção das entidades supervisoras.

Entretanto, no site da operadora a mensagem é semelhan-te, mas já se fala na chegada da Televisão Digital Terrestre.

9/05/2011:
A Anacom considera o comportamento da ZON inaceitável e informa que vai actual juridicamente contra a ZON:

Na sequência de uma acção de fiscalização feita em Alenquer para aferir da existência de caixas descodificadoras à venda nos estabelecimentos comerciais da região, dado que o desligamento do sinal analógico de televisão nesta zona vai acontecer já na próxima quinta-feira, constatou esta Autoridade a existência de alguns quiosques móveis da ZON com publicidade que alude ao desligamento do sinal analógico e evidencia os seus produtos pagos, disponíveis apenas para Alenquer, como a forma de continuar a ver televisão.

Uma actuação susceptível de induzir em erro as populações, que poderão acreditar que só com a subscrição daqueles produtos garantem que continuarão a ver televisão. A ANACOM repudia veementemente esta forma de actuação, eticamente reprovável e, dentro das suas competências, actuará com firmeza contra este tipo de comportamentos, que introduzem elementos perturbadores num processo tão sensível e importante para as populações. Esta actuação é lesiva dos interesses das pessoas, que terão que suportar o pagamento de produtos e serviço de que não necessitam, já que a recepção da televisão digital terrestre é gratuita.

A passagem para a televisão digital terrestre, que em Alenquer está prevista para dia 12 de Maio, não envolve a necessidade de subscrição de serviços de televisão paga.

Para poderem continuar a ver televisão depois do desligamento, as populações não terão que suportar quaisquer encargos mensais. Basta que tenham um televisor compatível com a norma MPG4 ou, não o tendo, que comprem um descodificador compatível com essa norma e o liguem à sua televisão, mesmo que seja antiga.

Mas, outros operadores têm tido comportamentos semelhantes, também já aqui denunciados. Será que a Anacom irá também actuar relativamente a outros operadores?

O blogue TDT em Portugal tem, desde há meses, vindo a alertar para este tipo de comportamentos lesivos do consumidor, apresentando inclusivé provas (consultar posts relacionados). Curiosamente, a maioria dos media (tv's, jornais, revistas, sites e blogs "da especialidade") escolheram até agora não os denúnciar.

24/05/2011:
A ANACOM determinou, por deliberação de 19 de Maio de 2011, que são proibidas as práticas comerciais que, por qualquer forma, induzam no consumidor a percepção de que para continuar a recepcionar os serviços de programas televisivos de acesso não condicionado livre, a saber RTP1, RTP2, SIC e TVI, bem como RTP Açores e RTP Madeira nas respectivas Regiões Autónomas, deve subscrever um serviço pago.
Esta proibição tem como destinatárias as empresas de comunicações electrónicas que prestam serviços de distribuição do sinal de televisão, bem como agentes que procedam à divulgação e ou comercialização destes serviços.
A violação, por parte das empresas, da medida cautelar agora adoptada pela ANACOM, para além de ser um comportamento punível nos termos do artigo 21.º do Decreto-Lei nº 57/2008, que regula as práticas comerciais desleais, traduz-se no incumprimento de uma ordem legítima do ICP-ANACOM, sendo punível com coima de €500 a €3.740 e de €5.000 a €5.000.000, consoante seja praticada por pessoa singular ou colectiva, respectivamente, nos termos do Regicom.

19/09/2011:
Apesar da ANACOM ter proíbido estas práticas, alguns agentes de operadores de serviços de televisão por subscrição procuram angariar clientes à custa do fim da televisão analógica. A mensagem alarmista é já conhecida e faz supôr que, para continuar a vêr televisão, a solução é aderir a um serviço de televisão paga. Na imagem seguinte, enviada por um leitor, é colocado um X sobre uma antena terrestre querendo passar-se a ideia que a televisão por antena vai acabar, o que óbviamente é falso.

9/11/2011:
A ZON voltou à carga. A publicidade que motivou uma tomada de posição da ANACOM é agora apenas ligeiramente diferente: não fique sem televisão, mude para a ZON. Esta publicidade está afixada numa loja ZON numa cidade do norte do país e foi enviada por um leitor.


28/11/2011:
A publicidade da ZON que está a passar nas televisões é censurável por vários motivos:

1. O sinal dos 4 canais não vai mudar em Janeiro. O sinal vai começar a mudar em Janeiro (se o inicio do switch-off não for adiado) apenas em algumas zonas do litoral.

2. Se mudar para a ZON não vai poupar, vai GASTAR. Vai ter que pagar 9,99/mês para continuar a vêr os 4 canais que pode continuar a receber através da TDT de forma gratuita, só pagando o custo da adaptação p/ a TDT.

3. Muito provavelmente vai vêr os 4 canais em piores condições técnicas do que recebendo através da TDT.

Se isto não induz o consumidor em erro, não sei o que mais será necessário para a ANACOM actuar.
Má ZON... muito má ZON!


Posts relacionados:
TDT: 1ª Campanha de informação não traz novidades
TDT não vai ser promovida durante a fase mais critica da transição
TDT: falta de informação facilita burlas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

TDT: emissões no Canal 56 (act.)

Como informado anteriormente no blogue TDT em Portugal, a PTC irá proceder à alteração da frequência de emissão da TDT dos actuais 842000Khz (canal 67) para os 754000Khz (canal 56). Este processo irá decorrer até 21 de Junho e, como previsto, começou pelo emissor de Alenquer no passado dia 12 de Abril. Entretanto recebi já informação de que também Tavira já recebe a TDT portuguesa pelo canal 56 de UHF desde 30 de Abril.

Recordo que as alterações em curso afectam não só as emissões da Televisão Digital Terrestre mas também a emissão em analógico (principalmente da RTP2) em alguns emissores e retransmissores que emitem no canal 56 (e eventualmente no C55 e C57) sendo a respectiva frequência de emissão alterada a fim de permitir a utilização do canal 56 pela Televisão Digital Terrestre.

Como também informei, prevêem-se algumas perturbações nas emissões pois, enquanto se procede à alteração da frequência e aos necessários ajustes, os emissores serão desligados.

Emissões TDT já no canal 56 (754000Khz):
Abrantes
Águeda
Águeda - Zona Industrial
Alcobaça
Alenquer
Algueirão
Almada
Alto de São Bento (Évora)
Alvaiázere
Amarante
Arouca
Aveiro Centro
Avessadas
Avis
Azóia, Sintra
Barcarena
Batalha
Beja
Benfica, Lisboa
Bezerra
Boa Viagem
Bonfim, Porto
Braga
Braga - Centro
Bragança
Bufão (Ponte de Sôr)
Cacém
Caldas da Rainha
Caldas de Vizela
Candeeiros
Caparica
Cascais
Ceira (Coimbra)
Cerro da Águia (Albufeira)
Coimbra - Ceira
Coimbra-Observatório
Covilhã - Carpinteira
Covilhã - Reitoria
Cruz de Pau
Elvas
Estoril
Estremoz
Évora - Entrevinhas
Faro
Fátima
Foia
Foz (Porto)
Funchal (Madeira)
Gaia
Gaia - Castelo
Graça
Guarda
Guimarães - Centro
Guimarães - Penha
Janas
Junqueira
Lagos Centro
Leça
Leiria
Lisboa - Castelo
Lisboa - Estrela
Lisboa - Restelo
Lisboa - Xabregas
Loulé
Lourosa
Mangualde
Malveira
Mértola
Monsanto, Lisboa
Monte da Virgem, Porto
Monte do Facho
Monte Franqueira (Barcelos)
Montejunto
Mortágua
Nazaré Centro
Óbidos
Odemira
Odivelas
Odivelas - Centro
Olivais
Palmela
Palmeira de Faro
Pedra do Vento
Penacova
Penafiel
Penedo da Saudade, Coimbra
Penedo Gordo
Picota (Loulé)
Portalegre
Porto - Av. Brasil
Porto - Fernão Lopes
Porto - Pedro Escobar
Póvoa de Santo Adrião
Redondo
Reguengos de Monsaraz
Rio Arda
Santarém
Santiago do Cacém
Santo Tirso
São Bernardo
São Miguel (Faro)
Seixo-Alvo, Porto
Serpa
Sertã
Sesimbra
Silves
Silves Centro
Sines
Sintra
Sítio da Nazaré
Tavira
Tomar
Torres Vedras
Trancão - Torres Novas
Trevim, Lousã
Vale de Cambra
Vale Verde, Peniche
Valongo
Vila Viçosa
Viseu Centro
Viseu Sul
Volta da Pedra (Palmela)
Vouzela

Emissões no Canal 54 (Madeira):
Pico Arco Calheta
Pico Arco de São Jorge
Pico da Cruz
Pico do Facho
Pico do Galo
Pico do Silva
Porto Santo (Ilha da Madeira)

Nota: este post será actualizado à medida que ocorram alterações na frequência de emissão, pelo que agradeço o envio do vosso contributo para tdtportugal@gmail.com

Datas previstas para os trabalhos de alteração da frequência dos emissores:

 EMISSOR
DIA E HORA
 Cacém26-04-2011
 Cerro de Águia27-04-2011
 Silves27-04-2011
 Silves Centro 27-04-2011
 Faro 28-04-2011
 Loulé28-04-2011
 Picota28-04-2011
 Mértola29-04-2011
 São Miguel, Faro29-04-2011
 Tavira29-04-2011
 Foia 02-05-2011
 Lagos - Centro02-05-2011
 Sines02-05-2011
 Odemira02-05-2011
 Redondo03-05-2011
 Reguengos de Monsaraz03-05-2011
 Vila Viçosa03-05-2011
 Santiago do Cacém03-05-2011
 Elvas04-05-2011
 Estremoz04-05-2011
 Portalegre04-05-2011
 Serpa04-05-2011
 Avis05-05-2011
 Bufão05-05-2011
 Beja05-05-2011
 Cruz de Pau06-05-2011
 Palmela06-05-2011
 Volta da Pedra, Palmela06-05-2011
 Évora - Entre-Vinhas06-05-2011
 Almada09-05-2011
 Barcarena09-05-2011
 Lisboa - Restelo09-05-2011
 Alto de São Bento09-05-2011
 Bezerra10-05-2011
 Cascais10-05-2011
 Estoril10-05-2011
 Sesimbra10-05-2011
 Algueirão11-05-2011
 Azóia11-05-2011
 Sintra11-05-2011
 Caparica11-05-2011
 Benfica, Lisboa12-05-2011
 Monsanto, Lisboa12-05-2011
 Janas12-05-2011
 Graça13-05-2011
 Lisboa - Castelo13-05-2011
 Lisboa - Estrela13-05-2011
 Malveira13-05-2011
 Lisboa - Xabregas16-05-2011
 Olivais16-05-2011
 Póvoa Santo Adrião16-05-2011
 Montejunto16-05-2011
 Odivelas17-05-2011
 Odivelas - Centro17-05-2011
 Torres Vedras17-05-2011
 Trancão - Torres Novas17-05-2011
 Caldas da Rainha18-05-2011
 Óbidos18-05-2011
 Peniche18-05-2011
 Águeda18-05-2011
 Abrantes19-05-2011
 Santarém19-05-2011
 Leiria20-05-2011
 Nazaré Centro20-05-2011
 Sitio da Nazaré20-05-2011
 Alcobaça23-05-2011
 Batalha23-05-2011
 Candeeiros23-05-2011
 Monte Facho23-05-2011
 Fátima24-05-2011
 Sertã24-05-2011
 Tomar24-05-2011
 Alvaiázere24-05-2011
 Ceira25-05-2011
 Penedo da Saudade, Coimbra25-05-2011
 Coimbra-Observatório25-05-2011
 Trevim25-05-2011
 Aveiro Centro26-05-2011
 Boa Viagem 26-05-2011
 São Bernardo26-05-2011
 Vale de Cambra26-05-2011
 Mortágua27-05-2011
 Penacova27-05-2011
 Mangualde27-05-2011
 Tondela27-05-2011
 Águeda - Zona Industrial30-05-2011
 Viseu - Centro30-05-2011
 Viseu - Sul30-05-2011
 Vouzela30-05-2011
 Lourosa31-05-2011
 Rio Arda31-05-2011
 Seixo Alvo31-05-2011
 Arouca31-05-2011
 Gaia01-06-2011
 Gaia - Castelo01-06-2011
 Monte da Virgem, Porto01-06-2011
 Bonfim02-06-2011
 Porto - Fernão Lopes02-06-2011
 Porto - Pedro Escobar02-06-2011
 Foz03-06-2011
 Leça03-06-2011
 Porto - Av. Brasil03-06-2011
 Junqueira03-06-2011
 Avessadas06-06-2011
 Penafiel06-06-2011
 Valongo06-06-2011
 Santo Tirso06-06-2011
 Amarante07-06-2011
 Caldas de Vizela07-06-2011
 Guimarães - Centro07-06-2011
 Guimarães07-06-2011
 Braga - Centro08-06-2011
 Monte Franqueira - Barcelos08-06-2011
 Palmeira de Faro 08-06-2011
 Braga08-06-2011
 Alto do Galeão09-06-2011
 Ponte de Lima 09-06-2011
 Arcos de Valdevez09-06-2011
 Padrela13-06-2011
 Penouta13-06-2011
 Serra Alvão13-06-2011
 Monte Gois13-06-2011
 Lamego14-06-2011
 Resende14-06-2011
 São Domingos14-06-2011
 Valença14-06-2011
 Bragança 15-06-2011
 Lousa15-06-2011
 Vale de Mira15-06-2011
 Leiranco15-06-2011
 Marofa16-06-2011
 Surrinha16-06-2011
 Trancoso16-06-2011
 Bragança16-06-2011
 Guarda17-06-2011
 Pedra do Vento17-06-2011
 Bornes17-06-2011
 Carpinteira - Covilhã20-06-2011
 Covilhã - Reitoria20-06-2011
 Gardunha21-06-2011
 Penamacor21-06-2011
 Penedo Gordo21-06-2011
Nota: os trabalhos iniciam-se pelas 9:00

Informação facultada pela ARAT - Associação de Radioamadores do Alto Tâmega.
A ARAT informa que vai realizar nos próximos dias 10 e 11 de Junho a sua Feira da Rádio e terá uma sessão de esclarecimento sobre TDT no dia 10 pelas 14:30.

Posts relacionados:
TDT: Mux A vai utilizar o Canal 56
Anacom decide alteração da frequência TDT
Anacom aprova plano de cessação das emissões analógicas terrestres