sábado, 28 de maio de 2011

Emissor da Lousã já emite TDT!

Tal como o Blogue TDT em Portugal adiantou a 5 de Maio, entrou em funcionamento no dia 25 de Maio um emissor de TDT na Serra da Lousã (Trevim). O emissor TDT está localizado no mesmo local onde há dezenas de anos funcionam os potentes emissores de rádio e televisão que dão cobertura a uma vasta zona do Centro e Norte de Portugal.

O emissor emite já no canal 56 de UHF (754000 Khz) e de acordo com a PT, dará cobertura outdoor (recepção com antena exterior) da zona centro, distrito de Coimbra. Não há ainda pormenores deste emissor mas, tal como o Blogue TDT em Portugal informou no dia 5 de Maio, é previsível que a potência de emissão seja relativamente baixa (< ou = a 100 Watts) e com restrições à emissão ou seja, não deverá emitir em todas as direcções.

A entrada em funcionamento do emissor da Lousã (Trevim) é mais um dos muitos exemplos da desinformação levada a cabo pelas entidades envolvidas na implantação da TDT portuguesa. Ainda em Junho de 2010 a PT havia informado que não estava planeado qualquer emissor TDT para a Lousã.

Posts relacionados:
TDT: Emissores e Mapas de cobertura
TDT: cobertura não está terminada!

2 comentários:

Anónimo disse...

Existe alguma novidade/alteração a este assunto? Na zona onde vivo (Condeixa-a-Nova) sou abrangido por este emissor no sinal analógico. No entanto, já tentei sintonizar a TDT num novo televisor já preparado para a recepção TDT e não dá nada.

Yagi (autor do blog) disse...

Como se informa no post, o emissor já emite, mas não em todas as direcções. Sugiro que tente outro emissor.
LISTA DE EMISSORES
COMO MELHORAR O SINAL TDT