terça-feira, 21 de setembro de 2010

TDT HD Espanhola em Portugal

Enquanto por cá se aguarda que os nossos políticos decidam o que fazer com a TDT, em Espanha a TDT soma e segue, imparável. Como já noticiei anteriormente, a TDT espanhola, que conquista cada vez mais adeptos entre os portugueses, já oferece programação em alta definição. A emissão de novos canais, incluindo canais em alta definição, recordo, vem sendo progressivamente alargada a todo o território espanhol. Agora, para além do canal TVE HD é também já possível receber as emissões do canal TeleCinco HD, e que é emitido com dois streams áudio, o que permite ouvir os programas em espanhol e na versão áudio original. Estes canais estão em fase de emissão teste e emitem em Full HD com excelente qualidade de imagem e som, aguardando-se para muito em breve o arranque das emissões normais.

Na TDT portuguesa, como é sabido, é "emitido" no único Mux activo (Mux A), um mal-amanhado Canal HD “fantasma” há praticamente ano e meio. Em absoluto contraste, em algumas zonas de Portugal, são já 15 (QUINZE!) as frequências TDT que se recebem desde Espanha, no meu caso particular desde a Galiza.

Ainda a propósito das emissões HD espanholas, importa referir que o canal TVE HD emite o seu som em Dolby Digital Plus também conhecido como E-AC3, o que impossibilita muitos equipamentos de receberem o som sem antes sofrerem uma actualização de firmware. Esta situação serve de alerta para os cuidados que convém ter antes de comprar equipamentos para receber a TDT (espanhola ou portuguesa), pois nem todos os equipamentos podem ser actualizados e nem todas as marcas disponibilizam a necessária actualização!

Mas as novidades não se ficam pela TeleCinco HD, novos Muxs têm entrado em funcionamento como é o caso do segundo Mux do Grupo La Sexta que está em testes no Canal 46 desde Domaio, Galiza. Neste mux estão para já dois novos canais: LaSexta2 e LaSexta3. Neste mesmo mux estão ainda previstos, pelo menos, mais dois programas. Deixo aqui algumas capturas que realizei das emissões dos canais TVE HDTeleCinco HD, MTV, LaSexta2 e LaSexta3:

Captura do CanalSur HD realizada por um leitor do blog:


Posts relacionados:
TDT Espanhola: novidades
TDT DX: A Galiza aqui tão perto...
TDT Espanhola recebida a +270Km
TDT Espanhola recebida a +200Km
TDT Pirata chegou a Portugal!

19 comentários:

Miguel disse...

Mas eles mudaram para MPEG-4 para emitir os canais HD ou estão a emitir o HD em MPEG-2?

ra20 disse...

Segundo já me apercebi em posts anteriores o amigo Yagi é da zona de Aveiro. Como é que consegue receber a TDT espanhola (dos emissores da Galiza) aí nessa zona. Eu sou de Viana do Castelo a apenas 20km da fronteira e não consigo receber nada. Há alguma solução?

Yagi (autor do blog) disse...

Miguel,

Os canais HD são emitidos em MPEG-4 e os canais SD em MPEG-2.

Yagi (autor do blog) disse...

ra20,

Moro na zona sul do distrito de Aveiro. Consegue-se receber a TDT espanhola com uma boa instalação de antena e com alguma sorte. No meu caso a recepção da tdt espanhola é ocasional porque estou demasiado distante, como já escrevi em posts anteriores. Não se admire por não receber em Viana do Castelo porque mesmo na Galiza há quem não receba! Cada caso é um caso. Alem disso há ainda os emissores analógicos portugueses a complicar as coisas. Em Viana do Castelo, na maioria dos locais, não deve receber muito possivelmente devido a elevações importantes nessa direcção.

ant disse...

Amigo Yagi,
Pelos vistos eles somam e seguem:
Tenho a informação que para além da TVE HD e da Telecinco HD, a partir do próximo dia 28 entrará em funcionamento em testes a Antena 3 HD num dos novos muxes MFN, de onde emite também a Nitro.

Espero poder captar essas emissões na minha próxima deslocação à Guarda, visto que até ao fim das minhas férias nem emissor da Peña de Francia nem os mini-emissores de El Bodon e El Payo albergavam esses muxes novos. A ver se já os ligaram (ainda não consegui confirmar).

ant disse...

Somam e seguem:
Agora é a vez da laSexta lançar um canal. O laSexta2 começa dia 1 de Outubro as suas emissões regulares. Pelo que os nossos vizinhos andam a comentar é um "Hogar10 2.0" (relembro que o Hogar10 era o segundo canal da laSexta que deixou de existir para dar lugar à Gol Television). Não me parece que seja em HD, pelo menos não vejo informação a esse respeito, mas a laSexta2 na sua fase de testes já emitiu em HD, por isso não era de admirar que mais tarde ou mais cedo ou este canal (que pelos vistos vai ser um canal de "repetições") ou o "laSexta3" começassem as emissões HD.

Yagi (autor do blog) disse...

Quando fiz as capturas LaSexta 2 e LaSexta 3 estavam em MPEG-2 SD 16:9. Ambos têm prevista a utilização de audio em castelhano e V.O. A programação, mesmo que sejam repetições, parece-me de boa qualidade. Irá ter boas séries americanas.

ant disse...

Sim Yagi, ultimamente os testes têm sido feitos em MPEG2 SD, e até palavra contrária vai ser nesse formato que as emissões vão arrancar.
Mas houve um breve período (não sei se chegou a uma semana) no final de Agosto que a laSexta2 emitiu em MPEG4 HD, ainda que tenham sido só testes.
Hoje arrancou em Espanha a Antena 3 HD 1080i em MPEG4 com 2 canais de audio (MPEG1). Pelo que li a largura de banda anda à volta dos 5.30Mbps.
Espero poder capta-los daqui a dias na Guarda (ainda não sei se a Peña de Francia já emite os novos canais ou não).

joe_matos disse...

Boas,
realmente a TDT em Espanha é o sucesso que se vê. Alguem cá em Portugal sonhava ter o Disney ou a MTV na TDT??? ou até mais de 20 canais???
Quanto a receber, vivo em abrantes e não dá mesmo. A não ser em dias de propagação favorável (analógico recebia tudo). Já na zona das minhas origens em Gavião tb não recebo, no entanto espero que chegue uma antena de 17.5 DB e vamos ver se capto Montanchez.
Obrigado pela partilha.
Abraço.

Yagi (autor do blog) disse...

joecurtis,

Não há possibilidade de receber tdt da galiza em Abrantes, mesmo em dias de boa propagação. Montanchez sim, é bem possível. Montanchez está muito mais alto e essa zona é pouco acidentada e mais favorável à recepção a grandes distâncias.

La Porca Miseria disse...

Do meu ponto de vista, a RTP que já emitiu muitos conteúdos em HD pela RTP1HD deveria ser testado em TDT no canal HD. Acho que deveria ser repensado a TDT em Portugal e moldar ao que já é praticado em toda a Europa. Eu sempre fui apologista de abrir mais conteúdos em Digital e cada operador ter o ser próprio canal HD mas continuamos com a ideia peregrina de termos só um canal HD e lançar um quinto canal que não vai beneficiar o Espectador. O Problema é que temos um «lobby» para disponibilizar, de forma gratuita e incondicional, os conteúdos temáticos dos actuais operadores de televisão em curso. Chega de estamos a atrasar as coisas!

Yagi (autor do blog) disse...

Miguel,

Os operadores de TV recebem contrapartidas financeiras dos operadores de cabo pelos canais que disponibilizam. Mas isso não é desculpa para eles não serem também emitidos em canal aberto, principalmente os do operador público. Que existem lobbies acho que nínguém tem dúvidas!!! Eu não, porque estou "farto" de escrever sobre "eles". E se "eles" venceram, a TDT portuguesa nunca vai saír da "cepa torta", como se costuma dizer.

t0nito disse...

Por este andamento daqui a 20 anos continua tudo na mesma, infelizmente a tv portuguesa continua no secúlo XX pois nem se quer ainda há canais em 16:9, mesmo as poucas emissões que a RTP faz em 16:9 na tdt continuam a ser transmitido em 4:3 letterboxed... Enfim... Portugal no seu melhor...

Bruno disse...

Qual a vantagem para o publico em adoptar a TDT? Pelo que tenho visto, nenhuma. A oferta resume-se apenas aos 4 canais nacionais. Para quando a inclusao de novos canais e conteudos? Será que já repararam na oferta que existe no exterior? Basta olhar para Espanha, França, Itália.... Até Marrocos e Argélia tem mais canais e conteúdos que Portugal. Enfim, este país é um país de interesses e mafiosos em que nada se faz quando vai contra os interesses dos capitalistas que apenas querem maximizar o lucro. Neste caso PT, Zon, Cabovisao... etc. Depois admirem-se que exista pirataria, afinal o povo apenas segue o exemplo dado pelas empresas e pelo governo.

jccl disse...

Alguma sugestão de adaptador para um LCD com HDMI que permita apanhar a TDT portuguesa e Espanhola no Algarve (Olhão)? Há vários por aí, mas a compatibilidade entre as normas das duas TDT's em PT e ES é que me interessa...

A instalação de antenas foi revista há 2 anos e, para além da de VHF, tem duas UHF, uma para o Cerro de S. Miguel a outra, julgo, que para Punta Umbría em Huelva, para apanhar o antigo sinal analógico espanhol.

Agradeço sugestão e obrigado desde já.

JCL

Miguel disse...

@jccl, qualquer receptor de TV digital terrestre que dê para a nossa TDT também dá para os canais espanhóis.

Yagi (autor do blog) disse...

Para receber todos os canais da TDT espanhola é necessário os receptores suportarem recepção de emissões HD e audio Dolby Digital Plus DD+ ou E-AC3.
Atenção que alguns receptores TDT à venda não têm todas estas características.

Patal disse...

Sou electricista e vivo no conselho da Covilhã, hoje fui aplicar um receptor de TDT a casa de um cliente e qual o meu espanto!
Ao aplicar um receptor dos mais baratos vendidos na Worten, com uma antena mista, vulgarmente chamadas (Tipo Bacalhau) da Fracarro, esse tipo de antena não é aconselhado para TDT, apanhei 14 canais Espanhóis mais os 4 Portugueses!
Normalmente tenho aplicado aparelhos vendidos pela PT, pois eles tem uma promoção na compra de 2 receptores de TDT. Mas tem dado problemas pois as antenas antigas tem de ser substituídas por antenas tipo Yagi de 3 eixos!
Com um Receptor de cerca de 20€, vendido nas lojas Worten alem de apanhar bem sem substituir a antena, apanha-se canais espanhóis "TVE HD,TV Galiza entre outros.
Tenham atenção ao comprar receptores, especialmente na zona da Beira Baixa e Beira Interior! Alguns nem apanham nada e tem de gastar uma pipa de massa a amplificar o sinal e comprar antenas novas..

Yagi (autor do blog) disse...

As antenas log-periódicas (rabo de bacalhau) são boas para receber TDT, mas apenas em zonas de sinal forte, devido ao ganho normalmente reduzido, como tenho alertado neste blogue.

Atenção ao comparar antenas e receptores. Se o teste for realizado em momentos diferentes pode dar resultados muito diferentes. O sinal pode variar de minuto para minuto!