quinta-feira, 24 de junho de 2010

A TDT é um sucesso!

Quem o disse foi o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações António Mendonça. O Sr. Ministro afirmou que Portugal está com um ano de avanço em relação ao que estava previsto, e que até ao final do ano toda a população deverá ter acesso à Televisão Digital Terrestre. «Hoje 83% da população está coberta e, no final do ano, estará a 100%», são as suas palavras, citadas pela agência Lusa. E esta hem?

O Sr. Ministro confunde (ou talvez não) cobertura com adesão!

Quantos portugueses já aderiram à TDT portuguesa? E porque será que a adesão à TDT é tão baixa? Não será sintoma de que algo está terrivelmente mal?

Podemos concluir pelas palavras do Sr. Ministro que as responsabilidades do Estado em matéria de TDT terminam quando estiver assegurada a cobertura do território?

Como é possível alguém afirmar que a TDT é um sucesso quando os canais que seriam criados para fomentar à sua adesão não saíram do papel? Quando a divulgação da TDT é praticamente nula? Quando há comissões parlamentares de inquérito à TDT?

Se ignorarmos a realidade podemos convencer-nos de que tudo está bem. Mas isso não altera os factos. Ou, será que eu vivo num país diferente?

Enquanto lá fora a TDT avança, por cá, continuamos tranquilos e serenos, a ser iludidos com falsas promessas. E assiste-se impavidamente ao que se pode classificar como uma autêntica sabotagem da TDT (minada desde o inicio diga-se de passagem) enquanto plataforma de difusão! Por este andar, quando forem(?) legalmente possíveis os canais de televisão regional, eles irão "direitinho" para os serviços de televisão paga!

Mais, noutros países, a introdução da televisão digital terrestre contribuiu para dinamizar vários sectores da economia: comércio, serviços, produção audiovisual, etc. Milhares de novos postos de trabalho e milhões de euros de riqueza foram gerados. Por cá, tudo indica que a TDT vai servir basicamente para importar tecnologia!

Como eu disse algum tempo atrás, se depender dos interesses instalados (e tudo indica que sim), vai mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma!


Posts relacionados:
TDT portuguesa - Que futuro?
TDT - O que correu mal?

10 comentários:

Miguel disse...

O português gosta muito de deixar tudo para a última, quando os LCD/LED estiverem mais baratos e já não se justificar a compra dum receptor.
Mas a adesão não é assim tão baixa como parece. Eu ando no terreno todos os dias e cada vez há mais pessoas a optar unicamente pelo digital quando há muito pouco tempo a maioria dos casos ainda eram mistos (analógico e digital).
E isto fruto do esclarecimento que eu, outros colegas de profissão e muitas outras pessoas ligadas ao comércio de equipamentos, temos vindo a fazer de há ano e meio para cá. As pessoas, mesmo com graus de literacia baixos e nos lugares mais remotos, sabem que "isto vai mudar". Nós depois elucidamos mais em concreto sobre o que as pessoas têm que fazer antes do "apagão".

La Porca Miseria disse...

O Sr. Ministro anda completamente à deriva como o Primeiro-Ministro, a cobertura não é com a percentagem que todos apresentam. A Grande Lisboa não está nem 5% coberto. O Sr. Ministro vai ver quem tem razão, se a PT e/ou Anacom ou os cidadãos?...

Yagi (autor do blog) disse...

Caro Miguel (27/06),

É verdade que os portugueses normalmente deixam tudo para a última hora. Quando eu digo que a adesão à TDT è baixa estou obviamente a referir-me ao NÍVEL DE ADESÃO.
Claro que de alguns meses para cá, praticamente todos os televisores vêm preparados para a TDT portuguesa. E as pessoas, maioritariamente vão querer usufruir do digital. Mas, quantos televisores e receptores se venderam? É uma pequena gota do total!
Em zonas onde a recepção analógica é insatisfatória e a TDT já chega, é natural que o nível de adesão seja maior. Mas isso é a excepção. Eu também ando no terreno e a realidade que observo diz-me que o nível de adesão à TDT é ainda muito baixo.

SudEx disse...

Eu "aderi" à TDT porque me fartei do Meo Satélite. Não que não estivesse satisfeito, mas passaram-me de 23 pra 25eur "à papo-seco" e eu como já não estava em prazo de fidelização, fui infiel! Forum Montijo com a bos debaixo do braço, e de seguida, CGV Premio na R.Popular! Mas para apanhar sinal, vai lá vai...

a TDT está como está porque a PT não vai querer "sabotar" os pacotes do MEO, nem os amiguinhos da ZON e Cabovisão... porque se houvesse canais porreiros como em Espanhã, havia mais como eu a deixar de pagar mensalidades! em 3meses tenho a caixa paga e entretanto tenho muito DVD's pra ver quando não houver nada de jeiot nos 4canais, o que há de acontecer muitas vezes.....

E .... Nem Rádios podiam meter?!?! o DAB já cá anda à tanto tempo, inocentemente pensei que fosse possível apanha-lo...

Netshark disse...

A pagina oficial da pt é de rir...80% de cobertura do territorio nacional ate ao final do ano.
Aqui no norte so alguns pontos perto do transmissor do monte da virgem(Gaia) onde estão os estudios da RTP, é que conseguem apanhar os canais, e mesmo assim com ligeira perda de pacotes/frames.
Estou mesmo a ver a geração de uma onda de protestos imediatamente apos o switch off analogico.

Acho que a agenda da pt aqui é simples. Como os 4 primeiros canais sao gratuitos, não ha interesse investir na tecnologia, de forma que na altura do switch off as pessoas que somente tinham TV analogica, sejam todas obrigadas a mudar para um operador de IPTV. Não tem TDT na sua area?? Use meo/clix smart TV/zon/cabovisao e pague sempre em qualquer caso.
Está visto, com a TDT quem ganha é a PT.
Resta saber se este plano de arrancar mais uns tostões aos Portugueses terá viabilidade.

Yagi (autor do blog) disse...

Netshark,

Segundo a PT a cobertura será de 100% no final de 2010, e não 80%.

As zonas comprovadamente sem cobertura serão servidas por satélite. Resta saber os moldes exactos em que isso será feito.

Sim, é notória a falta de interesse da PT em implantar a TDT. Basta vêr o exemplo da lista oficial de emissores que não é actualizada desde 2009!

A estratégia parece-me óbvia: cumprir as obrigações legais (tdt paga à parte) mas, fazer tudo para prejudicar o menos possível o serviço Meo.

songohan disse...

O problema da PT é mesmo esse Yagi:
Eles querem é que as pessoas adiram ao Meo e continuem a pagar 30 euros por mês para verem 2 ou 3 canais extra para além dos 4 nacionais.
Obviamente que a TDT não valia a pena para eles. Ficaram com a distribuição dos canais gratuitos por obrigação do governo e ficaram com a parte paga para evitar que outra empresa lhes fosse roubar os clientes.
Agora que andam por aí a instalar a fibra óptica, paga a 75% pelo governo e fundos comunitários, em tudo quanto é sítio, o resto que se lixe.
Curiosamente, em 2009, aquando da colocação do AXN HD, foi por opção da PT... quando a Zon e a Sonae se queixaram que estavam a pagar uma taxa para emitir o canal, ele foi retirado.
Porque é que a PT não aproveitou essa altura para pedir uma autorização legislativa para usar os 4 espaços livres para a emissão de canais de teste e o canal HD ser usado pelas operadoras de tv? Isso forçaria um entendimento entre os 3 operadores televisivos para chegarem à utilização do canal HD e a utilização dos outros 4 espaços para emissões de alguns canais em versão teste, nem que fosse para levar mais gente a aderir à TDT.
Infelizmente a PT já viu os resultados que isso deu nos outros países e não quer que o mesmo aconteça cá em Portugal.

Yagi (autor do blog) disse...

songohan,

Na altura a PT colocou o AXN HD, Sci-Fi HD, e outros, em rotação no Canal HD da TDT, em emissão teste e com um aviso em rodapé. Esses canais já estavam disponíveis no MEO. Essa história (que circula em alguns fóruns) de que os canais foram retirados devido a queixa da ZON e da Sonae é pura desinformação.

Claro que o que a PT quer é vender o MEO e a "aposta" na TDT foi uma mera manobra para afastar a concorrência! Isso já há muito que ficou claro.

Desde o início deste Blogue que critiquei o plano de entregar 5 mux's para a TDT paga e 1 para a livre. Todos (Governo, reguladores, televisões, cidadãos), têm culpa no estado actual da TDT!

Quanto à fibra óptica. Ainda imensa gente não tem acesso, nem vai ter tão cedo, mesmo no litoral.

SudEx disse...

""
Todos (Governo, reguladores, televisões, cidadãos), têm culpa no estado actual da TDT!
""

Eu gostava de saber qual é a minha quota de culpa como cidadão... Eu que até desisti do MEO, instalei TDT, mas com a recepção fraca devido à distancia do emissor, e com a MEO a basicamente "implorar" que eu voltasse pra eles... lá deixei que me levassem outra caixa a casa...

A alternativa a isto só mesmo "desligar a televisão" de vez... Ainda pra mais agora que vou estar em casa ao Domingo e pouco mais...

Outra coisa que ainda não percebi, é porque não há rádio na TDT.. A Cabovisão tem Rádio, a ZON acho que também tem... MEO e TDT, não.. porque, se até já há DAB há vários anos em Portugal??

Yagi (autor do blog) disse...

«Todos (Governo, reguladores, televisões, cidadãos), têm culpa no estado actual da TDT!»

É diferente de: todos os cidadãos têm culpa no estado actual da TDT!

Têm culpa aqueles que comem e calam! Aqueles que discordam do estado de coisas e da forma como os responsáveis actuam, mas não fazem nada para combater o estado de coisas. Infelizmente, há sempre uma silenciosa maioria que está sempre á espera que sejam os outros a resolver os problemas!

Por isso digo que também os cidadãos têm culpas.