sábado, 31 de janeiro de 2009

Telecinco já tem site

O projecto de televisão Telecinco, que concorre contra a Zon à licença do 5º Canal de televisão, já tem o seu site disponível para consulta. Nele é possível saber mais sobre o projecto e quem está por trás dele. Ao contrário de outro espaço recentemente criado, o site está aberto á participação dos cidadãos. A Telecinco informa também que estão a aceitar candidaturas para diversas áreas.
Links:
Telecinco

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

RDP emite silêncio!

No passado sábado os ouvintes da RDP foram mais uma vez "brindados" com silêncio! A falha técnica afectou (pelo menos) os emissores FM da Lousã, Arestal e Porto dos 3 canais da RDP (Antena1, Antena2 e Antena3). As emissões foram interrompidas a partir das 11:05 (aprox.) durante mais de 2 horas e 30 minutos.

As interrupções, que não são novidade, são motivadas pela quebra do link (sinal) que alimenta os emissores. Como consequência, na parte da rede afectada, os emissores permanecem no ar, mas apenas com portadora, sem audio!

Estas interrupções têm vindo a suceder-se com uma regularidade preocupante desde à pelo menos 2 anos, e já motivaram várias reclamações (incluindo a minha), sem que a RDP tenha ainda conseguido resolver o problema! Parece incrível, mas aparentemente a rede de distribuição do sinal das rádios públicas não tem qualquer backup!

Links: Provedor do Ouvinte (consultar emissão de 14-11-2008)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Quinto Canal da TDT tem dois concorrentes

Terminou hoje o prazo limite para a apresentação de candidaturas ao concurso do quinto canal de televisão. Ao concurso apresentaram-se apenas dois candidatos: a Zon Multimédia e a Telecinco, SA., representada por um grupo de jornalistas.

O 5º Canal será um canal generalista, de acesso livre e será transmitido unicamente na TDT. O seu arranque é previsto para 2010.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

TDT: cobertura do litoral (act.)

(última actualização: 30/04/2009)

Em emissão experimental/piloto desde Outubro de 2008, para a zona de Lisboa, a emissão da TDT deverá em breve expandir-se ao resto do litoral. De acordo com a PTelecom, um número de 8 a 10 localidades deverão participar no arranque da TDT (a gratuita) a 29 de Abril próximo.

A oferta de TDT paga designada MEO DT, tem arranque previsto para Outubro, apesar da batalha legal em que está envolvida.

O número exacto, potência e localização dos emissores/retransmissores que vão participar nas emissões “piloto” ainda não é oficialmente conhecido. No entanto, conforme foi já aqui divulgado, numa primeira fase, far-se-á a cobertura de Lisboa e no final de Janeiro, inicio de Fevereiro a cobertura será gradualmente estendida ao resto do litoral.

Relativamente à cobertura de Lisboa, actualmente estão activos os emissores de Palmela e Monsanto e os retransmissores de Costa de Caparica e Sintra. O emissor de Monsanto, segundo informação, é ainda temporário e emite com uma potência muito reduzida (recebe-se até à zona de Picoas), talvez por esse motivo, muitos não conseguem recebe-lo.

Após a cobertura de Lisboa, na melhor das hipóteses, o sinal deverá chegar ao Porto no final de Janeiro. O emissor da Lousã, que em analógico serve grande parte da região centro e que muitos recebem até para lá de Estarreja (o emissor do Monte da Virgem está a uma cota muito baixa), ao que tudo indica (consulta dos mapas) não deverá emitir a TDT antes da implementação da fase 3 de cobertura.

A consulta das várias fases de cobertura, estão disponíveis no recentemente criado Fórum da TDT. No entanto várias perguntas ficam por responder:

A fase 1 de cobertura corresponde à data de arranque de 29 de Abril?

O arranque terá lugar em 8 a 10 localidades, regiões ou emissores?

Algumas fontes referem regiões, no entanto a Portugal Telecom fala em localidades. Um só emissor pode abranger várias localidades ou regiões, depende da sua localização, potência e diagrama de irradiação das antenas.

Será necessário reorientar as antenas para receber a TDT?

Os emissores e retransmissores de TDT activados até agora estão situados em locais onde também se emite a televisão analógica, pelo que as populações servidas por esses emissores e retransmissores não terão que alterar a orientação das antenas. Mas analisando o mapa de cobertura da fase 1 podemos verificar (salvo erro do mapa) que não haverá emissão a partir da Lousã. No entanto a zona do litoral aparece como coberta pelo sinal da TDT. Actualmente grande parte do litoral é coberto pelo emissor da Lousã (Fig. Foz, Coimbra, Aveiro, etc). Se a Lousã não emitir TDT, como será possível recebe-la sem alterar a orientação da antena? Não faria sentido, porque a adaptação dos televisores será gradual, ninguém vai comprar 3 ou 4 receptores (ou adaptadores) de uma assentada, a recepção analógica e digital irá coexistir até ao chamado “desligamento” analógico em 2011 ou 2012. Será que em algumas zonas será necessário alterar a orientação da antena de UHF ou adicionar uma segunda antena? A seguir com atenção...

Dito isto, a PTelecom já comentou que estaria a seleccionar as antenas da TMN que iria utilizar na TDT. Será que planeiam utiliza-las para além das micro-coberturas? A rede de difusão da nossa TDT é uma rede SFN (um mux utiliza a mesma frequência em todo o território). Este tipo de rede requer um planeamento muito cuidado e é de implantação mais complexa, pelo que a “geografia” da rede de emissores e retransmissores de TDT em algumas zonas do país poderá ser diferente da rede de sinal analógico.

Ainda, segundo informação não confirmada, algumas infra-estruturas da RETI serão utilizadas na emissão da TDT. Também não confirmada é a chegada do sinal de TDT à zona de Torres Novas e Tomar.

Recorde-se que até ao final de 2009 a PTelecom está obrigada a cobrir 78% da população, o que corresponde aproximadamente à área coberta pela fase 4 da implantação da TDT. A PTelecom afirmou ter como objectivo a cobertura de 80% da população até ao final de 2009.

A emissão dos canais de acesso livre (RTP1, RTP2, SIC e TVI), é feita no canal 67 de UHF em DVB-T, MPEG-4/H.264.

Para receber as emissões da TDT, para além do televisor ou adaptador compatível (MPEG-4/H.264), deverá bastar o uso de antenas UHF de banda larga (C21-69) devidamente orientadas. Em zonas de sinal forte poderá bastar uma antena interior (mas a antena exterior é sempre preferível). Deverá também ter presente que as emissões ainda estão em período de teste, pelo que podem sofrer interrupções, alteração de parâmetros e o nível do sinal pode variar.

Actualização 28/01/2009:
No seguimento do post inicial, parece cada vez mais provável que:
  • Muitos de nós iremos mesmo receber o sinal da TDT a partir das torres da TMN.
  • A Lousã (Trevim), ao que tudo indica não vai emitir TDT.
  • A emissão da TDT a partir do Porto (V.N. Gaia) vai ter um alcance de apenas 25Km (aprox.) e a potência não deverá ultrapassar os 1000W (é possível que seja inferior).
A PTelecom parece assim ter "optado" por utilizar um número maior de emissores do tipo celular (baixa potência) e um número muito reduzido de emissores de tipo broadcast (média e alta potência). Lembro que estas considerações, são baseadas em dados escassos e carecem de confirmação. Só quando arrancarem as emissões ou a PTelecom divulgar quais os locais de emissão haverá algumas certezas.

Actualização 19/03/2009:
Segundo Luís Avelar, um responsável da PT, a mesma prevê iniciar as emissões a 29 de Abril em 8 a 10 cidades. Em declarações anteriores, recorde-se, outros responsáveis da PT, falaram em localidades e regiões.

Actualização 31/03/2009:
Uma vez que a PT tarda em divulgar a lista de localidades, regiões ou cidades (o termo varia consoante o local, a data e o responsável...), decidi arriscar "extrair" mais alguma informação com os escassos dados conhecidos. O objectivo é tentar encontrar locais alternativos para os emissores de TDT, que permitam a cobertura do litoral entre Montejunto e o Porto. Isto porque, como já disse em 28/01, é possível que o Trevim (Serra da Lousã) não vá emitir TDT antes da fase 3.

O ponto de partida foram os mapas de cobertura disponibilizados pela PT no fórum TDT. Estes mapas são de dimensões muito reduzidas e podem conter várias imprecisões. Uma ajuda preciosa seria um mapa com a localização exacta das antenas da TMN, mas infelizmente não disponho dessa informação.

Dados a ter em consideração no "estudo":
  • A análise dos mapas (zonas cobertas).
  • As características da rede SFN (nomedamente a distância max. entre emissores).
  • O relevo do terreno (que influencia o alcance dos emissores).
  • A localização da actual rede de emissores/retransmissores analógicos.
Conclusão/Previsão:
A melhor alternativa de localização para a cobertura da região entre Leiria Norte e Aveiro Sul situa-se junto à Serra da Boa Viajem (Figueira da Foz) a uma cota aproximada de 170-200m. Esta localização permite adequada "visibilidade" para Norte, Sul e Este, com desperdício minímo de sinal.

A melhor alterativa de localização para a cobertura da região entre Leiria Sul e Peniche situa-se junto ao lugar da Senhora do Monte (Leiria) a uma cota de 380m (local onde já existem infraestruturas de telecomunicações).

Para a cobertura da região entre Aveiro Norte e o Porto:
  • Em Vila Nova de Gaia (Monte da Virgem) na torre da PTComunicações ou na torre da TVI e próximo da localidade do Préstimo a uma cota de 350m (local onde já funcionam retransmissores de Tv) e em Vale de Cambra a uma cota de 450m (local onde já funcionam retransmissores de Tv), ou:

  • Em Vila Nova de Gaia (Monte da Virgem), em Vale de Cambra e a norte de Oiã (a uma cota de 60m).
Como disse, trata-se apenas de um exercício, baseado em informação muito escassa. Os "reais" locais de emissão poderão ser outros. Só após a PT ou Anacom divulgar essa informação haverá certezas.

Solicito e agradeço que os interessados testem a recepção nas suas localidades próximo da data do arranque e partilhem as suas experiências (informar localidade, tipo e direcção de orientação de antena e força do sinal).

Actualização 7/04/2009:
Segundo o coordenador do projecto TDT da PTelecom, as emissões piloto que se iniciam a 29/04 irão cobrir aproximadamente 20% da população (o que provavelmente deverá corresponder apenas a Lisboa e cidades vizinhas, Ponta Delgada, Funchal e Guarda). Relativamente ao receptor, o mesmo responsável afirmou não acreditar que esse preço seja praticável na data de lançamento da TDT!

Actualização 9/04/2009:
Criado novo mapa com a cobertura prevista para a TDT em 31/12/2009, baseado em informação disponibilizada pela PTelecom.

Nota: Devido à copia não autorizada de imagens do blog tdt-portugal por outros sites/blogs oportunistas, que apagam a informação da origem e as fazem passar como de sua autoria, sou forçado a reforçar a identificação das mesmas.

TDT-Portugal - Mapa Previsão de Cobertura - Dezembro 2009

Actualização 30/04/2009:
Como é agora possivel constatar (já são conhecidos alguns dos emissores), os mapas de cobertura da TDT (fases de cobertura) não estão a ser respeitados. Há uma área significativa do mapa da fase 1 que não tem cobertura, enquanto zonas do interior que não figuram na fase 1 já têm cobertura. A informação divulgada pela PTelecom não estava correcta.
Actualização 3/06/2009:
Mapa da cobertura prevista a 31/12/2009 já contempla a cobertura dos pilotos (29/04/2009).

Links:

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

TDT portuguesa arranca a 29 de Abril

Em conferência de impressa conjunta com representantes da RTP, SIC e TVI, destinada a dar a conhecer a apresentação do fórum TDT, a PT confirmou hoje que vai avançar com a oferta comercial de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Abril de 2009. O serviço piloto será lançado a 29 de Abril e o objectivo é cobrir 80% do território no final do ano.

TDT arranca em 8 a 10 localidades

«O novo serviço será lançado em oito a dez localidades do país, incluindo as ilhas da Madeira e dos Açores»

Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom (PT), disse esperar estar em condições de garantir para Portugal o desligamento do analógico um ano antes do prazo imposto por Bruxelas, que é de 1 de Janeiro de 2012.

Francisco Pinto Balsemão afirmou que a SIC esteve sempre contra o lançamento do quinto canal no âmbito da TDT. Disse ainda entender que deve ser o Estado a pagar as acções de promoção da Televisão Digital.

Adaptadores custarão 50€

Relativamente às «set-top box» (adaptadores), a PT informou que vai ter várias opções de boxes disponíveis; a mais básica custará 50 euros enquanto as mais sofisticadas, que permitem gravar e parar programas, serão mais caras, mas "a um preço bastante acessível para todos", de acordo com Zeinal Bava, presidente executivo da PT. Parece também existir a possibilidade de algumas das boxes virem a ser fabricadas em Portugal.

Para ajudar a divulgar a tecnologia foi criado um Fórum TDT, que junta a PT, a SIC a RTP e a TVI, através do qual se pretende divulgar a mensagem da TDT e que tem desde hoje um site em tdt.telecom.pt

Comentário:
Parece que a PTelecom esteve atenta às opiniões dos leitores do blog e estipulou um preço relativamente acessível de 50€ para os adaptadores ;-)

Actualização 13/01/2009:
Os adaptadores serão fornecidos por vários fabricantes. Estarão disponíveis no comércio e através da PT. O preço de 50€ para o modelo básico, é um valor estimado (embora a PT espere ficar abaixo dos 50€) e ainda decorrem negociações com os fabricantes.

Fontes: Económico , DD e Sapo

Links:
Fórum TDT
PTelecom autorizada a emitir a TDT a nível nacional
Esclarecimento da Anacom sobre TDT
TDT: Primeiras emissões já estão no ar!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

TDT: a opinião dos leitores

Terminado 2008, terminou também o prazo para responder aos dois inquéritos lançados aos leitores do blog TDT-Portugal.

À pergunta "Acredita que a TDT vai arrancar em Abril 2009?", a resposta "Não" venceu com 57% dos votos.

À pergunta "Quanto está disposto a pagar pelo adaptador TDT?", a maioria respondeu que 50€ seria o preço limite e 26% respondeu não tencionar comprar. Estes valores corroboram os resultados do inquérito do OberCom em que 82,5% dos inquiridos respondeu que não deveria ser o consumidor a pagar o adaptador. Os dados completos estão nos gráficos seguintes:



A todos os que participaram, o meu obrigado. Já estão disponíveis dois novos inquéritos: "O seu televisor principal tem sintonizador de TDT?" e "Quantos televisores tem em casa?".