quarta-feira, 29 de abril de 2009

TDT - Lançamento Oficial é Hoje!

Iniciam-se hoje em Portugal as emissões oficiais da TDT (Televisão Digital Terrestre). Estas emissões chamadas de “pilotos” pelo presidente da Portugal Telecom, abrangem por enquanto apenas algumas zonas do país, cerca de 30% da população, segundo a PT. A PT foi a vencedora e única concorrente do concurso que atribuiu a licença de emissão do Mux A, que hoje arranca oficialmente. A apresentação pública do seu projecto para o concurso de Televisão Digital Terrestre, teve lugar a 24 de Abril de 2008.

No final de 2009 a empresa está legalmente obrigada a fazer chegar as emissões a 78% da população devendo atingir os 100% de cobertura, o mais tardar no final de 2010. No entanto só existe a obrigação de chegar a 87,26% da população utilizando emissores terrestres. Até 12,74% da população poderá vir a receber as emissões digitais via satélite, devido à dificuldade de cobertura de alguns locais.

Em 26 de Abril de 2012 prevê-se o fim das emissões analógicas de televisão que chegam a nossas casas desde 1957.

Canais que se recebem:
A TDT que começa hoje é a chamada TDT gratuita. São transmitidos os canais nacionais RTP1, RTP2, SIC e TVI. Nos açores é também transmitida a RTP Açores e na Madeira a RTP Madeira. É também transmitido um canal de alta definição (HD), com emissão em simultâneo de programação dos outros canais. Actualmente a PT está a emitir neste espaço o canal AXN HD, em emissão experimental. No futuro deverá também ser emitido um 5º Canal, mas no recente concurso de concessão os dois únicos concorrentes acabaram excluídos.

Relativamente à TDT paga (designada Meo DT), o atraso na concessão das licenças e o fracasso do concurso de atribuição do 5º Canal de televisão generalista, que de acordo com a PT seria um importante incentivo à compra das caixas receptoras, terão levado a mesma a “repensar” o projecto. Estão prometidos para hoje desenvolvimentos a esse respeito.

Na cerimónia oficial do arranque da TDT em Portugal estará presente o presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava e o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Mário Lino.

Como receber a TDT:
Para receber as emissões da TDT é necessário possuir um televisor com sintonizador DVB-T e que suporte a norma MPEG-4/H.264. No caso de o seu televisor não suportar a norma MPEG-4/H.264 (a maioria não suporta), tem duas alternativas:
  • Adquirir um televisor novo que suporte a norma MPEG-4/H.264.
  • Adquirir um receptor de TDT DVB-T que suporte a norma MPEG-4/H.264. Este receptor é ligado entre a antena receptora e o televisor. A ligação ao televisor pode fazer-se através de cabo HDMI, Scart ou tomada de antena.
Pode também receber as novas emissões de televisão no computador (PC ou portátil). Para isso existem à venda diversos modelos de placas sintonizadoras DVB-T, internas e externas, que permitem a recepção e gravação das emissões de TDT.

É ainda necessário possuir ou ter acesso a uma antena de UHF, de preferência exterior, e de banda larga (C21-C69), orientada para o emissor de TDT que serve a sua zona. Nalgumas zonas, de sinal forte, uma pequena antena interior poderá bastar.

Actualização:
Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom, anunciou hoje que a Televisão Digital Terrestre (TDT) arranca em 29 localidades do país, representando uma cobertura de 40% da população. - Fonte: Lusa

LOCALIDADES COM TDT
  • Alcochete
  • Almada
  • Alpiarça
  • Amadora
  • Barreiro
  • Benavente
  • Chaves
  • Coimbra
  • Entroncamento
  • Évora
  • Faro
  • Funchal
  • Gaia
  • Golegã
  • Lisboa
  • Mangualde
  • Matosinhos
  • Moita
  • Montijo
  • Oeiras
  • Olhão
  • Palmela
  • Ponta Delgada
  • Porto
  • Salvaterra de Magos
  • Seixal
  • Sintra
  • Torres Novas
  • Viana do Castelo
Fonte: Fórum TDT

Nota: Para além destas localidades é já possivel receber a TDT em mais locais. Para tal é necessária uma boa antena, correctamente orientada para o emissor, sem obstáculos na linha de vista (prédios altos, montes e montanhas). Um bom amplificador de antena pode ser uma ajuda preciosa. É impossível dizer qual a distância máxima de alcance, porque cada caso é diferente.

Enviem as vossas experiências de recepção indicando o local, tipo de antena, se com/sem amplificador e qual o emissor de tdt.

33 comentários:

Unknown disse...

Caríssimos tenho uma avertv USB hybrid volar hx

Isto serve para a tdt ?

Manel do Outeiro disse...

Uma dúvida para a qual ainda não consegui resposta:
- Porque foi privilegiada a frequência única em todo o país, com as consequentes dificuldades técnicas?
Em 2012 com o desligamento do analógico vai "sobrar espaço", pelo que haverá a tentação de voltar aos grandes emissores com diferentes frequências. Não seria aconselhável arranjar uma solução "definitiva"?

_djs_ disse...

Gostaria de saber se o concelho de Paredes apanha TDT?

Obrigado

Vaurdan disse...

Alguem consegue apanhar sinal em Loures?

bravia disse...

boas noites,gostaria de tirar 1 dúvida,possuo 1 lcd philips 22pfl5403d,gostaria,se alguém souber,de saber se este lcd é compativel com a placa pcmcia "NEOTION POCKET H.D. MPEG-4".Visto ser na minha opinião,a solução mais prática estéticamente e técnicamente falando.muito obrigado caros internautas.ass:BRAVIA

Amandio Leal disse...

Caro Toni

A placa que você possui permite a recepção de TDT, no entanto pode ser necessário proceder à actualização do driver e software. Esse foi o meu caso, pois com a placa AVerTV Hybrid+FM CardBus e o software que tinha não funcionava. Actualizei o driver e software e funciona bem.

Caro DJS
Moro em Rebordosa, Paredes e tal como referi noutro post deste fórum, recebo com razoável estabilidade e qualidade as emissões de TDT. Resta referir que estou a utilizar as antenas de televisão que já possuía para a TV analógica, devidamente amplificadas, sem ter feito qualquer alteração para a TDT. Tenho as antenas orientadas para o emissor do Monte da Virgem.
Como nota final, tenho que referir que com tempo de chuva a recepção da emissão de TDT tem algumas quebras, facto que estará relacionado com o facto de estar fora do alcance "normal" da antena emissora. Para quem é conhecedor da geografia nortenha, o sinal para chegar até minha casa passa pelos concelhos de Gondomar e Valongo, que não estão referenciados pela PT para a recepção de TDT. Creio que eles apenas divulgaram os concelhos onde asseguram um recepção de sinal muito forte e com cobertura total desse território.

--^-- disse...

A minha placa é
Hauppauge WinTV-HVR-1100 Capture Device (67xx)
Instalei os codecs ffdshow.
Estou em linha de vista para o emissor de Monsanto e o sinal analógico é bom na antena colectiva do prédio.
Já experimentei com o Windows Media Center e com o programa Hauppauge WinTV7 v7.0.27093.1, mas não consigo sintonizar a TDT (não detecta qualquer emissão).
Continuo sem saber como contornar esta situação.
Pelo que já pesquisei na NET a placa permite sintonizar TDT MPEG-4/H.264.
O site da Hauppauge disponibiliza para download a versão WinTV7 HD (paga-se perto de €17) que diz já permitir visualizar TDT-HD (MPEG-4/H.264).
Não haverá outra forma de conseguir aceder à TDT portuguesa ?
Ou será que as emissões ainda não estão a ser feitas com a potência definitiva ?

Ándre disse...

Típico da PT, lança a TDT e nem uma box se vê no mercado!!! nem preços

alfarodix disse...

Gostaria de deixar aqui os meus parabéns pelo excelente blog.
Tenho andado a averiguar os descodificadores que estão no mercado.
Ao contrário do que foi noticiado pela comunicação social, são poucos os descodificadores à venda.
Normalmente os vendedores apenas mencionam que são descodificadores para a Televisão Digital. Mas quando procuro as especificações nos web sites dos fabricantes, a maioria é apenas compatível com MPEG-2.
Por outro lado a PT anunciava que iria vender descodificadores a partir de cerca de 50 euros. Ontem na apresentação da TDT foi dito que a venda é da responsabilidade dos comerciantes e que a PT está a equacionar subsidiar as famílias mais carenciadas. Será que o lobby dos comerciantes venceu a PT?

orbiterspaceport disse...

Na zona do Cacém, com antena exterior amplificada com uns anos (montada claro está para o analógico) tinha ontem cerca de 10% de sinal com uma pen "Not only TV". Com uma antena interior no mesmo local, o sinal sobe para 20% (!). Em ambos os casos não obtenho a lista de canais.

Informo ainda que neste momento estou a ver tecnicos em trabalhos no emissor da Graça (Lisboa).

orbiterspaceport disse...

Link para uma sobreposição da cobertura expectável disponível no site da Tdt (aparece depois de se colocar o código postal) com o Google Maps. Vejam as zonas de sombra...

http://img249.imageshack.us/img249/8213/lxpilotofxcovres1230048.jpg

ant disse...

Saudações. Existe a certeza que o emissor da Guarda já entrou em funcionamento?
Eu tenho uns clips gravados dos testes desse emissor a 12 de Abril e gostei da qualidade. Brevemente irei coloca-los na net (estou com problemas na conversão) e mandar-vos o link.
Os meus parabéns por este blog, o qual sigo desde há algum tempo.

Yagi (autor do blog) disse...

Atenção às antenas!Nem todas as antenas captam bem a TDT! Alguns modelos captam bem apenas as frequências mais baixas, e a nosssa TDT, para já, utiliza as frequências mais altas. É possível receber bem o analógico e não receber a TDT, mesmo quando vem do mesmo local, excepto se estivermos próximos do emissor. Há no mercado muitos modelos de antenas optimizadas para a TDT.

Yagi (autor do blog) disse...

Emissor da GuardaAparentemente não está actualmente a funcionar. Não consta a lista de emissores a 29/04/2009.

Alguém da zona pode confirmar?

Paulo Simões disse...

Para o Francisco:

O que pode estar a acontecer é a instalação colectiva do seu prédio utilizar amplificadores unifrequencia para cada uma das frequencias analogicas filtrando todas as outras (neste caso tb o 67) é comum o uso em sistemas colectivos de forma a obter altos niveis de amplificação. nesse caso será necessário proceder a uma alteração no sistema colectivo (a inclusão de mais um aplificador para a frequencia da TDT)

Gonçalo disse...

Qual é o emissor que dá para Loures?

Yagi (autor do blog) disse...

Francisco,

O que o Paulo disse está correcto. A origem do problema pode estar na própria instalação colectiva. Enquanto a mesma não é adaptada para a TDT, e como diz estar em linha de vista com Monsanto, pode tentar utilizar uma antena interior de preferência junto a uma janela.

Se o programa não detecta o sinal de TDT, presumindo que colocou a informação correcta, em principio não é problema de software, mas falta de sinal.

--^-- disse...

Sou levado a concluir que o alcance do sinal dos emissores TDF de Benfica e de Monsanto é bastante reduzido, na medida em que na zona onde resido (Queluz, Belas e Massamá) não é possível captar o sinal TDT, facto aliás confirmado pelo site oficial da PT (http://tdt.telecom.pt/)onde se informa que a cobertura para esta zona só está prevista para 31Agosto09.
O estranho é que a distância aos emissores (em linha recta) não será superior a 10Km e não existem obstáculos orográficos que obstruam a propagação do sinal.
Caso exista quem esteja melhor informado, seria útil que partilhasse neste blog a informação relevante de que disponha.

songohan disse...

Acabei de chegar mesmo das proximidades do emissor da caparica.
Consegui sinal de 80% de qualidade mas não consegui abrir a lista de canais com nenhum dos 3 programas que testei:
Blaze hdtv (o programa que veio com a pen)
Arcsoft mediacenter 3.5
Windows media center

Tenho codecs instalados que funcionam bem no windows media center.
Não sei como contornar o problema.

A pen que tenho (e que é compatível com a tdt francesa paga por isso suporta a nossa norma) é esta:
http://www.pixmania.com/pt/pt/638406/art/graphics/pc-basic-sintonizador-tdt.html

Márcio Santos disse...

Por aqui em Chaves parece que já há relatos de conflito com a TDT espanhola uma vez que são usados os mesmos canais de um lado e do outro da fronteira, ou seja há localidades portuguesas que têm interferência da TDT espanhola e localidades galegas com interferência da TDT Lusa, nomeadamente do canal 67... Os canais atingidos são o Cuatro e La Sexta... De salientar que a TDT espanhola tem 25 canais, contra a miséria da nossa TDT, as pessoas preferem a espanhola, onde têm mais escolha sem ser novelas... As lojas de Chaves já começaram a receber queixas, pois os flavienses estão habituados a ver programas como a Formula1 e Liga Espanhola em sinal aberto na TDT e agora o La Sexta e Cuatro onde passam estão muito dificeis de sintonizar, mesmo do sul de Ourense!!!
Esta situação vai dar problemas quando os galegos reclamarem as entidades espanholas, pois têm a TDT portuguesa a atrapalhar)...

Agesilau Alcibíades disse...

Boas tardes, vivo em Alhos Vedros, concelho da Moita. O meu televisor comprado há 2 dias é segundo o manual compatível com emissões RF em mpeg4 h.264. No entanto não consigo captar o sinal digital, nem com a instalação colectiva do edificio (onde capto os 4 analogicos em condições razoáveis) nem com uma antena interior "optimizada" para DVB. A verificação por código postal deu positiva para a minha região. A situação é "dramática" porque tenho menos de 15 dias para efectuar uma eventual troca do aparelho. Já li aqui que a instalação colectiva pode de algum modo filtrar o canal. Gostaria de saber se há pessoas a captar correctamente na minha área, para assim poder eliminar a falha do lado da emissão.

Obrigado e cumprimentos

Helder disse...

Realmente á situações curiosas.No site da PT que ao fim e ao cabo é mais um meio de publicidade ao meo que informativo, se colocar o meu codigo postal(Vila do Conde) diz que a cobertura está prevista para Dezembro de 2010,mas no mapa que logo a seguir indica mais ao promenor a localização do local em causa aparece com cobertura.
Ora eu já fiz testes e na minha zona e nem ver a TDT alias se virem bem o mapa aparece indicado a verde muitas zonas que decerteza não captam TDT, alias seria impensavel com meia duzia de emissores atingir-se tanta população, só se estiverem em pontos altos e sem qualquer obstaculo e mesmo assim, acho que é mais publicidade que outra coisa.

Enfim a ver vamos o decorrer dos proximos dias pois a faze 1 apenas termina a 30 de Junho.

Unknown disse...

Marcio Santos: eu se fosse a si, devolvia o televisor e esperava mais algum tempo (pelo menos até ao fim de 2009) para viltar a comprar a televisao. Para além das atractivas promocoes de Natal, aonde os precos serao mais baixos, os canais que continuara a ver serao os mesmos e talvez alguns problemas tecnicos sejam resolvidos até 2010. Acho que as pessoas devem ter mais calma, visto que a TDT ainda está no inicio e muita coisa está por fazer.

Unknown disse...

Gostaria de colocar uma questão intrigante. Estou nas imediações de Coimbra, a 9 Km do emissor TDT, o unico que parece estar a emitir nesta zona.
Tentei captar o sinal, uma vez que tenho TV Mpeg 4 e, ao orientar a antena para a zona do emissor, o sinal é ZERO.
Todavia, acidentalmente, virei a antena ao contrário - ela caiu-me da mão...- e aoanhei o sinal TDT, muito claro e com optima qualidade.
CONCLUSÂO: Estou a ver os canais com optima qualidade, tenho a antena virada para um monte em frente a minha casa, no sentido completamente oposto ao emissor de Sto Antonio dos Olivais!!
Como é isto possível???
Haverá algum outro emissor nesta zona?Estou muito longe do Porto ou de mangualde, e estou entre 3 montes, pelo que não acedito que haja reflexão do sinal...
Qual a explicação técnica para este facto???
Obrigado.

Yagi (autor do blog) disse...

Fonte,

E não terá nenhum monte ou prédio na direcção do emissor a bloquear o sinal? Isso explicaria conseguir receber o sinal "apontando" na direcção oposta através de reflecção.

Estão previstos mais emissores para Coimbra, mas actualmente apenas tenho conhecimento do emissor do Penedo da Saudade/Santo António dos Olivais.

lichinho disse...

Alguém consegue captar a TDT na zona de Mem Martins? Fica a menos de 5Km de Sintra. Em Lourel, junto a Sintra, apanho o sinal impecavelmente com uma mini-antena ligada ao receptor no meu computador portátil, mas em casa, em Mem Martins, nem com uma antena maior nem mesmo com a antena do telhado apanho qualquer tipo de sinal. Será a potência tão baixa que só mesmo junto a Sintra se apanha?

António disse...

Fontes,

Em que zona de Coimbra moras?

Unknown disse...

Em Coimbra, a TDT vê-se muitissimo bem em diferentes locais da cidade, provando que o emissor que está na Rua Dias da Silva, cumpre bem a função.
Assim, é possivel ver TDT em qualquer zona e num raio de muitos km. Toda a zona alta, Celas, Sto António tem sinal. Mas também a zona do Continente, Makro, Quinta da Fonte, Q. Estrela, Alto de S. João, etc. Santa Clara vê-se excelente, e na perfiferia, como São M. do Bispo, idem, idem... O sinal propaga-se por Km e atinge zonas ainda miad distantes. Em Lordemão, Santa Apolónia, Ingote, Pedrulha, Brasfemes, Logo de Deus, o sinal é na ordem dos 80 por cento - recepção excelente...

Yagi (autor do blog) disse...

Emissor de Coimbra (Penedo da Saudade/Sto António dos Olivais):Para quem tem linha de vista com essa parte da cidade de Coimbra, vale a pena tentar receber até aprox. 40Km, mas só com antena exterior optimizada para TDT e devidamente orientada.

Unknown disse...

E BRAGA? Quando? Cá para mim a TDT portuguesa é mas é uma treta!!!

Mpeg-4/H.264 ???? praquê? para nos fazer comprar TVs topo-de-gama? Na Alemanha, Japão, EUA, ou resto da Europa a norma é quase sempre MPEG-2... mas Portugal para nao ser igual!!!! Temos 3 canais da treta e 1 de jeito... que lindo... 99% dos canais são pagos... pessoalmente tenho IPTV.. nao penso nem sequer preocupar-me com TDT... os meus 3 LCDs... sao FULL HD... nenhum deles com a norma portuguesa... os tres custaram tanto como um FULL HD com essa norma da treta... (falo em TV de 42 polegadas... e nao 32, (a LG tem um por 500 e tal euros... com suporte a TDT tuga... mas nao quis isso...) quero ver se a minha TV velha da cozinha deixa de trabalhar em Analogico em 2012... tass mesmo a ver... e com esta crise entao!!! ;)
abraço a todos

ant disse...

Esta informação já é tardia mas ao mesmo tempo óbvia: O emissor da Guarda não está (a 13 de Junho) a emitir nenhum sinal de TDT no momento.
Será uma perfeita estupidez que não esteja a emitir ao mesmo tempo que Peña de Francia comece a emitir a TDT espanhola algo que está previsto ainda este ano, pois na altura as pessoas mal informadas irão comprar receptores mpeg2, algo que já está disponível nessas zonas desde há um ano - a Julho de 2008 a Worten da Covilhã tinha para venda um receptor MPEG2 da Metronic a 35 euros .

Yagi (autor do blog) disse...

Ant,

A informação que tenho é que Peña de Francia não vai emitir TDT (apenas o mux do Canal Extremadura).

Yagi (autor do blog) disse...

TDT desde a Peña de Francia:
Para além do Mux regional da Extremadura é desde Agosto emitido também o Mux MFN com os canais públicos La1, La2, 24h e Clan.